Colunão

São Paulo – 466 anos
No sábado, dia 25, a cidade de São Paulo completa seu 466º aniversário de fundação. A maior e mais rica cidade do País, com população beirando a 13 milhões de habitantes, tem história digna de nota, mormente seu gigantesco desenvolvimento na segunda metade do século 19, o que lhe conferiu na ocasião o epiteto da “cidade que mais cresce no mundo”. Até 1872 a população paulistana não passava de 32 mil habitantes, perdendo em números até para Niterói e Cuiabá. Com o incremento da lavoura cafeeira, a implantação das estradas de ferro, e a imigração européia (especialmente italiana e espanhola) agindo simultaneamente a São Paulo de Piratininga chegaria em 1900 com 225 mil habitantes, ou seja, 28 anos multiplicaria sua população sete vezes.
Foi neste período de avassalador crescimento que Vila Prudente foi fundada, e não por coincidência de quatro italianos natos (os irmãos Panfilio, Bernardino, Emídio Falchi e Serafim Corso).

São Paulo II
Nos dias atuais, São Paulo é o epicentro de um conglomerado de 38 municípios cognominados como “Grande São Paulo”, que reúne população de mais de 21,5 milhões de pessoas, tornando a maior região metropolitana do Brasil e uma das 10 maiores do mundo.

Linha 15 – Prata
Em resposta ao Editorial da edição passada, o Metrô encaminhou carta à redação da Folha ressaltando que “como qualquer outra linha de metrô, a Linha 15-Prata vem sendo implantada em etapas (…) por se tratar de um empreendimento grandioso, de alto custo e complexidade de construção”. Ainda segundo o documento “a prioridade do Estado sempre foi levar esse modal rápido e de alta capacidade para as regiões mais carentes de infraestrutura de transporte. Com os esforços da atual gestão do Governo do Estado, a Companhia atingiu o objetivo, retomando obras paradas e disponibilizando novos trechos da Linha, com capacidade para atender mais de 300 pessoas por dia”.
A nota ressalta ainda que “como a própria Folha de Vila Prudente atestou, o resultado é positivo, pois os moradores das regiões atendidas pela Linha 15 têm trocado os ônibus pelo monotrilho, realizando viagens muito mais ágeis e confortáveis, economizando mais de 1h por dia em seus trajetos”.

Mais monotrilho
Na continuação da nota enviada à Folha o Metrô volta a reafirmar que haverá a ampliação da Linha 15 até o Ipiranga, aumentando a capacidade de transporte e facilitando o trajeto para outras regiões.  O Editorial da semana passada cobrava justamente esse comprometimento para desafogar o fluxo de passageiros na estação Vila Prudente, único ponto de onde monotrilho e metrô se cruzam. “Vila Prudente é uma estação de transferência e requer mais atenção, assim como as estações mais movimentadas de qualquer outra linha”, ressalta o Metrô.
Por fim, lembra que tão importante quanto os esforços para a construção do monotrilho, “é a estruturação dos outros meios de transporte complementares, para equilibrar a demanda e aperfeiçoar o atendimento”.
Vale lembrar que a operação das linhas de ônibus da cidade é de responsabilidade da Prefeitura.

Paróquia São José – 80 anos
Ontem iniciaram-se as comemorações pelos 80 anos da Paróquia São José. A bela igreja foi construída na Vila Zelina graças ao empenho do padre lituano Benediktas Sugintas e o apoio financeiro e braçal dos moradores que faziam mutirões aos finais de semana. Dizia-se na época que enquanto construíam suas próprias residências na nova vila, era um tijolo para a casa e outro para a igreja. O projeto foi realizado pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo.
A igreja foi inaugurada em 16 de fevereiro de 1936, data da independência da Lituânia. E quatro anos depois, em 25 de janeiro de 1940, foi consagrada paróquia.

Mais Paróquia São José
A Cantata Brasileira e Lituana abriu os festejos na noite de ontem. Hoje, dia 24, às 20h, estão previstas apresentações de vídeos e fotos sobre a história da paróquia. Neste sábado, dia 25, haverá benção do comércio e missa para celebrar os 80 anos às 16h.
No domingo, dia 26, também haverá missas especiais às 8h, 9h30 e 18h. A celebração das 9h30 contará com a presença do cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.
Um almoço festivo com churrasco, a partir das 12h30 do domingo, marca o encerramento das comemorações. Convites à venda na secretaria da paróquia na praça República Lituana, 74, Vila Zelina. Mais informações pelo telefone: 3805-2827.

Banca abandonada
Finalmente a Subprefeitura de Vila Prudente conseguiu retirar uma banca de jornais abandonada, que ficava na esquina das avenidas Francisco Falconi e Anhaia Mello, no Jardim Avelino. A ação aconteceu na última segunda-feira, dia 20. A Folha já havia publicado sobre o receio dos moradores da região de passar pelo trecho, pois a carcaça da banca servia de esconderijo para assaltos aos motoristas que paravam no semáforo ao lado.

Fim dos panfletos
Conforme já informamos na edição passada, a Prefeitura proibiu a distribuição de panfletos publicitários na cidade. Além da aplicação de multa, a decisão também prevê a apreensão do material e a pena poderá ser reaplicada de hora em hora caso a pessoa insista na infração.
Uma ótima alternativa para divulgar serviços e produtos dentro da lei e sem risco de sanções, continua sendo a imprensa regional. A Folha oferece certificação de tiragem e conta com eficiente roteiro de distribuição. Mais informações pelo telefone 2028-3000 ou e-mail: jornal@folhavp.com.br.

Anistia de imóveis
Por iniciativa da vereadora Edir Sales (PSD) aqui da região, o secretário Municipal de Licenciamento César Azevedo e equipe técnica, estarão proferindo palestra sobre anistia e regularização de imóveis na cidade de São Paulo, trazendo informações de como os munícipes devem proceder para se beneficiar das novas leis. O evento acontece no salão Nobre do Círculo – Rua José Zappi, 120 no dia 29, às 19 horas. Entrada franca.

Vila Prudente
A primeira reunião para formação da Comissão de Festejos do 130º aniversário de Vila Prudente acontecerá na próxima terça-feira, dia 28, às 18h30. O encontro é aberto a todas organizações, empresários e grupos artísticos que queiram contribuir no desenvolvimento dos eventos alusivos. Informações pelo telefone 2271-3344 com Rubia.