O projeto de prolongamento da Linha 2-Verde está ganhando os primeiros canteiros de obras.Operários e maquinários já são vistos no terreno da futura estação Anália Franco (foto), que até poucos meses atrás estava tomado pelo matagal.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também já anunciou a interdição da rua Tauandê, na Vila Formosa, entre a avenida Eduardo Cotching e a praça Sete de Fevereiro, para o início das obras da estação Vila Formosa com duração prevista de 36 meses.
A extensão da Linha 2 ligará a estação Vila Prudente à Penha. Serão 8,3 quilômetros de trilhos e oito novas estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha.
De acordo com o cronograma do Metrô, os trabalhos de prospecção arqueológica e geotécnicas nas áreas das futuras estações Orfanato e Água Rasa serão iniciados no segundo semestre de 2020. A previsão é que as obras civis no trecho até a estação Vila Formosa sejam concluídas em 2025.
Em visita às instalações dos primeiros canteiros, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e o presidente do Metrô, Silvani Pereira, destacaram que, além de ser uma obra bastante aguardada pela população para melhorar a oferta de transporte público, também terá importante impacto econômico.
“Quando esta obra de prolongamento estiver sendo executada plenamente, gerará em torno de cinco mil empregos diretos. O Governo do Estado estará contribuindo para a retomada da economia nesse momento de crise”, destacou o presidente do Metrô.
Saiba mais
A ordem de serviço para a ampliação da Linha 2 foi assinada em janeiro pelo governador João Doria (PSDB). Na ocasião, o secretário de Transportes Metropolitanos destacou que a Linha 2 “será a mais extensa de São Paulo e transportará mais de 1 milhão de passageiros diariamente”.
Segundo o Governo, serão investidos R$ 6 bilhões em recursos exclusivos do Estado para a elaboração dos projetos, desapropriações e execução das obras civis deste trecho. Também está incluso neste valor a aquisição de 22 novos trens para a Linha 2, portas de plataforma, sistemas de alimentação elétrica, sinalização e controle.
Futuramente, o Governo pretende ampliar a Linha 2 até o município de Guarulhos, com mais 5,9 km de trilhos e cinco estações no trecho Penha-Dutra.