A Prefeitura entrega neste domingo, dia 7, o Parque Verde da Mooca, que se tornará o 124º parque municipal da cidade. O evento começa a partir das 10h30 e será aberto à população. A entrada é pela rua Dianópolis, altura do número 436. A inauguração integra a programação da segunda edição do Junho Verde, iniciativa da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente voltada à promoção da conscientização ambiental, ampliação das áreas verdes e fortalecimento das ações de adaptação climática.
A Folha de Vila Prudente, através do presidente Newton Zadra, iniciou há mais de duas décadas a reivindicação pelo Parque da Mooca no terreno de quase 100 mil m² entre as ruas Barão de Monte Santo e Dianópolis. Na ocasião, a área estava em processo de remediação pela grave contaminação ambiental que sofreu enquanto abrigou por mais de 55 anos um depósito de combustíveis da Esso. Com o passar dos anos o movimento foi ganhando a adesão de autoridades, lideranças e da comunidade. Apesar da grande mobilização, o Parque da Mooca foi implantado em metade do terreno, em área de aproximadamente 47.478 m². A outra parte será ocupada por novos condomínios de prédios.
De acordo com a Prefeitura, desde 2018 foi emitido o Termo de Reabilitação para Uso Declarado, atestando a viabilidade do local para implantação da área verde. As obras do parque foram iniciadas em junho de 2024.
O novo espaço público conta com edifício administrativo com sanitários e vestiários, guaritas de acesso, espaços de convivência, playgrounds com brinquedos inclusivos, equipamentos de ginástica, além de cachorródromo, clareira em formato de anfiteatro, praças e áreas de contemplação. Também conta com um percurso principal de aproximadamente 800 metros, que integra os diferentes equipamentos. Foi preservada uma figueira de grande porte localizada na área central.
O parque foi implantado por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a construtora Eztec. A área foi incorporada ao patrimônio municipal por meio do instrumento de Transferência do Direito de Construir (TDC), viabilizando a criação do novo espaço público. As obras ficaram a cargo da empresa, enquanto a gestão e manutenção do parque serão realizadas pela Secretaria do Verde. (Kátia Leite)







