Contra a gripe: calendário de vacinação definido

Com a entrega antecipada dos imunizantes pelo Instituto Butantan, o Governo do Estado anunciou que a partir deste domingo, dia 27, pessoas acima de 80 anos poderão receber a dose contra a Influenza (gripe). Também foi definido o calendário de vacinação para os demais grupos em São Paulo.

A vacina do Butantan contra a Influenza é trivalente e composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos de gripe no ano passado.

O calendário é dividido por etapas e atende faixas específicas da população. A partir de 4 de abril a vacinação contra a gripe também estará liberada para pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. No dia 2 de maio começa para crianças acima de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas. No dia 9 de maio é a vez de indígenas, professores, pessoas com deficiência e/ou comorbidades.

A partir de 16 de maio estão incluídos na campanha forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Covid-19: quarta dose para pessoas com mais de 70 anos

A Secretaria Municipal da Saúde anunciou que começa na próxima terça-feira, dia 29, a aplicar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 70 anos de idade ou mais. É necessário ter recebido a terceira dose há pelo menos quatro meses e apresentar o comprovante das vacinas anteriores, além de documento de identificação.

Nesta etapa, a Prefeitura está usando os imunizantes disponíveis no posto. Dos 556 mil idosos com mais de 70 anos que residem na capital, 450.347 estão elegíveis no momento para receber a dose de reforço extra.
A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) que funcionam das 7h às 19h.

Desde a sexta-feira passada, dia 18, a quarta dose também está disponível para idosos a partir de 80 anos. Conforme o último boletim do Vacina Sampa, mais de 56 mil pessoas dessa faixa etária já receberam o nova dose contra o coronavírus.

Governador visita obras da futura estação Anália Franco

No último sábado, dia 19, o governador João Doria (PSDB) esteve no canteiro de obras da futura estação Anália Franco da Linha 2-Verde do Metrô. Os trabalhos no local estão no estágio de escavação e concretagem das chamadas “paredes diafragmas” do poço principal, que tem 40 metros de profundidade.

“Investir em transporte público é garantir mais qualidade de vida para a população”, disse Doria ressaltando também que a obra de expansão da Linha 2 está gerando atualmente 2,2 mil empregos.

A ampliação vai acrescentar mais 8,3 km e oito novas estações, entre Vila Prudente e Penha. De acordo com o Governo do Estado, o empreendimento terá 22 novos trens, 175 escadas rolantes e 53 elevadores. Em relação às obras, serão 170 mil m² de área construída em novas estações, 870 mil metros cúbicos de concreto, 4,7 milhões de metros cúbicos de escavação de solo e 64 mil toneladas de aço.

Cartórios eleitorais reabrem com agendamento

Os cartórios eleitorais retomaram o atendimento presencial na última segunda-feira, dia 14. Por enquanto, funcionam com 50% de capacidade e mediante agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP): www.tre-sp.jus.br.

O atendimento ao público é realizado entre 12h e 17h. O TRE-SP ressalta que o eleitor continua com a opção dos serviços online para alistamento, transferência do título, regularização da situação eleitoral, emissão de certidões, entre outros.

O retorno integral está previsto para ocorrer a partir de 18 de abril.  Em razão da pandemia a coleta de dados biométricos (impressão digital, fotografia e assinatura) continua suspensa.

Prazos

A data limite para solicitar o título pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para votar nas eleições gerais deste ano é 4 de maio. O pleito está marcado para 2 de outubro. Jovens que completarem 16 anos até a data do primeiro turno podem tirar o título.

Vacina: Prefeitura inicia aplicação da quarta dose para idosos

A partir desta sexta-feira, dia 18, a Secretaria Municipal da Saúde inicia a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com 80 anos ou mais de idade. É necessário ter recebido a terceira dose há pelo menos quatro meses. O reforço será feito com os imunizantes disponíveis nos postos.  

A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), que funcionam das 7h às 19h. A Prefeitura informou que também vai imunizar os idosos nas Instituições de Longa Permanência e em domicílio para aqueles acamados e impossibilitados de se locomoverem até as unidades. 

O público estimado é de 250 mil pessoas. Para se vacinar é obrigatório apresentar documento de identificação e as carteiras com os registros das doses anteriores.  

Paróquia na Vila Zelina celebra o Dia de São José

A Paróquia São José de Vila Zelina terá programação especial no fim de semana. Neste sábado, 19 de março, Dia de São José, acontece venda do tradicional Bolo de São José das 7h30 às 18h e a benção dos automóveis das 7h30 às 17h30. Também haverá carreata com a imagem do santo pelas ruas do bairro. A saída está marcada para 13h30 da rua Frei Antônio de Guadalupe (em frente ao Colégio São Miguel Arcanjo) e o encerramento será com missa às 14h.

Além da programação religiosa, no sábado e domingo haverá massas para retirar das 11h às 15h no salão paroquial, incluindo o Virtiniai, famoso ravióli lituano. Das 16h às 20h é a vez da fogazza.

A paróquia fica na praça República Lituana. Mais informações nas redes sociais da igreja ou pelo telefone: 3805-2827.


Exposição de arte brasileira no Central Plaza

O Central Plaza Shopping apresenta até 11 de abril, a mostra “Arte Brasileira” que reúne 16 obras de diferentes artistas, inspiradas na Semana de Arte Moderna de 1922.

A exposição está montada no Espaço Cultural (ao lado do cinema) e acontece em parceria com a Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI). Gratuita.

O Central Plaza fica na avenida Dr. Francisco Mesquita, 1000, Vila Prudente.

Horta das Flores completa 18 anos sob ameaça

Um oásis verde localizado na Mooca, a Horta das Flores chega aos 18 anos neste mês e é referência de horta comunitária na cidade. Para celebrar a data, o Coletivo Horta das Flores que é formado por voluntários e moradores da região, organizou uma série de atividades abertas ao público para os domingos de março, sempre a partir das 10h.

Estão previstas oficinas de agroecologia, educação ambiental, plantio de mudas, aula de Tai Chi Chuan, roda de leitura infantil, entre outras atrações. Neste domingo, dia 13, acontece mutirão de manejo nos canteiros, no viveiro e na composteira.Às 10h30 será apresentada a palestra “Os Chakras dos Animais – Entendendo que as doenças não atingem apenas o corpo físico dos pets”, com a bióloga Mônica de Souza.

Permanência

O Coletivo Horta das Flores luta pela continuidade dos trabalhos no local. Apesar de a Mooca ser um dos bairros mais poluídos e com menos vegetação da cidade, a Prefeitura decidiu incluir a área verde na Parceria Público Privada da Habitação (PPP) e entregar para a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab) erguer prédios de moradias.

O espaço fica na praça Alfredo Di Cunto, na altura do número 2.200 da Radial Leste, e conta com uma área verde de 6 mil m², mais de 200 árvores, canteiros, plantas de propriedades medicinais e uma estufa. Além da horta, o espaço possui um viveiro que já recebeu mais de 1.500 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica destinadas a plantios voluntários que estão sendo realizados pela cidade, visando o aumento da cobertura vegetal arbórea e a biodiversidade.

Metrô realiza megaoperação de concretagem na estação Vila Formosa

O Metrô realizou no fim de semana, megaoperação de mais de 30 horas ininterruptas para revestir a laje do poço da futura estação Vila Formosa da Linha 2-Verde. Foram utilizados 4,5 mil m³ de concreto.

Os trabalhos foram iniciados à meia-noite do sábado, dia 5, e se estenderam até a manhã do domingo, dia 6, envolvendo três turnos de trabalho com 400 pessoas cada, além de uma logística com 100 caminhões betoneiras que fizeram 570 viagens entre as usinas fornecedoras de concreto e o local de lançamento.

O concreto foi lançado por três grandes bombas que garantiram fluxo de 150 m³/hora, distribuídos em 10 camadas com aproximadamente 30 centímetros cada, sobre 760 toneladas de barras de aço, que compõem a armação estrutural da laje. O Metrô explicou que a megaoperação é necessária para garantir a qualidade do concreto, de forma a evitar juntas entre suas camadas, garantindo mais tempo de vida útil à estrutura do poço e sua laje.

O poço tem 42 metros de diâmetro por 43 metros de profundidade e é a maior estrutura da futura estação, onde serão construídos os acessos do nível da rua até as plataformas. Ao fundo está a laje com três metros de altura, de onde se darão o início das escavações dos túneis por onde passarão os trens do novo trecho da Linha 2-Verde.

A estação Vila Formosa está sendo construída na confluência da avenida Eduardo Cotching com a rua Tauandê.
Faz parte da ampliação da Linha 2 entre Vila Prudente e a Penha, com 8,4 km de extensão e oito novas estações. A meta é concluir o trecho em 2026.

Estação Jardim Colonial em horário integral

Desde ontem, dia 3, a estação Jardim Colonial da Linha 15-Prata de monotrilho passou a operar em horário integral, das 4h40 à 0h, como as demais estações da rede metroviária.

A parada é a 11ª da Linha 15 e foi inaugurada no final de dezembro. A previsão é que passe a receber 40 mil pessoas por dia.

O Metrô informou que um trem exclusivo continua atendendo os passageiros no trecho entre Jardim Colonial e São Mateus. Quem viaja no sentido Vila Prudente desembarca em São Mateus e segue viagem em outra composição. Já quem segue para Jardim Colonial desce em São Mateus e embarca no trem exclusivo com destino à nova estação.