Academia onde aluna fez natação antes de morrer reabre

Desde a sexta-feira passada, dia 15, quem passa pela esquina da avenida do Oratório com a rua Bartolomeu Corrêa Bueno, no Parque São Lucas, constata que a academia C4 GYM reabriu as portas. A fachada do imóvel foi pintada, cobrindo as mensagens de protestos nas paredes externas pela morte da professora Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos. Ela passou mal e faleceu no hospital poucas horas depois de participar de uma aula de natação no local no dia 7 de fevereiro. Outros alunos, inclusive o marido de Juliana, também apresentaram complicações de saúde e precisaram ficar internados em hospitais. A academia permanecia interditada.

Em nota divulgada à imprensa, a defesa da academia informou que, por decisão judicial liminar, foi autorizada a reabertura da unidade Parque São Lucas, permitindo o funcionamento das áreas secas. A piscina permanece fechada.

A nota enviada à imprensa destaca ainda que: “Na decisão, o juiz entendeu que estão presentes os requisitos legais para a reabertura. A Academia C4 GYM reafirma seu compromisso com a transparência e o cumprimento das normas, e permanece à disposição das autoridades”.

A reabertura parcial foi autorizada por liminar da 16ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo. De acordo com a decisão, a academia apresentou pedido de regularização junto à Prefeitura e não poderia sofrer sanções relacionadas à falta de licença de funcionamento enquanto o processo estiver em andamento.

A morte da professora segue em investigação pelo 42º Distrito Policial – Parque São Lucas, que fica em frente à academia. Os três sócios da C4 GYM foram indiciados pela Polícia Civil por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco de causar a morte.

A família de Juliana, que residia na Vila Ema, ficou abalada e indignada com a reabertura da academia e pede justiça. Em uma nota de pesar publicada em rede social no último dia 16, a mãe da vítima, Nívea Regina Faustino Basseto, cobra respostas para o andamento do processo, entre elas, o laudo do IML que ainda não foi concluído. “Seguimos sem respostas”, destaca. “Tudo o que buscamos é a transparência sobre o que aconteceu. Como mãe, não vou desistir de lutar pela memória da minha filha e pela justiça”.

Vacinação contra a gripe é ampliada

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, liberou desde a segunda-feira, dia 18, a vacinação contra o vírus da influenza (gripe) para toda a população com mais de seis meses de idade.

A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, no mesmo horário.

A modalidade drive-thru, direcionada preferencialmente para pessoas com 60 anos de idade ou mais e pessoas com dificuldade de locomoção, continua disponível durante este mês de maio. Na região, a ação acontece no entorno da UBS Parque São Lucas, na rua Felipe Lucas altura do número 185. O serviço fica disponível de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

“Ampliar a vacinação é essencial para proteger e prevenir casos graves de influenza, especialmente no período da sazonalidade. É muito importante que todos se vacinem”, reforça a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Mariana de Souza Araújo.

A Secretaria ressalta que a vacina contra a gripe é reformulada todos os anos para proteger a população contra as cepas mais recentes dos vírus influenza A e B.

Saiba mais

A gripe é uma infecção respiratória transmitida por gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar. Os sintomas mais comuns incluem febre alta repentina, calafrios, dores no corpo, dor de cabeça, tosse, coriza, dor de garganta, fadiga e mal-estar. Embora, na maioria dos casos, a doença evolua de forma leve, ela pode provocar complicações graves, como pneumonia e agravamento de doenças crônicas.

Entre os idosos, a influenza representa maior risco de hospitalização e morte em função da queda da imunidade e da presença frequente de doenças crônicas. Já nas crianças, especialmente as menores de 5 anos, a infecção pode evoluir rapidamente para quadros respiratórios mais graves.