Neste domingo, dia 30, estarão em disputa dois cargos, que serão apresentados na tela da urna eletrônica na seguinte ordem: governador e presidente da República.
Eleitoras e eleitores devem comparecer ao seu local de votação das 8h às 17h, levando um documento de identificação com foto. Pode ser a carteira de identidade, a carteira de trabalho, a habilitação, o passaporte, entre outros. O e-Título, aplicativo que contém a versão digital do título de eleitor, também é aceito desde que contenha foto.
A identificação permanece híbrida, ou seja, as pessoas que coletaram a biometria serão reconhecidas pelas digitais após a apresentação do documento, sendo dispensada a assinatura no caderno de votação. Já aquelas que não possuem a biometria serão identificadas apenas pelo documento com foto e assinarão o caderno de votação.
Aqueles que tiveram sua biometria importada do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e não compareceram para votar no primeiro turno poderão ter seus dados validados neste domingo. Quem não conseguiu validar a biometria no primeiro turno também poderá tentar de novo. Serão feitas novamente quatro tentativas.
A expectativa é que a votação seja mais rápida no segundo turno considerando que são apenas dois cargos em disputa. Também contribui o fato de os eleitores já conhecerem sua seção e os mesários estarem repetindo o processo feito em 2 de outubro.
Após sofrer pressão de diversas entidades e representantes da sociedade civil, a Prefeitura confirmou no início da semana, a gratuidade no transporte por ônibus na cidade de São Paulo no próximo domingo, dia 30 , quando acontece o segundo turno das eleições para Presidência e Governo do Estado. A medida não foi adotada no primeiro turno.
A gratuidade valerá em qualquer linha para todos os passageiros das 6h às 20h. O embarque poderá ser pela porta traseira ou pela dianteira, sem que passageiros tenham de passar pela catraca.
Além da gratuidade, a Prefeitura informou que manterá o acréscimo de 2 mil ônibus à frota que normalmente circula aos domingos, como ocorreu no primeiro turno.
A medida tem aparo na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que recentemente autorizou as prefeituras de todo o país a adotarem a gratuidade dos ônibus no dia das eleições, de forma a garantir que todos os eleitores tenham condições de votar.
Metrô e trem
Somente no final desta quinta-feira, dia 28 , o Governo do Estado confirmou passe livre para as linhas de metrô, trem e ônibus intermunicipais. A gratuidade no transporte público estadual foi anunciada após decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) favorável à medida.
Após nove anos interditado ao público, o Museu do Ipiranga foi reaberto restaurado e ampliado no mês passado. A busca por ingressos para visitar o espaço histórico continua bastante disputada e nesta semana, foi anunciado que a entrada gratuita está prorrogada por mais um mês: até 6 de dezembro.
Os ingressos são distribuídos semanalmente (sempre às sextas-feiras) através do site oficial do museu: www.museudoipiranga.org.br ou pela plataforma Sympla. O próximo lote será disponibilizado nesta sexta-feira, dia 28, às 10h. A orientação é estar online pontualmente, pois as vagas esgotam em minutos. É possível retirar até quatro entradas por CPF. Crianças até seis anos de idade não necessitam de ingresso.
Foi ressaltado que o edifício-monumento oferece ampla acessibilidade. Está equipado com elevadores, rampas de acesso e diversos recursos para exploração do acervo. Os itens de acessibilidade para apreciar as obras incluem telas táteis, maquetes tridimensionais, dispositivos olfativos, reproduções 3D e em materiais semelhantes às peças originais, como pedra e metal, cadernos em Braile, amostras de texturas e objetos adquiridos especificamente para o manuseio dos visitantes.
Atualmente, o horário de funcionamento do museu é de terça a domingo, das 11h às 17h. A visitação no Jardim Francês é aberta e não depende de ingresso para o museu.
A expectativa é que o museu receba entre 900 mil a 1 milhão de visitantes por ano.
A Secretaria Municipal da Saúde estendeu por tempo indeterminado a campanha de vacinação contra a poliomielite e a multivacinação para crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos de idade. A ação seria encerrada no próximo domingo, dia 30. A prorrogação visa ampliar as coberturas vacinais que seguem abaixo do indicado.
No caso da pólio, a cobertura básica está em 79,20%, segundo o registrado até o momento pela Secretaria, enquanto a meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações é de 95%.
A campanha contra a poliomielite tem o objetivo de imunizar com a vacina oral, as crianças de 1 a 4 anos e 11 meses que tenham o esquema prioritário completo da vacina inativada. Na vacinação de rotina do calendário, as doses contra a doença devem ser aplicada aos dois, quatro e seis meses de idade, e a oral aos 15 meses e aos quatro anos.
Os postos de vacinação também estão promovendo a atualização contra outras doenças para o público até 15 anos, como meningocócicas C e ACWY, HPV, BCG, hepatites A e B, rotavírus, pneumocócica, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, difteria/tétano e influenza (vírus causador da gripe).
A vacinação acontece de segunda a sexta, das 7h às 19h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). e aos sábados, no mesmo horário, nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs).
A Prefeitura, por meio da Secretaria das Subprefeituras, foi homenageada na sexta-feira passada, dia 14, durante cerimônia realizada pela World Green City Awards, na Coreia do Sul, pela instalação de jardins de chuva e recebeu certificado internacional de boas práticas. Os jardins de chuva são áreas verdes que somam a beleza de folhas e flores à funcionalidade de captação de águas pluviais. Têm como finalidade ampliar a permeabilidade do solo na cidade e minimizar os efeitos de alagamentos.
Os jardins filtram a água para uma rede de drenagem subterrânea e evitam o acúmulo na superfície. Por meio das subprefeituras, a Secretaria já implantou mais de 200 unidades na capital desde 2017. Na região da Subprefeitura de Vila Prudente há um grande jardim de chuva na rua Pinheiros Guimarães (foto), no espaço de uma antiga rotatória. Também foram instaladas unidades na rua José da Nóbrega Botelho esquina com a rua Caetano Pimentel do Vabo, na praça Sônia Aparecida de Lima e na rua Antenas com a rua Mata Machado.
“A implantação de áreas verdes é muito importante para diminuir a aridez da cidade. Porém mais do que isso, os jardins de chuva têm como diferencial a capacidade de drenar a água que até então ficava acumulada no asfalto”, declarou o secretário das Subprefeituras, Alexandre Modonezi. A previsão da Prefeitura é entregar 400 unidades até o final de 2024.
Muita música, dança, gastronomia e artesanato típicos vão marcar a comemoração dos 95 anos da Vila Zelina. A tradicional Festa de Rua será realizada neste domingo, dia 23, a partir das 10h, na rua Aracati Mirim, ao lado do Parque de Vila Prudente.
A abertura da festa, às 10h, será com a banda da Guarda Civil Metropolitana (GCM) que vai executar o Hino Nacional. Na sequência, às 11h, haverá apresentação da Associação de Capoeira Dente de Ouro, representando o Brasil.
Às 11h30 sobe ao palco a violinista Debora Ruba & Vento Celta do Leste Europeu. Às 12h é a vez da dupla de pop rock Eduardo Cassoli & Dudu Mirales.
A partir das 13h começam diversas apresentações típicas que representam os povos que imigraram para região: Grupo Folclórico Jadran, Croácia; Grupo Kyiv, Ucrânia, às13h30; Chabry i Maki, Polônia, às 14h; Grupo Volga, Rússia, às 14h30; cantor e músico Danilo Zajac, Ucrânia, às15h; Grupo Rambynas Lituânia, às 15h30; Tanzgruppe Helvetia, Suíça, às 16h; Grupo Pántlika, Hungria, às 16h30. A Companhia Balalaika de Danças encerra a programação a partir das 17h.
O evento conta ainda com gastronomia e venda de artesanatos temáticos exclusivos. A festa é organizada pela Associação de Moradores de Vila Zelina (Amoviza), com apoio da Subprefeitura de Vila Prudente e empresas do bairro.
Até 13 de novembro, colecionadores de figurinhas da Copa do Mundo de futebol contam com um espaço especial no Central Plaza Shopping, que além de auxiliar a completar o álbum, receberá a visita de ex-jogadores.
A agenda começa nesta sexta-feira, dia 14, com a presença de Vampeta das 18h30 às 21h. No próximo dia 22, das 15h às 18h, é a vez de Júnior Nagata. Os dois primeiros convidados foram campões mundiais com a Seleção Brasileira em 2002.
A programação continua no dia 4 de novembro, das 18h às 21h, com Dodô que teve passagem pelo São Paulo e Santos, entre outros times. No dia 12, das 15h às 18h, é a vez de Amaral, ídolo do Palmeiras e Corinthians, com passagem pela Seleção Brasileira.
O espaço para troca de figurinhas fica no corredor principal, loja 174/175, e permanece aberto durante todo o período de funcionamento do shopping. O atendimento no balcão acontece de segunda a quarta, domingos e feriados das 14h às 20h e de quinta a sábado das 12h às 21h.
O Central Plaza fica na avenida Dr. Francisco Mesquita, 1000.
Enquanto as disputas para os cargos executivos seguiram para o segundo turno, tanto na presidência como no governo estadual, estão definidas as cadeiras para a Câmara dos Deputados em Brasília e a Assembleia Legislativa a partir de 2023. Em ambos os parlamentos haverá representantes da região.
Juliana Cardoso
A vereadora Juliana Cardoso (PT) foi eleita deputada federal com 125.517 indicações nas urnas no último domingo, dia 2. “Em Brasília teremos pela frente novos desafios como a luta pela revogação da Emenda Constitucional 95 que desde 2016 congelou investimentos na saúde e educação até o ano de 2036. Isso quer dizer que não se podem construir hospitais, unidades básicas de saúde e nem escolas com verbas federais. Vamos seguir firmes com os compromissos de luta pelo fortalecimento do SUS, pelos direitos e criação de empregos aos trabalhadores, por mais políticas públicas e pela inclusão do povo pobre no orçamento”, ressalta Juliana. “Apesar desse outro patamar de atuação como deputada federal, não vou esquecer as bandeiras da região de Vila Prudente como as lutas pelos parques Vila Ema e Linhas Corrente, por verbas para programas de moradias dignas às famílias de baixa renda e pelas urbanizações das favelas, assim como outras melhorias no estado”, afirmou.
Paulo Fiorilo
Eleito deputado estadual em 2018 com 80.430 votos, Paulo Fiorilo (PT) foi reeleito no domingo com 110.251 indicações nas urnas. Ele destaca que por conta da pandemia, esse primeiro mandato foi bastante atípico, sem os contatos diretos que o cargo exige, mesmo assim ressalta o progresso que obteve no comando da Comissão de Relações Internacionais da Assembleia. “A Comissão estava extinta há dez anos e conseguimos mostrar à presidência da Casa a importância de reativá-la. Firmamos importantes parcerias com consulados em diversas áreas, mas ainda há uma imensa avenida a ser percorrida que trará muitos benefícios ao estado e à cidade de São Paulo”, afirma. O deputado também quer se aprofundar na questão orçamentária, batalhar pela melhoria da rede de Educação e ressaltou a parceria que formará com a companheira de partido, Juliana Cardoso, para garantir mais emendas para São Paulo.
Thiago Auricchio
O deputado estadual Thiago Auricchio (PL) também conquistou a reeleição com 123.483 votos e uma pauta comprometida com a região. Filho do prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Jr, o deputado afirma que a vizinhança de áreas favorece o desenvolvimento conjunto. “Sempre tive um carinho muito grande pela Vila Prudente e por toda sua região pela proximidade com a cidade que eu moro. Felizmente, tive uma grande parceira para iniciar esse trabalho com a amiga e vereadora Edir Sales, que é uma referência na defesa local. Ao lado dela, quero seguir levando excelência no serviço público, com atenção especial para o Hospital da Vila Alpina e com demandas prioritárias como o combate das enchentes, melhorias na infraestrutura e segurança pública”, destacou.