Transporte público gratuito nas eleições

Após sofrer pressão de diversas entidades e representantes da sociedade civil, a Prefeitura confirmou no início da semana, a gratuidade no transporte por ônibus na cidade de São Paulo no próximo domingo, dia 30 , quando acontece o segundo turno das eleições para Presidência e Governo do Estado. A medida não foi adotada no primeiro turno.

A gratuidade valerá em qualquer linha para todos os passageiros das 6h às 20h. O embarque poderá ser pela porta traseira ou pela dianteira, sem que passageiros tenham de passar pela catraca.

Além da gratuidade, a Prefeitura informou que manterá o acréscimo de 2 mil ônibus à frota que normalmente circula aos domingos, como ocorreu no primeiro turno. 

A medida tem aparo na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que recentemente autorizou as prefeituras de todo o país a adotarem a gratuidade dos ônibus no dia das eleições, de forma a garantir que todos os eleitores tenham condições de votar.

Metrô e trem

Somente no final desta quinta-feira, dia 28 , o Governo do Estado confirmou passe livre para as linhas de metrô, trem e ônibus intermunicipais. A gratuidade no transporte público estadual foi anunciada após decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) favorável à medida.


 

Museu do Ipiranga: entrada gratuita estendida até dezembro

Após nove anos interditado ao público, o Museu do Ipiranga foi reaberto restaurado e ampliado no mês passado. A busca por ingressos para visitar o espaço histórico continua bastante disputada e nesta semana, foi anunciado que a entrada gratuita está prorrogada por mais um mês: até 6 de dezembro.

Os ingressos são distribuídos semanalmente (sempre às sextas-feiras) através do site oficial do museu: www.museudoipiranga.org.br ou pela plataforma Sympla. O próximo lote será disponibilizado nesta sexta-feira, dia 28, às 10h. A orientação é estar online pontualmente, pois as vagas esgotam em minutos. É possível retirar até quatro entradas por CPF. Crianças até seis anos de idade não necessitam de ingresso.

Foi ressaltado que o edifício-monumento oferece ampla acessibilidade. Está equipado com elevadores, rampas de acesso e diversos recursos para exploração do acervo. Os itens de acessibilidade para apreciar as obras incluem telas táteis, maquetes tridimensionais, dispositivos olfativos, reproduções 3D e em materiais semelhantes às peças originais, como pedra e metal, cadernos em Braile, amostras de texturas e objetos adquiridos especificamente para o manuseio dos visitantes.

Atualmente, o horário de funcionamento do museu é de terça a domingo, das 11h às 17h. A visitação no Jardim Francês é aberta e não depende de ingresso para o museu.

A expectativa é que o museu receba entre 900 mil a 1 milhão de visitantes por ano.