Na última segunda-feira, dia 14, o Hospital Veterinário Público da Zona Leste, localizado no Tatuapé, comemorou o 10º aniversário. A unidade da Prefeitura foi a primeira do Brasil voltada ao atendimento gratuito de cães e gatos.
Atualmente, o equipamento realiza, em média, 4.500 atendimentos por mês. É gerido pela Secretaria Municipal da Saúde e administrado pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SP).
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou nesta semana, durante visita ao hospital veterinário no Tatuapé, que a Zona Leste terá mais uma unidade no próximo ano. “Esse foi o primeiro do Brasil, algo marcante. Hoje temos três e vamos fazer mais um, no extremo na Zona Leste. O Governo do Estado se comprometeu a arcar com o custo da obra e arcaremos com o custeio mensal, em torno de R$ 650 mil”, explicou o prefeito.
Os hospitais oferecem serviços de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação. Ao todo, são sete especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia. O atendimento é exclusivo aos munícipes de São Paulo, prioritariamente aos assistidos por programas sociais, e são realizados conforme disponibilidade de vaga, priorizando os casos de urgência e emergência.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A unidade no Tatuapé fica na esquina da avenida Salim Farah Maluf com a rua Ulisses Cruz.
Hospital Veterinário Público no Tatuapé faz dez anos