Colunão

*Colunão publicado em 5 de março

Câmara virtual
Antes mesmo do Governo do Estado colocar São Paulo na Fase Vermelha do plano de combate ao coronavírus, a Câmara Municipal reinstituiu os trabalhos virtuais e restringiu o acesso à Casa, como ocorreu no passado. A decisão foi anunciada na terça-feira, dia 2, pelo presidente Milton Leite (DEM).
Está proibido o acesso do público ao Legislativo paulistano. É permitida apenas a entrada de dois funcionários e dois estagiários por gabinete. Os setores administrativos implantaram sistema de rodízio entre os funcionários. Em relação aos trabalhos dos vereadores, as Sessões Plenárias e as reuniões das comissões já estão sendo realizadas exclusivamente de forma virtual.
A população consegue acompanhar ao vivo ou ver os vídeos pelo site da Câmara: www.saopaulo.sp.leg.br/

Projeto de lei instituiu o SUAS
A vereadora Juliana Cardoso (PT), aqui da região, protocolou na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 90/2021 que institui o Sistema Único de Assistência Social na cidade de São Paulo (SUAS). O projeto é fruto de intensos debates com as organizações e entidades conveniadas do setor e define um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade para garantir o atendimento às necessidades básicas da população mais vulnerável. No projeto de lei destaca-se a proposta defendida pelo ex-senador e hoje vereador Eduardo Suplicy há décadas, com relação ao programa Renda Básica de Cidadania. O PL ainda aponta a necessidade de se garantir 5% do orçamento geral da cidade para o SUAS. A previsão orçamentária da cidade deste ano é de R$ 67,9 bilhões.

Calendários falsos de vacinação
Nas redes sociais proliferam cronogramas falsos de imunização contra a Covid-19, alguns até com logotipo oficial do Governo do Estado. De boa-fé as pessoas se iludem e acabam divulgando esses calendários. Por isso, é sempre recomendável checar as informações no site da Prefeitura ou do governo estadual. A aplicação das vacinas na população é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente a vacinação está disponível para pessoas a partir de 77 anos. Até o fechamento desta edição ainda não havia confirmação de outras faixas de idade.

Mais vacinação
Depois das filas quilométricas que se formaram no sábado, dia 27, para vacinação via drive-thru, a Prefeitura aumentou nesta semana de cinco para 14 pontos na cidade. Lamentavelmente na região, continua apenas com a Igreja Batista Boas Novas, cujo movimento no sábado exigiu complexa operação viária, com diversas pistas de ruas da Vila Prudente, Vila Zelina e Jardim Avelino interditadas para organização da fila imensa de carros que chegou até o Hospital Estadual de Vila Alpina.
Seguindo o exemplo dos drive-thrus implantados em outras regiões, temos por aqui o Clube Atlético Juventus e o Teatro Arthur Azevedo que podem ser incluídos no roteiro. Fica a sugestão que seria de grande valia à comunidade da Mooca e arredores.
Com o fechamento dos clubes esportivos por causa da Fase Vermelha, o CEE Arthur Friedenreich é outro excelente endereço.

Para elogiar
Mesmo com a longa espera para vacinação na Igreja Boas Novas no último fim de semana, quando a imunização foi estendida também para o domingo, só restam elogios às equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Prudente e aos voluntários da igreja. Mesmo debaixo de chuva, dezenas de pessoas continuaram pelas ruas organizando a movimentação dos veículos. Dentro do estacionamento da Boas Novas, só alegria. O público era recebido com aplausos pela equipe de vacinação e os ocupantes dos veículos repetiam o gesto, em uma homenagem mútua.
A Folha está publicando os vídeos em suas redes sociais hoje. As imagens foram cedidas pelo Rota 3:16, Ministério de Motociclistas que participou do voluntariado da igreja.

Para elogiar II
A equipe da AMA/UBS Hermenegildo Morbin Jr, no Jardim Independência, uma das únicas da região que funciona aos sábados, também foi surpreendida pela intensa movimentação no dia 27, quando começou a imunização para o público acima de 80 anos. Os funcionários agiram com presteza e simpatia para organizar a fila.

Fechou porquê, porquê fechou
Durante o ato público realizado no sábado passado, dia 27, contra o fechamento do pronto-socorro do Hospital Estadual de Vila Alpina uma comissão foi recebida pela direção da unidade. Na conversa não foi explicado o motivo pelo qual o PS está funcionando de portas fechadas. Para buscar respostas e principalmente reverter a medida, Movimentos de Saúde e Brigada pela Vida programaram nova manifestação para quinta-feira, dia 11, às 10h, em frente à Secretaria Estadual de Saúde, ao lado do Hospital das Clínicas. Lá esperam ser recebidos pelo secretário Jean Gorinchteyn.
Em virtude de São Paulo entrar na Fase Vermelha, a manifestação pode ser adiada ou se tornar evento virtual.

Estréia Grená
Nem decepção e nem empolgação. Assim foi a estreia do Juventus na Série A2 do Paulista no empate por 0 a 0 contra o Audax de Osasco na casa do adversário. O campo encharcado pela forte chuva de sábado à tarde, dia 27, dificultou a criação de jogadas ofensivas, mesmo assim o time da Mooca esteve perto de abrir o placar. Aos 30 minutos do segundo tempo o atacante Will desperdiçou chance com erro em arremate dentro da área.

Palavra do técnico
O técnico Sérgio Soares ficou satisfeito com o jogo inicial do Juventus. O treinador entende que, embora ainda tenha margem para evolução, a entrega apresentada dentro de campo já na primeira rodada é o que ele espera para o decorrer da competição.
Neste domingo, dia 7, o Moleque Travesso joga na rua Javari, diante do Rio Claro, às 10h.

Chorões e choronas

O Clube do Choro de São Paulo, que tinha sua “casa” no Teatro Arthur Azevedo, na Mooca, por enquanto segue com suas lives aos domingos, sempre às 19h. Neste dia 7, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a programação vai homenagear as Choronas. No dia 14 haverá tributo para Benedito Lacerda. No dia 21 o tema da live é Nazareth 158 anos. Encerrando o mês, no dia 29 haverá o lançamento do trabalho “À Vontade” do músico Conrado Bruno.

*Colaboração Kátia Leite e André Kuchar.