Colunão

*Colunão publicado em 07 de agosto

Dia dos Pais
No próximo domingo, dia 9, será comemorado o Dia dos Pais. Com a peste grassando pela cidade, há pessimismo acerbado sobre a performance  do comércio. Mesmo assim, as vendas devem melhorar, lembrando que a cidade de São Paulo está bem situada no combate ao tal de coronavírus, que, diga-se de passagem, já encheu o saco.

Eleições
Candidato a prefeito de São Paulo pelo PSD, Andrea Matarazzo deu extensa entrevista a Folha de S. Paulo, na qual destaca suas divergências com o atual prefeito Bruno Covas (PSDB), e esboça as linhas de trabalho que vai adotar se eleito. Um item me chamou a atenção e iremos cobrá-lo no futuro. Trata-se da promessa de Andrea em urbanizar favelas, tema que tem sido objeto de campanha deste hebdomadário. Só que nossa proposta é baseada em projeto vencedor, e tem como ponto incomparável a manutenção do morador no local, com financiamento a longo prazo para compra do imóvel. Nossa luta pela urbanização da favela de Vila Prudente já está na casa dos 40 anos.

Eleições II
Enquanto isso aqui na região, não surgem novas lideranças com chances de conquistarem uma cadeira de vereador na Câmara Municipal. O quadro político é lamentável, talvez o mais medíocre dos últimos 50 anos.

Secretário detido
O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, foi preso em sua casa na Zona Oeste na manhã de ontem. Ele é um dos alvos da operação da Lava Jato que apura desvios na Saúde em São Paulo e no Rio de Janeiro. Antes de assumir a pasta no governo paulista, Baldy foi deputado federal por Goiás e ministro das Cidades do ex-presidente Michel Temer. Segundo a investigação, o secretário usou a influência dos antigos cargos para intermediar contratos, sobre os quais ganharia um percentual.
Em sua conta no Twitter, o governador João Doria (PSDB) frisou que as acusações contra Baldy “não têm relação com a atual gestão em São Paulo e nenhuma implicação na Secretaria de Transportes Metropolitanos” – responsável pelo Metrô e pela CPTM, entre outras empresas. O fato é que o PSDB vive um inferno astral e judicial nos últimos dias. José Serra e o ex- governador Geraldo Alckmin que o digam.

AACD – 70 anos
No último dia 3, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) celebrou 70 anos. A instituição foi fundada em um importante momento: quando o país enfrentava um surto de poliomielite. Hoje é referência em ortopedia e reabilitação no Brasil.
Composta por um hospital ortopédico, nove unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos, na última década foram 10,5 milhões de atendimentos realizados, a maior parte deles via Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, sem nenhum custo direto aos pacientes. No ano passado, o hospital ortopédico no Ibirapuera, fez mais de 7.500 procedimentos cirúrgicos, se destacando em cirurgias de coluna, como a escoliose por exemplo.

AACD Mooca
Com o objetivo de expandir o atendimento, em 1972 foi inaugurada a unidade Mooca da AACD, instalada no complexo da Prefeitura na rua Taquari.
Em 2018, o espaço sofreu percalços por causa das constantes falhas no fornecimento de energia e o atendimento foi suspenso em fevereiro, causando grandes transtornos aos 300 pacientes que eram atendidos na época e aos seus familiares. A própria Subprefeitura Mooca precisou de geradores para continuar funcionando. A unidade da AACD só foi reaberta em janeiro do ano seguinte.

Ensino Médio
Em meio a todas as incertezas que rondam a educação neste momento, o Estado de São Paulo foi o primeiro do país a homologar o novo currículo para o Ensino Médio. O documento foi aprovado por votação unânime, pelo Conselho Estadual da Educação de São Paulo no final de julho. O programa será implementado nas escolas da rede estadual de forma gradual, com início em 2021 com as turmas do primeiro ano.
O novo currículo terá 12 opções de cursos, os itinerários formativos, e permitirá aos alunos escolher as disciplinas com as que mais se identifiquem. Do montante de 3.150 da carga horária dos três anos do Ensino Médio, 1.800 horas continuarão destinadas à formação básica e o restante, 1.350 horas, será destinado ao novo modelo.
O Governo do Estado também está trabalhando na possibilidade de implantar o 4º ano do Ensino Médio em 2021, opcional aos alunos que estão na reta final e entendam que não estão conseguindo assimilar o ensino à distância.

 Luz na região
No primeiro semestre de 2020, 298 vias dos distritos de Vila Prudente e São Lucas receberam serviços de iluminação. De acordo com a Subprefeitura Vila Prudente, foram instalados 155 novos postes e 2.576 receberam a troca de lâmpada tradicional por LED, o que melhora muito a qualidade da iluminação.

Ilga Margó Baltruk
Uma das mais antigas colaboradoras da Só Natal, residia inclusive em frente à loja na Vila Prudente, faleceu de infarto fulminante na última quarta-feira, dia 5, aos 84 anos. Deixa marido, dois filhos e três netas.

José Batista de Souza
Faleceu na terça-feira, dia 4, vítima de parada cardíaca. Deixa a esposa Francisca Maria da Silva, cinco filhos, netos e bisnetos. Ele foi sepultado no Cemitério da Vila Formosa.
José é pai de Maria José, funcionária da Folha há 26 anos, e de Simone que também integrou o quadro de colaboradores do jornal por vários anos.

Valdemar Lopes Armesto
Um dos integrantes de maior destaque e mais querido no Rotary São Paulo – Vila Alpina, faleceu no último dia 2, aos 69 anos, em decorrência de infarto do miocárdio. Nascido em Olímpia, interior de São Paulo, desde 1978 Armesto era proprietário do escritório São Vicente Contabilidade, na Vila Prudente. Fazia parte do Rotary Vila Alpina desde 1980, foi presidente por duas vezes e Governador do Distrito na gestão 2002-2003. Apaixonado por fotografia, era o responsável pelo concurso promovido pela Comissão de Festividades do 130º aniversário de Vila Prudente.
Em vista da pandemia foi realizado breve e restrito velório para familiares no Cemitério de Vila Alpina. A cerimônia de cremação aconteceu em sequência. Deixa a esposa Neusa Brombai Lopes Armesto, os filhos Daniel e Marina e netos.