Colunão

Para os energúmenos de plantão

Por diversas vezes neste espaço, o colunista tem criticado as incorporadoras que constroem blocos de apartamentos e de negócios em Vila Prudente e, anunciam como sendo da Mooca, num verdadeiro acinte à população do bairro. Nestas ocasiões, tenho dito que tais anúncios, além de mentir e ferir o orgulho e a história de Vila Prudente, são sobretudo, uma arrematada idiotice, pois a região, hoje, servida por cinco modais de transporte, é uma das que mais se valorizam em São Paulo.

Nesta semana, para ratificar o que digo, o caderno Veja São Paulo, que vem encartado na insuspeita revista Veja (mais de 500 mil exemplares de tiragem), trouxe extensa matéria sobre os bairros paulistanos indicando os melhores em diversos quesitos. Pois bem: Vila Prudente abre a reportagem “Os campeões da capital” como o bairro que tem maior valorização de imóveis na cidade, isso exatamente pelas qualidades que já citei sobre a facilidade de transporte público. A nossa querida Mooca também entrou na lista dos campeões como o bairro mais seguro da capital. Agora, é aguardar que os energúmenos costumeiros voltem à razão.

 

O Brasil por brasileiros

Esta marcado para o dia 4 de dezembro, às 19h, no salão Nobre do Círculo – Rua José Zappi, 120, o lançamento do livro “O Brasil escrito por brasileiros”, de autoria de Eurípedes Sales e Mileny Milesi. A obra de 317 páginas reúne crônicas, críticas políticas e econômicas e, conta com a colaboração de diversas personalidades além dos autores. Em entrevista com o colunista, Sales e Milesi afirmaram que o volume é o primeiro de uma coleção que levará o nome de “A solução está em nossas mãos”. Há expectativa do ministro, Gilberto Kassab estar presente no evento, ele que é amicíssimo de Eurípedes Sales. Entrada franca. Na próxima edição traremos mais informações sobre o lançamento.

 

Parque Verde da Mooca

Mais uma vez a Folha esteve no gabinete do vereador Gilberto Natalini (PV) para discutir a implantação de um parque na antiga área ocupada pela Esso (ver reportagem nesta página). Contudo, é bom lembrar que todos os vereadores da região estão a favor do projeto e prometem dar o melhor de si para vê-lo aprovado. Já se pronunciaram, a vereadora Juliana Cardoso (PT), Cláudio Fonseca (PPS) e Edir Sales (PSD).

 

E por falar nisso…

A vereadora Edir Sales tem aproveitado sua proximidade com o prefeito João Doria para tratar de demandas importantes da nossa região. As áreas verdes estão entre as prioridades, inclusive foi ela quem trouxe a notícia de que o prefeito tinha iniciado as conversas com a Tecnisa, proprietária do terreno, para viabilizar o Parque da Vila Ema, assunto que pode ter um grande avanço nos próximos dias, com total apoio da parlamentar.

 

Banco do Bra$il aumenta lucro

Em vez de criar manchete, vou repetir a do Estadão publicada no caderno “Economia” do dia 10: “Apesar de queda no crédito, lucro do BB avança 16% e soma R$2,7 bilhões no trimestre”.

Peço ao amável leitor que analise comigo; se em tempos bicudos como o que vivemos no momento o Banco do Brasil tem um lucro escorchante como este, imaginem com a economia a plena. Lembro que tais lucros saem de nossos bolsos.

 

Carnaval 2018

Já estão abertas as inscrições para o “Bloco do OPA” que, desde 2015 vem saindo pelas ruas do bairro no sábado que antecede a semana de Carnaval. Tendo como organizadores Gildo Girotto Jr., Renato Marcon Pugliesi, Caio da Silveira, Vitor Fabrício, Rafael Marcon, Ronaldo Augusto da Silva e José Miguel (todos universitários e profissionais liberais), o OPA se reunirá na Praça do Centenário e fará percurso pelas ruas Cananéia, Américo Vespucci, Fidélis Papini, Ettore Ximenes e, terminando na apoteose, novamente na Praça do Centenário. A Folha está envolvida na divulgação do evento e na colaboração para captação de recursos. Foliões que quiserem participar podem ligar para Gildo, no fone 9 7516-0510 ou Renato 9 9232-2087. Nas próximas edições traremos mais informações a respeito.

 

Carille é nosso e o boi não lambe

Muito oportuna a carta de Antonio Geraldo Bueno ao colunista lembrando que Fabio Carille, técnico do Corinthians, campeão brasileiro, é nascido em Vila Ema, o que enche de orgulho a comunidade, especialmente seu xerife Bueno, corintiano de corpo e alma.

 

Banca do Nunes, uma referência

Situada no epicentro de Vila Prudente, na tradicional Praça Padre Damião, a Banca do Nunes é uma referência de bom atendimento. A gentileza e simpatia no trato dos clientes é decorrente do estilo de seu proprietário, João Nunes de Melo, alagoano que chegou em São Paulo no início da década de 60, vindo a morar no bairro em 1977, época em que comprou a banca de jornais e revistas. Nunes é casado com Maria Evandi e é pai de dois filhos, Roberta e Ricardo.

Quase esqueço que além de grande amigo, Nunes é um dos mais eficientes distribuidores da Folha, desde a fundação do jornal.

 

Segundo aviso aos idosos

A SMADS – Supervisão Regional de Assistência Social está alertando a população idosa que mora em Vila Prudente e São Lucas e, que recebe o BCP – Benefício de Prestação Continuada, para fazer seu recadastramento evitando a suspensão do benefício. Interessados podem procurar o CRAS Vila Prudente – Praça Padre Damião, 102 – com documentos pessoais RG, CPF, Carteira Profissional e comprovante de residência. Horário das 8h às 18h.

 

E por falar nisso…

O Grupo São Cristóvão Saúde, por meio do Centro de Reabilitação e Prevenção à Saúde, promove a Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata de 21 a 24 de novembro, das 8h às 12h. Durante a semana, nos Centros Ambulatoriais I (Rua Américo Ventura, 123) e II (Av. Paes de Barros, 635) haverá orientação sobre o tema, além de distribuição de material informativo com dicas para evitar a doença. A campanha é gratuita e aberta a toda população. Mais informações: 2029-7385 ou mope@saocristovao.com.br.

 

Lembrete

Conforme noticiamos, hoje, dia 17, às 19h30, realiza-se o “Sarau do Dinho”, evento que homenageia o falecido líder da Vila Santa Clara, Avelino Toffano. O encontro literomusical será na sede da União Santa Clara – Rua Caiobás, 104, com entrada franca.