Nesta semana, o subprefeito de Vila Prudente, Caio Luz, completou 100 dias no cargo. Ele assumiu o comando dos distritos de São Lucas e Vila Prudente no dia 7 de abril, já em meio à pandemia de coronavírus. No artigo abaixo ele fala um pouco sobre o desafio de se fazer presente em tempos de recomendação de isolamento e as providências tomadas nesses primeiros meses na região:
“Permanecer presente em um momento marcado pelo isolamento social foi o ensinamento do prefeito Bruno Covas em meio à pandemia, ainda que isso exija criatividade, adaptação às novas tecnologias e compromisso dobrado com a cidade e as pessoas.
A zeladoria do espaço público foi a nossa marca no período. Reduzimos em 75% o número de solicitações registradas no sistema SP 156 (de 818 para 208); de forma inédita, em maio, zeramos as demandas de tapa-buraco, o que proporcionou rapidez no atendimento de novos casos; implantamos uma rotina de mutirões semanais, onde nove praças e/ou equipamentos e seus entornos foram beneficiados, nos dois distritos da região (São Lucas e Vila Prudente).
Em uma prática de interação entre zeladoria, cultura e esporte, implantamos a primeira pista pública de skate da Vila Prudente e requalificamos com grafites a passagem entre as ruas Erva Imperial e Antônio Marques Julião, no Jardim Guairacá.
Reforçamos o diálogo com os conselhos de representação da sociedade civil e demos celeridade às reuniões e encontros, via plataformas digitais, de forma a não distanciar o poder público dos anseios da população.
Lançamos o concurso cultural para escolha do hino e da bandeira do distrito de São Lucas, como parte dos festejos pelo centenário do padre Aldo. A escolha dos vencedores caberá aos próprios munícipes, por meio de votação nas redes sociais da Subprefeitura Vila Prudente, reforçando a sensação de identidade e pertencimento à vida comunitária.
O futuro também é presente. Mais conquistas e desafios se colocam em nosso horizonte. Com o apoio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, o maior investimento em melhorias de calçadas da história da região está sendo iniciado: serão cerca de 60 mil m² de passeios acessíveis entregues ainda em 2020.
Iniciamos o processo de uma nova ocupação do antigo CDC Vicente Ítalo Feola, espaço outrora ocioso, que passa, agora a ser ocupado pela inspetoria da GCM local.
Também, iniciamos a filmagem interna das galerias de águas pluviais, o que nos possibilita sabermos, com precisão, a condição da tubulação e, assim, garantir que a prevenção seja instrumento no combate às enchentes.
Diante de tantas incertezas postas, valorizar as relações, promover oportunidades de interação e de reconhecimento cultural e caminhar rumo ao moderno e contemporâneo é o nosso desejo”.