O prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou hoje, dia 9, a reabertura gradual de 70 parques municipais a partir da próxima segunda-feira, dia 13. Ao todo, a Prefeitura administra 108 espaços verdes. Por enquanto, esse primeiro grupo de parques volta a atender o público apenas de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, com medidas de restrição. O uso de máscaras de proteção é obrigatório, assim como o distanciamento social.
A Secretaria do Verde e Meio Ambiente confirmou à Folha que o Parque Professora Lydia Natalizio Diogo, o popular Parque de Vila Prudente, está incluído na lista das áreas que reabrem na segunda-feira. A entrada principal fica na rua João Pedro Lecor, s/nº.
Os parques deverão funcionar com 40% de sua capacidade. “Nós teremos controle na entrada, será obrigatória a utilização de máscara e os bebedouros estarão fechados por orientação da Vigilância Sanitária”, explicou Covas. De acordo com o prefeito, para evitar aglomerações, as áreas continuarão fechadas aos finais de semana por tempo indeterminado.
A ideia é que os espaços funcionem para a prática de caminhadas. Não serão permitidas atividades coletivas. Nesta etapa, os parquinhos para crianças e equipamentos de ginástica também estarão restritos. Os sanitários permanecerão abertos.
Na cidade, apenas os dois maiores parques, Ibirapuera e do Carmo, terão horário diferenciado: das 6h às 16h, também de segunda a sexta-feira.
Centros esportivos
Os Centros Esportivos da cidade, como o CERET e o Arthur Friedenreich, também reabriram desde o último dia 6, apenas para a pratica de caminhada das 6h às 12h. É obrigatório o uso de máscara de proteção.
A Prefeitura informou que o Centro Esportivo da Mooca continua fechado porque está abrigando moradores de rua devido às baixas temperaturas e também os que apresentam suspeita de Covid-19.