Colunão

Lula é a bola da vez

No dia 24, em Porto Alegre, o ex-presidente Lula será julgado em segunda instância sobre eventuais irregularidades cometidas durante seu mandato.

Mesmo que os correligionários de Lula promovam atos de pressão, baderna e chantagem velada, como da senadora e presidente do PT Gleisi Hoffman que afirmou: “se Lula for condenado e preso haverá morte”, o fato é que o ex-presidente não pode ter foro, nem particular, e tampouco privilegiado. Deve responder por todas as acusações que lhe são imputadas. Afora isto, é querer ganhar na marra.

O julgamento, independente do resultado será histórico e pode, doravante, servir de paradigma como está servindo o tratamento que vem recebendo o ex-governador de São Paulo e candidato à presidente da República Paulo Maluf, hoje preso na Papuda em Belo Horizonte.

Se livre como esperam os adeptos de Lula, ele será forte candidato ao Planalto em outubro.

E por falar nisso…

O senador pelo PSDB José Serra está sendo acusado de ter recebido de empreiteiras ajuda financeira e propina durante sua campanha. É outro político que deve receber o mesmo tratamento de Lula, Paulo Maluf e do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, hoje em cana. Justiça boa é aquela que é rápida e não faz distinção entre processados.

Tucanos locais se reúnem

O Diretório Zonal do PSDB se reúne no dia 29, às 19h na sede da Savalp – Rua Barão de Itapoã, 67. Um dos assuntos da pauta é a discussão sobre o apoio a candidatura do prefeito João Doria a governador de São Paulo. De acordo com Rubens Ribeiro, tesoureiro da agremiação, existem correntes no diretório que são contra o apoio a Doria, defendendo sua manutenção no cargo de prefeito. Particularmente, Rubens Ribeiro prefere não se manifestar antes da reunião.

Tucanos II

Enquanto o Diretório Zonal do PSDB se prepara para decidir que posição tomar, corre através da Internet a publicidade para a reunião de filiados do partido (Leste 1) que acontece sábado, dia 27 no Tatuapé – Rua Airi, 116 na qual aparecem João Doria como candidato a governador e Geraldo Alckmin como candidato à presidente da República.

O colunista já expressou sua opinião a respeito em edições anteriores. De qualquer forma, vou repeti-la: se José Serra não for condenado e mostrar vontade de se candidatar ao governo de São Paulo, ele contará como candidato a vice-governador o hoje ministro Gilberto Kassab, que levará consigo o apoio do seu partido PSD. Aí então não haverá prévia feita pelos diretórios, ou João Doria que barre estas candidaturas. Anotem

Pela segurança

Leitores enviam carta ao jornal informando que desde que implantaram um “abrigo” localizado na Rua Serra do Jairé, nas proximidades da Rua João Soares, na Mooca, a vida dos moradores locais tornou-se um inferno, pois todos os dias dezenas de jovens são flagrados por câmeras de segurança furtando, roubando e ameaçando pessoas da região. Há imagens que mostram os malandros roubando à luz do dia, celulares de crianças a caminho da escola.

Afora isto, durante a noite formam-se grupinhos de infratores que usam drogas e fazem sexo abertamente. A Folha fará reportagem, oportunamente, mas até lá se faz necessário que a Polícia e o serviço social da Prefeitura tomem providências.

Moleque Travesso

O torcedor do Juventus ganhou um motivo a mais para se tornar sócio do clube. A Faculdade das Américas (FAM) e o Clube Atlético Juventus firmaram uma parceria cujo anúncio veio durante a apresentação do elenco.

Todos os sócios do clube terão desconto de 25% em mensalidades. O benefício vale também para aqueles que fazem parte do programa “Eu sou Torcedor”. Funcionários do Juventus e seus filhos serão igualmente privilegiados. Sócios podem aproveitar das vantagens em qualquer unidade FAM. O beneficio já está valendo.
De acordo com o presidente do Juventus, Domingos Sanches, um novo campus da FAM está em construção na Mooca, no terreno do antigo Moinho Santo Antônio. Será a maior unidade da Faculdade e vai atender milhares de estudantes.

Mais Moleque

O considerado Francisco Romanucci, que é conselheiro do Juventus, envia carta à coluna falando sobre as reuniões de Diretoria e do Conselho do clube, que foram objeto de crítica neste espaço. Diz Romanucci que as comissões subordinadas ao presidente do Conselho Itamar Colombini Capani, bem como a este órgão tem que cumprir rigorosamente o estatuto do C.A. Juventus, o que incomoda alguns. Eu mesmo cancelei um compromisso familiar para comparecer a reunião que não houve em 27/11/17 e nem por isso criei problemas.

Carnaval de rua é na Vila

Estão abertas as inscrições para o “Bloco do OPA”, que desde 2015 vem saindo pelas ruas do bairro no sábado que antecede a semana de Carnaval. Tendo como organizadores Gildo Girotto Jr., Renato Marcon Pugliesi, Vitor Fabrício, Rafael Marcon e Ronaldo Augusto da Silva (todos universitários, e profissionais liberais). O OPA saíra às ruas no sábado dia 3 de fevereiro. A concentração é na Praça do Centenário a partir das 13 horas. O bloco fará percurso pelas ruas Cananéia, Américo Vespucci, Fidelis Papini, Ettore Ximenes, terminando na apoteose novamente na Praça do Centenário. A Folha está envolvida na divulgação do evento, e na colaboração para captação de recursos. Foliões que quiserem participar podem ligar para Gildo, no fone 97516-0510 ou Renato 99232-2087. Na próxima edição traremos mais informações a respeito.

Reivindicação cria barba

Osvaldo Santana, líder incomparável da Olaria em Vila Alpina faz justa reivindicação ao CET e à Prefeitura Regional de Vila Prudente para implantação de faixa amarela na Rua Costa Barros, quase esquina com Rua Gaspar Barreto. O pedido feito em setembro do ano passado deve ter caído em algum misterioso escaninho, pois nenhum funcionário dos órgãos citados, até hoje deu resposta alguma.

Homenagem ao mestre

Diretores e alunos da Associação Karatê-Do Tanaka promovem cerimônia no domingo, dia 21, às 11h na sede da entidade – Rua Capitão Pacheco Chaves, 1063 – Vila Prudente, marcando o 1º aniversário da morte do mestre Tsunioshi Tanaka fundador da entidade. Entrada franca.