Alterações de tráfego em quatro ruas da Mooca

Quatro vias da Mooca terão mudança de circulação a partir deste sábado, dia 26. As ruas alteradas são Barão de Jaguara, Mem de Sá, Dr. Almeida Lima e da Mooca. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a medida tem como objetivo melhorar as condições de segurança de pedestres e de fluidez no trânsito. A rua Barão de Jaguarapassará a operar no sentido da avenida Alcântara Machado para a rua da Mooca, no trecho entre as duas vias.

Já a rua Mem de Sá terá tráfego no sentido da rua da Mooca para a avenida Alcântara Machado, no trecho entre as duas vias.

A rua Dr. Almeida Lima,entre o numeral 1.290 e a rua dos Trilhos, passará a ter sentido duplo de circulação.

A rua da Mooca, entre a rua Piratininga e a rua Luis Gama, passará a operar em sentido duplo de circulação.
A CET afirmou que a Engenharia de Tráfego vai monitorar e orientar o trânsito na região atingida pelas mudanças.


Alternativas para os motoristas:

Rua Barão Jaguara – Motoristas que utilizam a via no sentido da rua da Mooca para a avenida Alcântara Machado deverão usar o novo itinerário: os veículos provenientes da rua da Mooca no sentido bairro/centro deverão seguir em frente e virar à direita na rua Mem de Sá e em seguida acessar a avenida Alcântara Machado. Já os veículos provenientes da rua Barão de Jaguara no sentido para a avenida Alcântara Machado deverão virar à esquerda na rua da Mooca, em seguida virar à direita na rua Mem de Sá e em depois acessar a avenida Alcântara Machado. Os veículos provenientes da rua da Mooca no sentido centro/bairro deverão virar à esquerda na rua Mem de Sá e em seguida acessar a avenida Alcântara Machado.

Rua Mem de Sá – Motoristas provenientes da avenida Alcântara Machado no sentido centro/bairro deverão seguir em frente, virar à direita na rua Barão de Jaguara, virar à direita na rua da Mooca e em seguida acessar a rua Mem de Sá.

Rua Dr. Almeida Lima – Motoristas que utilizam a via poderão acessar a rua dos Trilhos com a alteração implantada.

Rua da Mooca – Motoristas que utilizam o viaduto Governador Roberto Abreu Sodré no sentido centro/bairro deverão acessar a rua Wandenkolk, virar à esquerda na rua do Lirismo, virar novamente à esquerda na rua Luís Gama e acessar a rua da Mooca no sentido centro/bairro à direita.

Vila Prudente ganha letreiro turístico em praça

A Subprefeitura de Vila Prudente entregou nesta quinta-feira, dia 24, a revitalização da Praça Padre Damião, na região central de Vila Prudente. Além de melhorias, o espaço ganhou enorme letreiro com um coração e o nome do bairro, simbolizando a frase “Vila Prudente eu te amo”. O ato contou com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) e do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tiveram agenda conjunta na estação Vila Prudente de metrô e monotrilho durante a manhã.

Também compareceram a vereadora Edir Sales (PSD); a subprefeita de Vila Prudente, Elisete Mesquita; o presidente da Folha e do Círculo de Trabalhadores, Newton Zadra; e o pároco da igreja de Santo Emídio, padre Edmar Aparecido; entre demais lideranças e convidados.

O novo letreiro tem 1,80 metro de altura e deve virar ponto para muitas fotos. A instalação foi possível através de parcerias com empresários. A praça ganhou ainda a readequação de parte do passeio, instalação de novas mesas para jogos, bancos e puffs, aparelhos de ginástica para terceira idade, plantio e revitalização da área ajardinada, alambrado e paisagismo, além de espaço pet Play, onde os tutores podem deixar os animais livres. As melhorias foram realizadas através de Emenda Parlamentar da vereadora Edir Sales.

“As presenças do vice-governador e do prefeito foram um presente a mais para o bairro neste dia tão importante”, ressalta a subprefeita. Outra boa notícia é que nos próximos dias o ponto de ônibus em frente à praça ganhará nova cobertura, uma antiga reivindicação dos usuários. “Insisti muito para mais essa melhoria e ficamos felizes que está tudo dando certo”, comenta Elisete.

Vice-governador anuncia nova etapa de expansão da Linha 15

O vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) esteve na estação Vila Prudente na manhã desta quinta-feira, dia 24, para anunciar o início das obras de extensão da Linha 15-Prata até Jacu-Pêssego. Ele estava acompanhado do prefeito Ricardo Nunes (MDB), porque também assinaram a ordem de serviço para mais uma etapa de ampliação da estação Vila Prudente visando atender a demanda cada vez maior de passageiros.

A ordem de serviço libera o início das obras da viga de reforço da interligação entre a Linha 15 e a Linha 2-Verde. O serviço faz parte de um projeto maior em andamento para ampliação de todo o complexo da Vila Prudente, que inclui mais escadas rolantes, novos sanitários e aumento da iluminação, melhorando o fluxo de circulação e oferecendo mais conforto aos usuários.  Foi divulgado que o Metrô está investindo R$ 54 milhões e a meta é concluir os trabalhos até o final de 2023.

Linha 15

De acordo com o Governo do Estado, o prolongamento até Jacu-Pêssego deve ser concluído em 2025 e o ramal de monotrilho passará a ter 17,4 km de extensão, com 13 estações, dois pátios e duas subestações de energia. Somando o trecho até a estação Ipiranga na outra ponta, a Linha 15 terá capacidade para transportar diariamente cerca de 485 mil pessoas.

As estações Boa Esperança e Jacu-Pêssego terão o padrão estético das demais paradas. Foi anunciado ainda que em toda a extensão do monotrilho haverá ciclovia. O pátio Ragueb Chohfi será implantado numa área de 53 mil m² para proporcionar o estacionamento dos novos trens e dar apoio na manutenção da frota.

A vereadora Edir Sales (PSD) e a subprefeita de Vila Prudente , Elisete Mesquita, acompanharam os anúncios na estação Vila Prudente.


Nossa Escola firma parceria com o Instituto IOK

A Nossa Escola, entidade mantida pelo Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente e que atende crianças, jovens e adultos com necessidades especiais, firmou importante parceria com o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK). Fundado em 2007, o Instituto IOK é uma associação sem fins econômicos que desenvolve projetos artísticos e esportivos para pessoas com deficiência intelectual.

O projeto de música “Todos os Sons” já começou nesta semana com 60 vagas. A proposta é trabalhar a vivência e experimentação da linguagem musical, partindo do repertório do participante, ou seja, suas experiências, conhecimento e identificação com a música, e ampliando esse contexto, para questões teóricas e práticas .

Em breve, terá início a oficina de Karatê com outras 80 vagas. A Nossa Escola está comemorando que é ótima retomada para os alunos após os tempos difíceis de distanciamento social na pandemia.

Hospital Veterinário Público no Tatuapé faz dez anos

Na última segunda-feira, dia 14, o Hospital Veterinário Público da Zona Leste, localizado no Tatuapé, comemorou o 10º aniversário. A unidade da Prefeitura foi a primeira do Brasil voltada ao atendimento gratuito de cães e gatos.

Atualmente, o equipamento realiza, em média, 4.500 atendimentos por mês. É gerido pela Secretaria Municipal da Saúde e administrado pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SP).

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou nesta semana, durante visita ao hospital veterinário no Tatuapé, que a Zona Leste terá mais uma unidade no próximo ano. “Esse foi o primeiro do Brasil, algo marcante. Hoje temos três e vamos fazer mais um, no extremo na Zona Leste. O Governo do Estado se comprometeu a arcar com o custo da obra e arcaremos com o custeio mensal, em torno de R$ 650 mil”, explicou o prefeito.

Os hospitais oferecem serviços de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação. Ao todo, são sete especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia. O atendimento é exclusivo aos munícipes de São Paulo, prioritariamente aos assistidos por programas sociais, e são realizados conforme disponibilidade de vaga, priorizando os casos de urgência e emergência.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A unidade no Tatuapé fica na esquina da avenida Salim Farah Maluf com a rua Ulisses Cruz.

Vila Bela teve missa pela paz na Ucrânia

Ucranianos e descendentes que vivem nas cidades de São Paulo e São Caetano do Sul participaram no domingo, dia 13, da Missa pela Paz na Ucrânia – país que está sob ameaça de invasão militar pela Rússia.

A cerimônia foi realizada na Paroquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, na Vila Bela, e conduzida pelos padres José Novossad e Estefano no rito católico oriental. A região concentra colônia de imigrantes e seus descendentes.

Além de membros da igreja trajando blusas bordadas e cartazes contras o iminente conflito, a liturgia reuniu amigos da comunidade que rezaram pela paz.

As igrejas ortodoxas ucranianas do Brasil, sobretudo as do Paraná, também realizaram celebrações. Elas fazem parte da Campanha Internacional pela Paz, promovida pelo Congresso Mundial de Ucranianos.

Grupo quer implantar Vizinhança Solidaria na Vila Prudente

Grupo expressivo de comerciantes de Vila Prudente reuniu-se na sede do Círculo de Trabalhadores nesta semana, para tratar da criação do programa “Vizinhança Solidária”. A iniciativa que conta com o apoio da Polícia Militar, tem como objetivo estreitar os vínculos entre moradores, comerciantes e autoridades do bairro visando a redução da criminalidade local.

Entre as medidas imediatas que o grupo tomará, consta a instalação de dez câmeras de TV em pontos estratégicos, já conseguidas pela veradora Edir Sales (PSD) junto à Guarda Civil Metropolitana (GCM). A próxima reunião acontece dia 7 de março, às 18h30, no Círculo, na rua José Zappi, 120. Informações com Rubia pelo telefone: 2271-3344. O movimento conta com apoio da Folha.

UPA Mooca atinge quase o limite da capacidade em janeiro

A nova onda de Covid-19, impulsionada pela variante ômicron, aliada aos casos de gripe, vem provocando a lotação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Mooca – Dom Paulo Evaristo Arns inaugurada pela Prefeitura em setembro do ano passado. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, em janeiro foram realizados 10.668 atendimentos, sendo 8.564 na clínica médica. A unidade foi entregue com capacidade para cerca de 11 mil atendimentos ao mês. 

Ainda segundo a Secretaria, ao todo, 399 profissionais trabalham na UPA Mooca e diante do aumento de casos de Covid-19, foram contratados emergencialmente 14 médicos clínicos gerais: sete para o período diurno e outros sete para o noturno. A unidade funciona 24 horas e está localizada na rua Dr. Fomm com a rua Dr. Guilherme Ellis.
Assim como nos demais postos de saúde da cidade, usuários vêm relatando longa espera para conseguir atendimento médico. A título de comparação, em outubro, primeiro mês cheio de funcionamento, a unidade na Mooca registrou 6.075 atendimentos. 

A UPA integra a Rede de Atenção às Urgências, que concentra os atendimentos de complexidade intermediária. É administrada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e oferece serviços de raio-x, exames laboratoriais e leitos de observação (adulto e infantil) para pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica e a primeira intervenção para casos cirúrgicos e de trauma.

Ampliação

Quando retomou as obras da UPA em maio de 2020, após quatro anos de paralisação, a Prefeitura anunciou que a unidade estava planejada para 22 mil atendimentos mensais. Questionada pela Folha sobre o fato oferecer apenas metade da meta na ocasião da inauguração, a Secretaria respondeu que “o novo número é uma estimativa, considerando que a demanda é espontânea e a UPA dispõe de capacidade para ampliar o atendimento”.