Colunão

São Paulo meu amor

Os 465 anos da fundação de São Paulo, a serem comemorados neste dia 25 me levaram a reler o livro de reminiscências “São Paulo dos meus amores” de Afonso Schimidt, escrito em 1954. As crônicas são lembranças de um São Paulo em início do século XX. Vejam este trecho e chorem: “Festas joaninas. Várzea da Mooca. Homens de colete, chapéu grande e vara na mão. De quando em quando, um par começa a dançar sem música, sem saber porque. É de pura alegria. Debaixo de mil toldos, vendem-se canecos de carrascão. Há mil guitarras gemendo. Há mil saudades cantando. Os foguetes sobem e fazem “psiu!”. Mas as bombas, desobedientes, continuam a estrondar pela noite estrelada”. Bons tempos aqueles.

Juventus

Deixou a melhor das impressões a reunião que tivemos com Dr. Domingos Sanches e Ivan Antipov, respectivamente presidente da Diretoria e presidente do Conselho Deliberativo do C.A.Juventus. Com opiniões próprias, mas complementares, ambos dirigentes do time grená mostraram que a agremiação da Mooca tem tudo para voltar a ser o gigante que foi num passado recente. Fiquei deveras impressionado com o projeto de reerguimento do clube. Com certeza chegarão lá. É preciso que a comunidade mooquense e vilaprudentina apóiem o Juventus.

Melhorias no Fried

Com o objetivo de tornar o CE Arthur Friedenreich um centro esportivo completo para a população, a vereadora Edir Sales (PSD), destinou recursos de emendas parlamentares para a construção de uma pista de skate profissional nesse local. A parlamentar está recebendo o apoio e orientação de atletas da região para que a obra atenda as especificações oficiais desse esporte, de modo que a pista sirva também para sediar campeonatos na cidade. “Poucos sabem, mas a Vila Prudente é um dos berços do skate na capital. Estamos trabalhando para recuperar esse status que vai alavancar ainda mais o esporte em nossa cidade”, ressaltou a vereadora.

Respeito ao verde

Na semana passada, pessoas ligadas a causas ambientais denunciaram ao jornal uma irregularidade ocorrida na Rua das Giestas, 450 – Vila Bela. O colo da árvore existente no local foi totalmente cimentado, o que impedia a passagem de água e poderia causar a morte da espécie. Os denunciantes solicitavam providências urgentes da Prefeitura antes que a árvore fosse comprometida.

Assim que recebeu a denúncia, no último dia 15, a reportagem da Folha entrou em contato imediatamente com a Secretaria Municipal das Subprefeituras cobrando atuação no caso. Na última terça-feira, dia 22, uma semana depois, o órgão esclareceu ao jornal que, após avaliação de engenheira agrônoma, o concreto seria retirado da base da planta até a quarta-feira, dia 23, e seriam analisadas as condições de saúde da árvore. Foi ressaltado que todos os esforços para salvá-la seriam realizados. Levando em consideração a escassez de funcionários e a burocracia que rege os trâmites da Prefeitura, o tempo para a atuação não foi longo e merece elogio. No entanto, uma questão importante não foi abordada. Será que os moradores e comerciantes da localidade foram instruídos sobre os malefícios causados pela concretagem no colo das árvores?

Respeito II

O caso do plantio e do trato de árvores de rua é um problema de toda São Paulo. Plantam-se espécies que não são indicadas, cortam-se raízes de superfície que quebram calçadas, e podas são feitas em última instância.

E por falar nisso…

O Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Vila Prudente (CADES-VP) e o Conselho do Parque Lydia Natalizio Diogo, reuniram-se esta semana na Subprefeitura de Vila Prudente para tratar de problemas comuns. O evento contou com a presença do subprefeito José Antônio Varela Queija que se mostrou interessado em conhecer os projetos ambientais da região, entre eles o orquidário recentemente implantado na SubVP.

Poupatempo Móvel

Entre os dias 15 e 19 deste mês, o Poupatempo Móvel esteve no estacionamento do Central Plaza Shopping, na Vila Prudente. A importância do serviço é medida pelos números. Em cinco dias foram realizados 1.897 atendimentos aos moradores da Vila Prudente e região. Desses, 1567 foram para a renovação e emissão de Carteira de Identidade (RG), 325 para serviços públicos online e 5 para Atestado de Antecedentes Criminais (AAC).

A entrega dos RGs está programada para os dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, das 10 às 16h, no espaço Coworkin Arco do Central Plaza Shopping, Avenida Doutor Francisco Mesquita, 1000.

Cata-Bagulho

Está programado para sábado, dia 26, a partir das 8h, a operação cata-bagulho em algumas ruas da região. Desta vez o perímetro compreendido começa na Rua Baía Grande, direita na Rua Lombroso, esquerda na Rua Vicente Giacaglini, esquerda na Tripui, direita na Rua dos Rainunculos, esquerda na Rua Candido da Silva, segue pela Av. Francisco Falconi, esquerda na Av. José da Nóbrega Botelho, segue pela Av. Zelina, esquerda na Rua Manaias, direita na Rua dos Ciclames, esquerda na Ibitirama, esquerda na Av. Doutor Francisco Mesquita, seguindo até a Rua Baia Grande. A orientação da Prefeitura é para que os materiais descartados sejam depositados nas vias compreendidas no início da manhã de sábado, por volta das 7h.

Moradias para famílias de baixa renda

A Unificação de Lutas de Cortiços e Moradia (ULCM) está retomando as suas reuniões na região. A finalidade é organizar e depois encaminhar as famílias de baixa renda para serem contempladas pelos projetos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida.

A reunião é aberta aos interessados e será realizada no próximo domingo, dia 27 de janeiro, às 9h, no Salão Comunitário do Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente, Rua José Zappi  nº 255.

A ULCM está habilitada pelo Ministério das Cidades e apta a participar dos projetos dos governos municipais (COHAB) e estaduais (CDHU) na categoria entidades. Informações pelo telefone (11) 94635- 9831 (Alexandre Kiko).

Zé Índio

Reportagem sobre a morte de Zé Índio teve ampla repercussão. A observação que fizemos para que seja escrita a biografia de Zé Índio, encontrou um punhado de apoiadores. Outra sugestão é “batizar” algum logradouro da Mooca com seu nome.

Futsal feminino

O Círculo de Vila Ema – Rua Pinto da Luz, 705 – está abrindo vagas para escolinha de futsal feminino. Informações (11) 94776-3808 com o professor Lelo.

Carnaval

Acontece neste sábado, dia 26, das 15h às 22h na quadra de futsal do Casp Vila Alpina – Rua Maria Tavares, 183 – a festa do Bloco Carnavalesco Morro da Vila Alpina. O evento contará com a presença do DJ Wagnão & Convidados. Entrada franca.