Corte de enorme árvore no CEU

Quem passa pelas imediações do CEU Vila Prudente /Vila Alpina se surpreende com pedaços da enorme seringueira que deixava mais verde a esquina da rua João Pedro Lecor com a avenida Francisco Falconi.

Questionada pela Folha, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente informou que o exemplar, de falsa seringueira, apresentava condição fitossanitária comprometida, com presença de fungos e cupins, além de recorrentes quedas de galhos no interior da unidade, representando risco à segurança de pedestres e frequentadores do CEU.

Ainda de acordo com a Secretaria, diante desse cenário, e com base em laudo técnico solicitado pelo Instituto Baccarelli, responsável pela gestão CEU, foi autorizado, em caráter excepcional, a supressão da árvore, considerando a necessidade de prevenir acidentes.
A Secretaria detalhou ainda que a autorização foi concedida com base na análise técnica e seguiu os critérios da legislação previstos para esse tipo de intervenção. Como medida compensatória, está previsto o plantio de uma muda nativa.

A Secretaria Municipal de Educação também alegou que havia proximidade com o gradil e com as redes elétrica e de telefonia, ampliando o risco de acidentes.

“Perdemos mais uma importante árvore da região, que deveria ter recebido mais atenção e cuidados para não precisar ser sacrificada. A nova muda levará décadas para desempenhar o benefício dessa antiga seringueira”, lamenta uma frequentadora do CEU que pediu anonimato.

No ano passado, outra gigante seringueira que estava no Centro Esportivo Arthur Friedenreich há mais de 60 anos também foi morta para o avanço das obras do piscinão, causando muita indignação na região.

Seringueira na esquina da rua João Pedro Lecor com a avenida Francisco Falconi (Foto: Fernando Salvio)

 

 

 

 

Editorial: Lixo nas ruas

Passados mais de dez dias da mudança na coleta de lixo domiciliar, a confusão continua na região. Desde a alteração no dia último 20, a Ecourbis Ambiental, empresa responsável pelo serviço, e a SP Regula, órgão de fiscalização da Prefeitura, informaram apenas que a coleta é “diurna” – sem ao menos especificar matutino ou vespertino. O resultado da comunicação truncada são sacos de lixos amontoados pelas calçadas que, não raro, acabam estourados ou revirados por animais ou catadores. A previsão da Ecourbis é que – em até 15 dias – os novos horários de passagem dos caminhões serão disponibilizados no site. Enquanto não há definição, a orientação oficial (informada apenas nesta semana) é que moradores disponibilizem o lixo a partir das 7h.
Contudo, a divulgação da rotina não deve encerrar os problemas. Muitos moradores madrugam para chegarem em seus empregos e não sabem como farão para deixar o lixo na calçada próximo ao horário de coleta para evitar multas da Prefeitura. Cabe ainda tentar entender como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não se posicionou contra a mudança do noturno para diurno. Agora, o congestionado trânsito no pico da manhã na Vila Prudente e arredores ganhou mais caminhões travando as vias para a coleta.
A Ecourbis reconhece que as mudanças alteraram a rotina na região e pede “a compreensão da população neste momento de transição”. Afirma ainda que “tem convicção de que as alterações serão benéficas”.

Porém, ninguém consegue engolir como, de uma semana para a outra, se altera um serviço essencial e que estava consolidado há mais de 50 anos em muitas ruas da região. A orientação prévia à população parece ter falhado em muitos pontos e mesmo quem recebeu o folheto informativo, continuou confuso.

Enfim, faltou diálogo e respeito com a população que paga pelo serviço através de impostos e não merece ficar desviando de sacos pelas calçadas ou ter lixo acumulado na porta da casa, comércio ou empresa. Mesmo que seja uma situação temporária.

Foto: Esquina das ruas Cavour e Itamumbuca, ao lado da estação Vila Prudente de metrô, na manhã da última quarta-feira, dia 29. Centenas de pedestres passam pelo local.

 

 

 

Dono de açougue na Vila Ema é detido

Na segunda-feira, dia 27, o dono do açougue na avenida Vila Ema, 5750, foi detido por manter carnes impróprias para consumo em seus estabelecimentos comerciais. Equipe do 42º Distrito Policial – Parque São Lucas chegou ao local após denúncia de forte cheiro de carne podre.

No endereço, os policiais constataram condições precárias de higiene, além de grande quantidade de produtos com sinais de deterioração armazenados em câmara fria. Também há indícios de outros crimes, como produtos sem identificação e validade e misturas irregulares na carne moída.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, em outro endereço vinculado ao estabelecimento, na Vila Tolstói, Sapopemba, também foram encontradas carnes fora de refrigeração adequada.

Os produtos foram apreendidos e a perícia acionada. Os policiais investigam também para onde a carne era distribuída. O responsável, de 47 anos, foi preso em flagrante. O caso foi registrado como crime contra as relações de consumo.

 

Juventus garante vaga no Paulistão 2027

O clube da Mooca teve um jogo histórico na noite da última terça-feira, dia 28. Disputando a semifinal do Paulista Série A2, segurou o empate sem gols diante do Votuporanguense, na Arena Plínio Marin, e estará na final do torneio. Também conquistou o sonhado retorno à primeira divisão do futebol paulista.

A equipe grená havia vencido o primeiro confronto da semifinal por 2 a 1, no estádio da rua Javari no último dia 21, por isso, garantiu com o empate desta semana a vaga para o Paulistão 2027.

Campeão paulista de 1934 (título reconhecido posteriormente), o Moleque Travesso esteve na elite do futebol de São Paulo de 1930 a 1998. Após uma fase de sobe e desce, estava longe da divisão principal desde 2008. Nesses 18 anos, chegou a cair para a Série A3. Há seis meses adotou o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Na disputa pelo título da Série A2 o Juventus enfrentará a Ferroviária. A grande final será no dia 13 de maio.

Foto: Jogadores comemorarm no final da partida na última terça-feira.