Colunão

129 olhando 130
Já se encontram abertas as inscrições para o 12º Campeonato de Jogos de Mesa, alusivo ao 129º aniversário de fundação de Vila Prudente. O certame que será realizado no dia 18, às 9h, no salão Salvador Patané – Rua José Zappi, 255 – conta com jogos de damas, xadrez, tranca, buraco e dominó. Inscrições gratuitas pelo telefone 2271-3344 ramal 314. A promoção é do grupo Os Sapecas do Círculo.
Para as comemorações do 130º aniversário de Vila Prudente, já foi definido o tema que marcará todos os eventos. A pequena e significativa frase é: “VILA PRUDENTE EU TE AMO” a mesma que foi utilizada na comemoração do centenário.
Interessados em participar da Comissão de Festejos podem ligar para 2271-3344 ramal 276.

Irmã Dulce

No domingo dia 13, freira Irmã Dulce será canonizada pelo papa Francisco no Vaticano, e doravante passará a ser tratada como Santa Dulce dos Pobres. Seu trabalho religioso e social desenvolveu-se em Salvador (Bahia), em vista disto o leitor deve estar perguntando por que Irmã Dulce não sendo da região, sua beatificação está na coluna. Simples: a primeira santa brasileira iniciou seu trabalho social no Círculo Operário da Bahia, entidade coirmã do Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente. No livro atual “Irmã Dulce – A Santa dos Pobres” de Graciliano Rocha (Planeta) a vivência da freira é minuciosamente descrita, e nela se vê a importância que teve o Círculo da Bahia na colaboração com suas obras.
Lembrando: o presidente da Folha Newton Zadra é presidente da Federação dos Círculos do Estado de São Paulo.

CEU Vila Prudente
Engenheiro que trabalha na construção do CEU Vila Prudente, e que pede anonimato, sugeriu ao colunista, que ao invés de reformarem a piscina semiolímpica que existe no complexo do Arthur Friedenreich, se faça uma quadra poliesportiva de qualidade no local. A ideia é correta e inteligente porque sempre foi pouco utilizada. As outras duas piscinas – a feijão e a infantil – continuam em reforma.
Ainda a respeito lembro que ali naquele CEU deveriam implantar o decantado centro cultural de Vila Prudente, com espaços para manifestação de todo tipo de arte. A Folha está nesta luta há mais de 10 anos.

Mutirão no São Lucas
Faltou assessoria à Prefeitura, além de localização de espaço geográfico, na pré e na pós divulgação do evento Mutirão nos Bairros promovido no último dia 5, na Praça Mendel Hirschfeld, que fica no distrito de São Lucas. O governo municipal insistiu que a ação foi alusiva aos 129 anos de Vila Prudente.
A subprefeitura é a mesma para os distritos de Vila Prudente e São Lucas, mas quem conhece bem a região sabe onde fica cada um dos bairros e os respectivos distritos. Na página oficial da Prefeitura no Facebook internautas fizeram esse questionamento geográfico.

Mais uma consideração
São Lucas merece muito o evento Mutirão nos Bairros que disponibilizou uma série de serviços gratuitos, mas fica anotado para a Prefeitura divulgar corretamente em uma próxima ocasião – o que ajuda inclusive a chamar a atenção da comunidade sobre o local onde realmente acontece a ação. Teve morador do Jardim Grimaldi alegando que se deparou com o mutirão “em cima da hora” porque pensava que era só na Vila Prudente.

Segurança pública
O vereador Rinaldi Digilio (Republicanos), aqui da região, aproveitou a visita do prefeito Bruno Covas (PSDB) na Vila Prudente e pediu para o alcaide interceder junto ao governador João Doria (PSDB) para ampliar o policiamento ostensivo na Vila Prudente, Vila Zelina e arredores. Os casos de roubo na região tiveram crescimento de 36% nos oito primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Dados oficiais também apontam o aumento de 13% nos casos de furtos. O tema Segurança Pública – ou a falta de segurança – foi pauta da Folha nas três últimas edições deste jornal. O vereador também encaminhou ofício ao Comando de Policiamento da Capital.

E por falar nisso…
O Conseg Vila Prudente reúne-se na próxima segunda-feira, dia 14, às 19h30, no salão Comunitário do Círculo de Trabalhadores – rua José Zappi, 255. Entrada e estacionamento grátis. Na pauta assuntos abordados na nota anterior.

Parque Verde da Mooca
A pedido desta Folha o professor Gastão Sales, MSc, do curso de Urbanismo e Arquitetura da Universidade São Judas está disponibilizando seus conhecimentos para colaborar no ante projeto do Parque Verde da Mooca, reivindicação que há 16 anos fazemos neste canto. Nos próximos dias teremos mais uma reunião com professor Gastão para discutir o assunto. Como sabem os leitores, o parque deverá ser implantado no antigo terreno da Esso, situado entre as ruas Barão de Monte Santo e Dianópolis.

Agostiniano Mendel
Este colunista cessará de falar sobre as querelas do Colégio Agostiniano Mendel para não fazer coro a um grupelho que atrás de anonimato e com finalidades escusas vêm atacando escolas confessionais e outras fundadas por religiosos católicos. Todas elas tradicionais com enormes serviços prestados à comunidade. São os tais sicofantas, que existem desde o tempo de dom João charuto. O rei dos sicofantas morreu, mas seus súditos continuam ativos.

Isenção de IPTU
Após muitas mobilizações dos movimentos de moradia e reuniões com os vereadores, a Câmara Municipal aprovou em definitivo na última quarta-feira, dia 9, o Projeto de Lei 513/19, de autoria do Executivo, que concede isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para os moradores dos conjuntos habitacionais populares. A faixa a ser atendida pelo projeto está vinculada ao programa Minha Casa Minha Vida com atendimento residencial e ao programa Crédito Solidário. A vereadora Juliana Cardoso (PT), aqui da região, foi uma das principais articuladoras para aprovação do projeto na Casa. Aguarda-se agora a sanção do prefeito Bruno Covas (PSDB).

Carnaval de Rua recorde
A Secretaria Municipal de Cultura encerrou o cadastramento de blocos e cordões carnavalescos com o recorde de 865 inscritos para 960 desfiles em 2020. De acordo com a Prefeitura, existe a possibilidade real de o Carnaval de Rua de São Paulo se tornar o maior do Brasil no próximo ano.