Colunão

Eleições
Até o momento em que escrevemos estas mal traçadas, o quadro que se apresenta para a corrida presidencial é um filme de suspense e terror. Pesquisas do Datafolha de ontem, dia 20, apresentam Jair Bolsonaro (PSL) com 28% das intenções de voto, seguido de Fernando Haddad (PT) com 16%. Ambos continuam com seus índices em ascendência, o que leva a crer que poderão chegar ao segundo turno. Mas por que achamos que é um filme de terror? Bolsonaro e sua equipe não têm ideias claras sobre seu programa de governo, mostram ranço político, e expõem pensamentos retrógrados, que às vezes são bisonhos e beiram ao mais puro preconceito. Seu oponente Fernando Haddad tem boa formação acadêmica e é pessoa de fácil trato, mas se eleito, obviamente se curvará aos caprichos de seu padrinho Lula, da mesma forma que aconteceu com a ex-presidente Dilma Rousseff, que deixou o Poder com 14 milhões de desempregados. Afora isto seu mandato como prefeito de São Paulo foi apagado, tanto que perdeu para João Doria no primeiro turno.
Bolsonaro encarna o figurino da direita ortodoxa e Haddad da esquerda que apoia Cuba, Venezuela, e quiçá a Coréia do Norte. No andar debaixo, embolados Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, Marina, Meirelles, Amoêdo e mais um punhado que patinam nas pesquisas, e dificilmente chegarão lá.
Como o resultado de eleições só se conhece somente depois das apurações, e fatos corriqueiros podem mudar drasticamente o quadro, faz-se mister que aguardemos… rezando fervorosamente.

Eleições II
Aqui na região há três candidatos disputando cadeira na Assembléia Legislativa: Ulisses Sales, Domingos Sanches e Adriano Diogo. Ulisses obteve boa votação em pleito anterior, mas não se elegeu. Domingos Sanches é presidente do C.A. Juventus, tem boa folha de serviços prestados à comunidade e se candidata pela primeira vez. Adriano Diogo foi vereador e deputado por várias legislaturas. Foi também secretário do Verde e Meio Ambiente e está envolvido em todas as bandeiras da região.

Parque Vila Ema
Na tarde da segunda-feira, dia 17, aconteceu mais uma reunião na Promotoria de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público sobre a implantação do Parque Vila Ema. A novidade é que desta vez houve a participação do chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, e de representantes da Oregan Investimentos Imobiliários, proprietária da área pleiteada para virar parque. Também estiveram presentes o ex-deputado e ex-secretário do Verde e Meio Ambiente, Adriano Diogo (PT), representantes do movimento em prol do parque e da OAB Vila Prudente. O promotor Dr. Geraldo Rangel está à frente do caso.
Conforme a Folha antecipou em novembro do ano passado, a empresa pretende doar o terreno à Prefeitura em troca da transferência do potencial construtivo para outra área da cidade.

Visita oficial
O deputado federal e candidato à reeleição Fausto Pinato (PP) visitou o Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente na terça-feira, dia 18. Natural de Fernandópolis, Pinato ficou conhecido por ser o primeiro relator do processo que resultou na cassação do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (MDB), em setembro de 2016.
O candidato se comprometeu a conhecer as reivindicações locais e buscar formas de auxiliar a região se conseguir a reeleição. Após sugestão deste escriba, o deputado garantiu que irá elaborar Projeto de Lei (PL) para auxiliar pessoas com dificuldades auditivas, sugerindo a inserção de legenda na programação televisa.

Terceira idade
Segundo estimativas insuspeitas de demógrafos, a criança que nasce nos dias de hoje tem chance de viver até 105 anos. Cinquenta por cento dos jovens que tem 30 anos chegarão aos 100 anos. É à força da longevidade. O grupo que mais cresce nos dias atuais é o que tem mais de 85 anos de idade. Creio que estes dados justificam a luta que travamos em prol de mais parques, áreas de lazer, clubes e benefícios aos idosos. Na nota anterior consta uma reivindicação que já fazemos a longo tempo: que as emissoras de TV sejam obrigadas a colocar legenda em documentários, filmes e novelas que foram gravados anteriormente, já que praticamente todo idoso tem dificuldade de audição.

Rua Cavour
O subprefeito de Vila Prudente, Guilherme Kopke Brito, vem promovendo reuniões com a Polícia Militar, a Uninove e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para encontrar maneiras de minimizar os problemas apontados na Rua Cavour, Vila Prudente. A próxima etapa será uma reunião geral entre as autoridades, os moradores e as demais partes envolvidas. A Folha estará presente.

Juventus  Urgh$#@
No último jogo do Juventus, no dia 19, o Moleque Travesso ganhou do Nacional por 1×0. Os jogadores grenás entraram em campo com faixa homenageando o conselheiro juventino Wagner Valenzduela recentemente falecido. Até aí tudo bem e merecido. Contudo, e o que é lamentável, é que os referidos jogadores e a diretoria do Moleque Travesso deixaram de homenagear Milton Buzzeto que foi tudo no clube, desde jogador a técnico, e que também havia falecido na semana.

Exemplo a seguir
Em boa hora foi criada a lei que obriga as empresas a admitirem pessoas com necessidades especiais. Nesta semana, uma destas jovens, Adriana de Brito Cezarino completou cinco anos de trabalho na Droga Raia aqui de Vila Prudente, sendo elogiada por sua constância e eficiência.

Visita
No dia 2 de outubro estaremos recebendo o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio, que vem acompanhado de Thiago Auricchio e Dr. Antônio Padua Tortorello.
Vou aproveitar a ocasião para renovar minha proposta de anexação de Vila Prudente a vizinha cidade, ou melhor, anexar São Caetano a Grande Vila Prudente que é composta por Ipiranga, Mooca e Sapopemba.

Descomplicando o celular
Na próxima quarta-feira, dia 26, a Sociedade Amigos de Vila Alpina (Savalp) promove mais um plantão para auxiliar quem tem dificuldade para lidar com tantas funções que os aparelhos de celulares oferecem. O atendimento é gratuito e acontece das 9h30 às 12h e das 14h às 16h. Rua Barão de Itapoã, 67. Informações: 2917-3659.

Literatura
Amanhã, dia 22, das 9h às 16h acontece a XII Feira do Livro do Ipiranga. O evento que ocorrerá no Mercado Municipal do Ipiranga – Rua Silva Bueno, 2109 – terá participação de escritores, poetas, atrações musicais e sorteio de brindes. Entrada franca.