Após luta de mais de 20 anos, Mooca ganha parque

A Prefeitura entrega neste domingo, dia 7, o Parque Verde da Mooca, que se tornará o 124º parque municipal da cidade. O evento começa a partir das 10h30 e será aberto à população. A entrada é pela rua Dianópolis, altura do número 436. A inauguração integra a programação da segunda edição do Junho Verde, iniciativa da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente voltada à promoção da conscientização ambiental, ampliação das áreas verdes e fortalecimento das ações de adaptação climática.

A Folha de Vila Prudente, através do presidente Newton Zadra, iniciou há mais de duas décadas a reivindicação pelo Parque da Mooca no terreno de quase 100 mil m² entre as ruas Barão de Monte Santo e Dianópolis. Na ocasião, a área estava em processo de remediação pela grave contaminação ambiental que sofreu enquanto abrigou por mais de 55 anos um depósito de combustíveis da Esso. Com o passar dos anos o movimento foi ganhando a adesão de autoridades, lideranças e da comunidade. Apesar da grande mobilização, o Parque da Mooca foi implantado em metade do terreno, em área de aproximadamente 47.478 m². A outra parte será ocupada por novos condomínios de prédios.

De acordo com a Prefeitura, desde 2018 foi emitido o Termo de Reabilitação para Uso Declarado, atestando a viabilidade do local para implantação da área verde. As obras do parque foram iniciadas em junho de 2024.

O novo espaço público conta com edifício administrativo com sanitários e vestiários, guaritas de acesso, espaços de convivência, playgrounds com brinquedos inclusivos, equipamentos de ginástica, além de cachorródromo, clareira em formato de anfiteatro, praças e áreas de contemplação. Também conta com um percurso principal de aproximadamente 800 metros, que integra os diferentes equipamentos. Foi preservada uma figueira de grande porte localizada na área central.

O parque foi implantado por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a construtora Eztec. A área foi incorporada ao patrimônio municipal por meio do instrumento de Transferência do Direito de Construir (TDC), viabilizando a criação do novo espaço público. As obras ficaram a cargo da empresa, enquanto a gestão e manutenção do parque serão realizadas pela Secretaria do Verde. (Kátia Leite)

Parque Verde da Mooca ocupa área de aproximadamente 47.478 m² (Imagem: Rafa No Ar)

 

 

Quermesses de paróquias animam o fim de semana

É tempo de festas nas igrejas da região. Confira algumas das opções neste final de semana.

Jardim Independência
A 68ª Festa de São Pedro na paróquia do Jardim Independência prossegue até 28 de junho, sempre aos sábados e domingos a partir das 19h. A quermesse acontece no pátio da igreja com capacidade para até 4 mil pessoas e conta com 13 barracas de comidas típicas, bebidas e doces. Também há opções de brincadeiras para crianças e shows musicais todas as noites. Aproveitando o clima da Copa do Mundo de futebol, foi montado espaço para troca de figurinhas do álbum. O ingresso para entrar custa R$ 4 (crianças até 10 anos e idosos acima de 60 não pagam). A Paróquia São Pedro Apóstolo fica na avenida Alberto Ramos, 614.

Vila Prudente
O arraial da Paróquia Santo Emídio, na Vila Prudente, começa neste sábado, dia 6, e continua até 21 de junho, aos sábados das 17h às 22h e aos domingos em dois horários: das 11h30 às 15h30 e das 18h às 21h. A quermesse conta com barracas típicas de comidas, pescaria e outras brincadeiras, além de quadrilha e apresentações de música ao vivo. Acontece na Ingaí, 35, ao lado da paróquia.

Vila Califórnia
A Paróquia Nossa Senhora das Graças abre a 41ª Grande Festa neste sábado, dia 6, a partir das 18h. Continua até 12 de julho, aos sábados das 18h às 23h e aos domingos com almoço das 11h às 15h e festa das 18h às 22h. A quermesse terá comidas e bebidas típicas, música ao vivo todas as noites, rodadas de bingo e telão para acompanhar os jogos da Copa. A igreja fica na rua Antenas, 582, Vila California.

São Lucas: ato neste domingo pela criação de parque

Ativistas ambientais da região realizam um abraço simbólico neste domingo, dia 7, na área da antiga fábrica das Linhas Corrente, no Jardim Independência. O ponto de encontro será às 10h, na avenida do Oratório, altura do número 1580, em frente ao 42º Distrito Policial – São Lucas. O ato é aberto para todos os interessados.

O objetivo é cobrar a criação do Parque Municipal do São Lucas no terreno de 86 mil m² que conta com um extenso espaço verde. Outros 100 mil m² da área que pertenceu à extinta fábrica foram desapropriados pelo Metrô para construção do Pátio Oratório da Linha 15-Prata de monotrilho.

O restante do terreno pleiteado para parque pertence atualmente ao Grupo Zaffari, do Rio Grande do Sul. A Prefeitura já iniciou no passado tratativas para assumir o terreno, mas o processo não avançou.

Dentro do local existe uma ampla trilha por um bosque fechado. Além da natureza, chama atenção as construções remanescentes da antiga fábrica, como um enorme galpão e as vilas com as residências de antigos funcionários. “É um patrimônio histórico e ambiental que precisa ser preservado e aberto ao público”, defendem os ativistas.

Cidade ganha iluminação verde e amarelo para Copa

Alguns dos principais cartões-postais da cidade ganham iluminação especial para as partidas da seleção brasileira de futebol. A ação promovida pela Prefeitura, por meio da SP Regula, começou com o amistoso do último domingo, dia 31, e também acontece no jogo treino deste sábado, dia 6. Depois, continua nos jogos do Brasil na Copa, cuja estreia será em 13 de junho.

Entre os locais que recebem a iluminação estão o Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura (foto acima); o Viaduto do Chá; o Theatro Municipal; o Edifício Martinelli; o Obelisco do Ibirapuera; a Ponte Estaiada na Marginal Pinheiros e a Ponte Estaiadinha na Marginal Tietê.

As fontes do Parque da Independência e do Parque Ibirapuera também ganharão as cores verde e amarelo.

Odelisco do Ibirapuera com iluminação especial em dias de jogos da seleção. Fotos: JFDiorio/Prefeitura SP

 

Caneta emagrecedora: PM flagra laboratório clandestino

Na madrugada da segunda-feira, dia 1º, a Polícia Militar descobriu um laboratório clandestino usado para manipular canetas emagrecedoras, entre outras substâncias, em um imóvel na rua das Mimosas, na Vila Lucia, que pertence ao distrito de Vila Prudente. Um homem de 25 anos foi preso em flagrante.

Os policiais realizava patrulhamento quando perceberam que o portão de uma casa estava aberto. Como ninguém atendeu às tentativas de contato pelo interfone, suspeitaram de possível furto ou roubo em andamento.

Durante a vistoria ao imóvel descobriram uma estrutura utilizada para a produção clandestina de medicamentos. Foram apreendidas 718 ampolas de um princípio ativo usado para controle de peso, além de 180 caixas com a mesma identificação. Também foram encontrados rótulos e equipamentos utilizados na manipulação das substâncias, além de dois celulares.

O suspeito encontrado no local alegou que foi contratado para trabalhar como segurança da residência e que não sabia a identidade das pessoas responsáveis pela fabricação e manipulação dos produtos.

O caso foi registrado como falsificação de produtos terapêuticos e medicinais no 42º Distrito Policial – Parque São Lucas.

TEIA Tamanduateí: oficinas de marketing em junho

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho divulgou a agenda de junho das unidades do TEIA, rede de espaços de trabalho compartilhado e colaborativo. As atividades gratuitas terão foco em marketing, vendas, finanças, tecnologia e fortalecimento de negócios.

Na região, a opção é a unidade TEIA na estação Tamanduateí da Linha 2-Verde de metrô. A programa deste mês conta com oficina de WhatsApp Business para Vendas e Atendimento no dia 12, das 14h às 16h.

No dia 19, das 14h às 16h, acontece o encontro de networking “Como Utilizar a Comunicação Assertiva nos Negócios”. Também será realizada a oficina Facebook e Instagram para Negócios no dia 26, das 14h às 16h.

É necessário fazer inscrição sempre até um dia antes dos eventos pelo site: adesampa.com.br.

Saiba mais

Inaugurado em janeiro, o Teia Tamanduateí fica aberto de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 10h às 19h. Conta com 18 estações de trabalho, sendo oito com computadores e dez para uso com equipamentos próprios. Tem ainda uma sala de reunião com capacidade para até sete pessoas. Oferece Wi-Fi gratuito.