Linha 15: estimativa de 12 milhões de prejuízo com paralisação


Segundo estimativa do Governo do Estado, a cada dia que a Linha 15-Prata fica fechada, o prejuízo é de R$ 1 milhão. Hoje o monotrilho completa o 12º dia sem funcionar. A expectativa é que a Bombardier apresente nesta quarta-feira, dia 11, os resultados das últimas análises feitas nos pneus e trens. A posição do Estado é que a linha só voltará a atender os passageiros com todas garantias de seu funcionamento adequado.

A Linha 15-Prata está inoperante desde 29 de fevereiro. Dois dias antes o pneu de um trem estourou, provocando inclusive a queda de uma placa metálica na avenida Sapopemba. A composição foi recolhida para manutenção, porém a ocorrência gerou o alerta e testes apontaram danos em pneus de outros trens.

Desde então a Bombardier e o Consórcio CEML, formado pela própria Bombardier, além da Queiroz Galvão e da OAS tentam identificar a causa do problema para apresentar uma solução ao Metrô. A Bombardier fabricou os trens e o sistema e o Consórcio é responsável pela construção da via de monotrilho.

De início, o Metrô divulgou notas afirmando que a Linha 15 seguia fechada por precaução. Mas, depois de tantos dias de paralisação, o Governo do Estado mudou o tom. Além de cobrar urgência na apuração e solução do problema, informou que, em paralelo, toma providências para a penalização do Consórcio e vai entrar na justiça para cobrar o ressarcimento dos prejuízos da paralisação recomendada pela Bombardier.  Também avisou que vai tratar com os órgãos competentes para tornar inidôneos os responsáveis pelo problema, impedindo-os de celebrar contratos públicos.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, vem classificando como absurda a paralisação da Linha 15. Reforça que o Estado não ficará inerte, vai penalizar o Consórcio e principalmente, a Bombardier.  Entende que os maiores prejudicados são os usuários, além do prejuízo de imagem para o Metrô e o Governo do Estado. Ressaltou que o governo tem procurado amenizar o prejuízo aos passageiros ofertando os ônibus gratuitos do sistema Paese durante todos os dias que a Linha 15 permanece fechada.

 

 

Linha 15: Bombardier deve apresentar análise hoje


A Secretaria dos Transportes Metropolitanos divulgou nota informando que a Bombardier se comprometeu a apresentar nesta quarta-feira, dia 11, os resultados das análises feitas nos pneus e trens da Linha 15-Prata do monotrilho, após realizar testes dinâmicos complementares na madrugada de segunda para terça-feira.

Foi ressaltado que o Governo do Estado segue cobrando urgência na apuração e resolução do problema para que o sistema volte a atender os passageiros com todas garantias de seu funcionamento adequado. A Linha 15 entra hoje no 12º dia sem funcionar. Segundo estimativa do próprio governo, o prejuízo é de R$ 1 milhão de reais por dia parado.

Enquanto a linha permanece fechada, o sistema Paese continua disponibilizado pelo Metrô gratuitamente. São 60 ônibus realizando o trajeto de São Mateus a Vila Prudente, nos dois sentidos, das 4h40 à 0h.