Colunão

*Colunão publicado em 15 de janeiro

Retomada das aulas I
A Prefeitura autorizou ontem o retorno de parte dos alunos às escolas das redes pública e privada a partir de 1º de fevereiro. Receber crianças e adolescentes no ambiente escolar em meio à pandemia exige atenção redobrada e pesados recursos financeiros.
O governo municipal alegou que está investindo R$ 2,7 bilhões para garantir que as medidas de segurança e sanitárias sejam cumpridas. No valor está a aquisição de 465 mil tablets que serão utilizados pelos alunos e diversas reformas de adequação em 552 escolas.
Também foram adquiridos 760 mil kits de higiene (sabonete líquido, copo e nécessaire), 2,4 milhões de máscaras de tecido, 6,2 mil termômetros digitais e 75 mil protetores faciais que serão destinados a alunos e servidores.

Retomada das aulas II
Durante a coletiva virtual comandada pelo vice-prefeito Ricardo Nunes (Bruno Covas passou por mais uma sessão de radioterapia ontem), foi destacado ainda que a Prefeitura está pedindo ao Ministério da Saúde a inclusão dos professores como prioritários na Campanha de Vacinação contra a Covid-19. Por enquanto, educadores acima de 60 anos ou com comorbidades, assim como alunos com problemas de saúde, ficam impedidos de retornarem às aulas presenciais.

E por falar nisso…
Dentre os novos colunistas desta Folha, passamos a contar periodicamente com a participação de Cláudio Fonseca, presidente do SINPEEM (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo), que já tem artigo publicado na página 2 da edição imprensa. Além de escrever sobre o tema, Fonseca se predispõe a responder questões de Educação formulada por leitores.

E por falar II
Outros temas também serão tratados por especialistas na nova configuração da Folha. Culinária terá a primeira coluna assinada por Renato Chiantelli (Stazione Dopo Lavoro) e será publicada a cada quatro edições. O jornalista André Kuchar terá como incumbência escrever sobre assuntos da comunidade e da Câmara Municipal a cada duas edições. Outras novidades serão apresentadas mais à frente.

Plano SP
Diante do aumento de casos de Covid-19 no estado, haverá nova atualização de emergência do Plano São Paulo nesta sexta-feira, dia 15. A reclassificação estava prevista para acontecer apenas no dia 5 de fevereiro. A coletiva do Governo do Estado está marcada para às 12h45.

Enchentes na Vila Prudente
A vereadora Edir Sales (PSD) se reúne nesta manhã com o secretário Municipal de Infraestrutura e Obras, Marcos Monteiro, para tratar dos alagamentos que, mais uma vez, provocaram pânico e prejuízos na Vila Prudente. Daremos o resultado do encontro na próxima edição.

Vacinação Covid- 19

Através de ofício dirigido à Coordenadoria da Secretaria de Saúde, o Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente ofereceu toda sua infraestrutura física e profissional para aplicação da vacina contra a Covid-19. Para os que não sabem, o Círculo Saúde tem 27 profissionais entre médicos e enfermeiras, e expertise suficiente para colaborar com o governo no plano de vacinação.

Bandeira do São Lucas

Através do Diário Oficial do Município de 30 de junho de 2020, ficou-se sabendo que o bairro do São Lucas estava promovendo um concurso para eleger a bandeira da comunidade. Desenhistas enviaram seus projetos a Subprefeitura de Vila Prudente, mas em vista da pandemia (essa tal de pandemia serve de desculpa pra tudo) o concurso foi adiado. Agora estão informando que o tal concurso terá novas datas de entrega dos desenhos, assim como prazos de eleição e escolha. Mais detalhes na próxima edição.

Nova camisa grená
Depois de começar o ano anunciando novo técnico para a equipe profissional, o Clube Atlético Juventus reservou a noite de ontem para apresentação da nova camisa para a temporada 2021. A principal meta do clube neste ano, além de equilibrar as contas, é voltar à elite do futebol paulista. Sonhar é preciso.

Confeitaria internacional
Será inaugurada hoje, dia 15, no Shopping Anália Franco, uma unidade da famosa Carlo’s Bakery, da série de TV Cake Boss. A loja é a quarta da rede fora dos Estados Unidos, onde vive a família do chef Buddy Valastro, estrela do programa televisivo que mostra os bastidores da confeitaria. O novo empreendimento possui 83,50 metros quadrados de área construída e terá o mesmo cardápio das outras Carlo’s Bakery, onde os destaques são os clássicos cannolis e os bolos decorados.

Rotarianos em festa

O Rotary Club Vila Alpina, o mais atuante da região Mooca-Vila Prudente completou seu 46º aniversário de fundação ontem dia 14. A entidade presidida por José Carlos Citro, reúne-se semanalmente na rua João Batista Mendo, 200, e desenvolve diversos programas sociais de importância, além de colaborar fortemente na manutenção da Legião Mirim, escola que forma jovens para o primeiro emprego.

Efemérides

No dia 14 de janeiro de 1904, ou seja, há 117 anos era expedida a primeira carta de motorista de São Paulo. A curiosidade é que a referida carta foi outorgada a Menotti Falchi um dos membros da família fundadora de Vila Prudente. A importância dos Falchi na cidade de São Paulo, no começo do século 20, fica evidenciada não só por este privilégio. O primeiro automóvel registrado na cidade, que teve a chapa número 1, foi de Américo Falchi, que posteriormente cedeu-a ao conde Francisco Matarazzo.

José Quintino da Costa (Quintino)

Morreu aos 83 anos de idade. Viúvo de Marli da Costa, deixa os filhos Júnior, Marcelo e Cristiane. A missa de 7º dia será celebrada dia 17, às 18h, na Paróquia São José de Vila Zelina.