Mudança na coleta de lixo continua com reclamações

Passado mais de um mês da mudança ocorrida em 20 de abril na rotina da coleta de resíduos domiciliares na área da Subprefeitura Vila Prudente, continuam as reclamações pelos novos horários e de falhas no serviço. Na região, várias ruas tiveram alteração do período noturno para diurno.

Morador da rua Cavour reclama que há três semanas consecutivas o caminhão da coleta de lixo domiciliar passa apenas uma vez por semana na esquina da via com a rua Marques de Praia Grande, na Vila Prudente. Segundo ele, “nessa mudança confusa de horários, parece que a concessionária se aproveitou da situação para também reduzir a frequência da coleta”. A vizinhança relata que a falha tem gerado muito acúmulo de lixo, que acaba espalhado pela via e atrai ratos e baratas, entre outros insetos.

Outra queixa frequente é que os caminhões continuam com horários bastante irregulares ao longo da semana, o que dificulta o planejamento das famílias e empresas. “Na rua Assupá tem dia que a coleta está programada para as 9h e no outro dia depois das 12h. Está impossível se organizar e os sacos passam horas nas calçadas”, relata uma moradora. “Isso vai acabar virando caso para saúde pública”, completa.

A SP Regula respondeu que está apurando a situação relatada na rua Cavour junto à equipe operacional da concessionária responsável pela coleta na região da Vila Prudente.

A Agência destacou ainda que os horários disponibilizados nos canais oficiais representam uma previsão estimada de passagem das equipes, podendo sofrer variações em razão de fatores operacionais e externos, como condições de trânsito, interferências viárias, obras emergenciais e demais ocorrências que impactem a execução do serviço.

Foto: Moradores reclamam de falhas na coleta na rua Cavour

 

Recurso da Prefeitura cassa liminar de academia no São Lucas

A unidade da academia C4 GYM, na esquina da avenida do Oratório com a rua Bartolomeu Corrêa Bueno, no Parque São Lucas, ficou poucos dias com as portas abertas. A Prefeitura informou que a liminar anteriormente concedida pela Justiça para a reabertura foi revogada.

De acordo com a nota da Prefeitura, “a Subprefeitura Vila Prudente recorreu da decisão e, após recurso apresentado pela Procuradoria Geral do Município (PGM), foi restabelecido o fechamento do estabelecimento”.

A unidade Parque São Lucas da academia estava totalmente interditada desde o início de fevereiro, quando a professora Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos, passou mal e faleceu no hospital poucas horas depois de participar de uma aula de natação no local. Outros alunos também apresentaram complicações de saúde e precisaram ficar internados em hospitais.

O caso é investigado pelo 42º Distrito Policial – Parque São Lucas. Os três sócios foram indiciados pela Polícia Civil por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco de causar a morte.

No último dia 15 de maio, a C4 GYM havia retomado parcialmente as atividades da unidade. Em nota divulgada à imprensa, a defesa da academia informou que a decisão judicial liminar permitia o funcionamento das áreas secas. A piscina permanecia fechada.

Sobre a nova interdição nesta semana, a assessoria da C4 GYM informou na tarde de ontem, dia 28, que a unidade “foi fechada temporariamente para adequações e para atender as novas determinações da Justiça, mas espera reabrir em breve”.

Criminoso violento com ação na Vila Prudente é detido

Na tarde da terça-feira, dia 26, a Polícia Civil prendeu em Heliópolis um homem de 23 anos apontado pelas autoridades como um dos ladrões mais violentos em atuação na cidade. Um dos casos atribuídos ao detido ocorreu em dezembro passado, quando um policial militar da reserva foi baleado durante tentativa de roubo na Vila Prudente.

O suspeito costumava agir acompanhado de comparsas, em motocicletas e armado. As investigações indicam que os criminosos tinham como alvo motoristas de carros de luxo e de motos de alta cilindrada, além de vítimas com celulares e alianças.

A prisão ocorreu após operação montada para cercar a região onde o suspeito costumava se esconder. Ao perceber a aproximação das viaturas, o homem tentou fugir de moto. Ele desobedeceu a ordem de parada e só interrompeu a fuga após cair do veículo. Ainda tentou escapar a pé, mas acabou detido, após tentar agredir um dos agentes.

A ocorrência foi registrada no 16º Distrito Policial como captura de procurado e localização e apreensão de objeto.

Parque Vila Ema: obra para o próximo semestre

A Prefeitura publicou na última quarta-feira, dia 20, no Diário Oficial do Município, o resultado da concorrência eletrônica para escolher a empresa que fará as obras e os serviços para implantação do Parque Municipal Vila Ema, na esquina da avenida Vila Ema com a rua Batuns. A licitação teve 18 empresas participantes e a escolha foi com base na menor proposta.

A vencedora foi a Construdaher Construções e Serviços Ltda., que apresentou a proposta de R$ 7.998.000,00. O processo passou por diversos ritos procedimentais nas últimas semanas e já foi encerrado o prazo legal para recursos.

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente informou à Folha nesta quinta-feira, dia 21, que o contrato para implantação do Parque Vila Ema será assinado no início do segundo semestre deste ano. A partir da emissão da Ordem de Início, o prazo estimado para execução será de 12 meses. Portanto, a expectativa é que o espaço verde seja inaugurado a partir da segunda metade de 2027.

O projeto prevê portaria, administração com teto verde, painel fotovoltaico, sanitário público, jardim, parquinho infantil, horta, miniquadra infantil, iluminação, composteira, academia da terceira idade, áreas de manejo, espaços de estar, caminhos e mobiliário urbano, como bancos, bebedouros e paraciclos. Além de três acessos e plantio de espécies nativas, incluindo árvores, arbustos e forrações.

A Secretaria do Verde ressaltou que conduziu parte do processo de elaboração do programa do parque por meio de oficina afetiva e com a participação de cerca de 300 crianças da região.

A luta da comunidade pela preservação da área de quase 17 mil m² começou há 16 anos e culminou na criação do Movimento Viva o Parque Vila Ema. A Folha apoiou a causa. O espaço foi uma chácara de imigrantes alemães e ainda abriga vegetação nativa da Mata Atlântica e vários animais. O terreno havia sido adquirido por uma construtora que pretendia erguer prédios no local. Após muita pressão popular e um longo processo judicial, a Prefeitura tomou posse da área no final de janeiro por R$ 7,1 milhões. (Kátia Leite)

Virada Cultural: veja algumas das atrações na região

A Prefeitura realiza a Virada Cultural neste sábado e domingo, dias 23 e 24, com mais de 1,2 mil apresentações artísticas gratuitas, distribuídas em 21 grandes palcos espalhados pela cidade, um deles no Sapopemba. Também haverá mais de 200 espaços culturais mobilizados em todas as regiões. A expectativa é reunir 4,8 milhões de pessoas ao longo de 24 horas de programação ininterrupta.

De acordo com a Prefeitura, a edição de 2026 marca um novo salto da Virada Cultural ao reforçar a ocupação simultânea da cidade inteira. A programação completa pode ser acessada no site: viradasp.prefeitura.sp.gov.br

Na região, um dos destaques é o Teatro Municipal Arthur Azevedo, na Mooca, que terá atrações gratuitas para adultos e crianças durante todo o final de semana. Os eventos podem ser conferidos na página oficial no Instagram: @teatroarthurazevedosp

O Museu do Ipiranga participa da Virada Cultural com entrada gratuita no final de semana. Também haverá atividades educativas e apresentação no sábado, dia 23, às 16h, do espetáculo “Tá Todo Mundo Rindo?”, do coletivo Dissidência Def.

Já o Museu da Imigração, na Mooca, terá uma oficina gratuita de forró no domingo, dia 24, às 15h.

 

Virada Cultura tem operação integrada de transporte e segurança

A Virada Cultural 2026, realizada pela Prefeitura de São Paulo neste sábado, dia 23, e domingo, dia 24, contará com uma operação integrada entre a gestão municipal e o Governo do Estado em mobilidade, segurança, acolhimento e cultura para atender o público. Com o tema “O Festival dos Festivais”, o evento terá mais de 1,2 mil atrações distribuídas em 21 palcos espalhados por todas as regiões da capital. Veja aqui a programação completa da Virada Cultural.

Para garantir o deslocamento do público durante toda a programação, a cidade terá operação especial de transporte público com ônibus municipais reforçados, Tarifa Zero no domingo, além de funcionamento ininterrupto do Metrô e da CPTM. A operação também prevê reforço policial, serviços de atendimento às mulheres e programação gratuita em equipamentos culturais.

Ônibus municipais e Tarifa Zero
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans prepararam uma operação especial para atender o público da Virada Cultural. Ao todo, 295 técnicos da SPTrans atuarão no monitoramento da circulação dos ônibus, orientando passageiros e motoristas durante o evento.

Na região central, a linha circular 2002/10 será reforçada com 10 ônibus elétricos, reduzindo o intervalo entre partidas e facilitando o deslocamento entre os palcos. A SPTrans também ativará uma linha especial entre a Estação Itaquera e o Parque do Carmo para atender o público da zona leste, onde uma das principais atrações será o show do cantor Thiaguinho. Consulte aqui informações sobre as linhas de ônibus.

Durante todo o domingo, dia 24, entre 0h e 23h59, os passageiros poderão utilizar gratuitamente os ônibus municipais dentro do programa Domingão Tarifa Zero.

As três linhas do serviço Paulistar funcionarão normalmente durante todo o horário de operação, das 8h às 19h. Em razão da montagem de estruturas na região central, a Paulistar 1 terá trajeto alternativo entre o Terminal Parque Dom Pedro II e a região do Arouche. As linhas Paulistar 2 e 3 seguirão os itinerários habituais.

Metrô e CPTM

O Metrô e a CPTM  funcionarão 24 horas durante a Virada Cultural. No Metrô, estarão abertas para embarque e desembarque as Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. Na CPTM, todas as linhas operarão ao longo da madrugada, com desembarque e transferência de passageiros entre 0h e 4h.

As estações Sé, São Bento, Anhangabaú e República receberão reforço operacional e estratégias de gestão de fluxo para organizar a circulação de passageiros nos horários de maior movimento. Trens reserva ficarão posicionados em pontos estratégicos para ampliação da frota em caso de aumento da demanda.

Os bilhetes em QR Code podem ser adquiridos pelo WhatsApp do Metrô, no número (11) 3888-2200, pelo aplicativo TOP, em terminais de autoatendimento e em mais de 8 mil pontos de venda físicos distribuídos pela capital.

Segurança reforçada
Ao todo, serão mais de 9 mil agentes de segurança nas ruas, incluindo 4,2 mil policiais militares, 2,8 mil guardas civis metropolitanos e 2 mil seguranças privados. O monitoramento contará com integração do programa Smart Sampa, com mais de 50 mil câmeras espalhadas pela cidade e acompanhamento em tempo real dos 21 palcos e mais de 100 espaços culturais integrados ao evento. Confira aqui todas as informações sobre a operação especial de segurança montada pela Prefeitura.

Haverá 900 viaturas da Polícia Militar em toda a cidade. O efetivo atuará nos acessos aos palcos, corredores viários, estações de transporte e pontos de embarque e desembarque do público.

Participam da operação os batalhões territoriais do Comando de Policiamento da Capital, o Comando de Policiamento de Choque, o Comando de Policiamento de Trânsito, o Corpo de Bombeiros, o Comando de Aviação da Polícia Militar e o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). O monitoramento contará com câmeras fixas e móveis, drones e torres de observação instaladas nos principais pontos do festival.

A Polícia Civil também reforçará o atendimento nas delegacias da capital. O Grupo Armado de Repressão a Roubos (Garra) realizará ações preventivas, enquanto a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância ficará de prontidão durante os dois dias de evento.

Atendimento às mulheres
A unidade móvel do programa SP Por Todas ficará instalada na Praça Pedro Lessa, no cruzamento da avenida São João com a rua Formosa, no centro da capital. O atendimento ocorrerá no sábado das 17h à meia-noite e no domingo das 12h às 18h.

O ônibus oferece orientação jurídica, apoio psicossocial e escuta qualificada para mulheres em situação de violência, além de encaminhamento à rede de proteção e saúde quando necessário.

Museu do Ipiranga com entrada gratuita
O Museu do Ipiranga integra a programação da Virada Cultural com entrada gratuita nos dois dias do evento, das 10h às 17h, com última entrada às 16h.

O público poderá visitar as 11 exposições de longa duração do equipamento, além de participar de visitas mediadas em português no sábado e domingo, às 10h30 e às 14h. No domingo, dia 24, haverá ainda visita em Libras às 14h30.

No sábado, dia 23, às 16h, o coletivo Dissidência Def apresenta o espetáculo “Tá Todo Mundo Rindo?”, com audiodescrição e tradução em Libras. Os ingressos são gratuitos e distribuídos uma hora antes da apresentação.

Academia onde aluna fez natação antes de morrer reabre

Desde a sexta-feira passada, dia 15, quem passa pela esquina da avenida do Oratório com a rua Bartolomeu Corrêa Bueno, no Parque São Lucas, constata que a academia C4 GYM reabriu as portas. A fachada do imóvel foi pintada, cobrindo as mensagens de protestos nas paredes externas pela morte da professora Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos. Ela passou mal e faleceu no hospital poucas horas depois de participar de uma aula de natação no local no dia 7 de fevereiro. Outros alunos, inclusive o marido de Juliana, também apresentaram complicações de saúde e precisaram ficar internados em hospitais. A academia permanecia interditada.

Em nota divulgada à imprensa, a defesa da academia informou que, por decisão judicial liminar, foi autorizada a reabertura da unidade Parque São Lucas, permitindo o funcionamento das áreas secas. A piscina permanece fechada.

A nota enviada à imprensa destaca ainda que: “Na decisão, o juiz entendeu que estão presentes os requisitos legais para a reabertura. A Academia C4 GYM reafirma seu compromisso com a transparência e o cumprimento das normas, e permanece à disposição das autoridades”.

A reabertura parcial foi autorizada por liminar da 16ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo. De acordo com a decisão, a academia apresentou pedido de regularização junto à Prefeitura e não poderia sofrer sanções relacionadas à falta de licença de funcionamento enquanto o processo estiver em andamento.

A morte da professora segue em investigação pelo 42º Distrito Policial – Parque São Lucas, que fica em frente à academia. Os três sócios da C4 GYM foram indiciados pela Polícia Civil por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco de causar a morte.

A família de Juliana, que residia na Vila Ema, ficou abalada e indignada com a reabertura da academia e pede justiça. Em uma nota de pesar publicada em rede social no último dia 16, a mãe da vítima, Nívea Regina Faustino Basseto, cobra respostas para o andamento do processo, entre elas, o laudo do IML que ainda não foi concluído. “Seguimos sem respostas”, destaca. “Tudo o que buscamos é a transparência sobre o que aconteceu. Como mãe, não vou desistir de lutar pela memória da minha filha e pela justiça”.

Vacinação contra a gripe é ampliada

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, liberou desde a segunda-feira, dia 18, a vacinação contra o vírus da influenza (gripe) para toda a população com mais de seis meses de idade.

A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, no mesmo horário.

A modalidade drive-thru, direcionada preferencialmente para pessoas com 60 anos de idade ou mais e pessoas com dificuldade de locomoção, continua disponível durante este mês de maio. Na região, a ação acontece no entorno da UBS Parque São Lucas, na rua Felipe Lucas altura do número 185. O serviço fica disponível de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

“Ampliar a vacinação é essencial para proteger e prevenir casos graves de influenza, especialmente no período da sazonalidade. É muito importante que todos se vacinem”, reforça a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Mariana de Souza Araújo.

A Secretaria ressalta que a vacina contra a gripe é reformulada todos os anos para proteger a população contra as cepas mais recentes dos vírus influenza A e B.

Saiba mais

A gripe é uma infecção respiratória transmitida por gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar. Os sintomas mais comuns incluem febre alta repentina, calafrios, dores no corpo, dor de cabeça, tosse, coriza, dor de garganta, fadiga e mal-estar. Embora, na maioria dos casos, a doença evolua de forma leve, ela pode provocar complicações graves, como pneumonia e agravamento de doenças crônicas.

Entre os idosos, a influenza representa maior risco de hospitalização e morte em função da queda da imunidade e da presença frequente de doenças crônicas. Já nas crianças, especialmente as menores de 5 anos, a infecção pode evoluir rapidamente para quadros respiratórios mais graves.

 

 

Juventus é campeão do Paulista A2

A festa foi completa. Além de garantir o acesso para a primeira divisão do futebol paulista em 2027, o Juventus foi campeão do Paulista Série A2 na noite da última quarta-feira, dia 13. Na manhã desta quinta-feira, dia 14, o elenco grená desfilou com a taça pelas ruas da Mooca em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiros.

A grande final aconteceu na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara. Após o empate sem gols no estádio da rua Javari na semana passada, somente a vitória diante da Ferroviária garantia o título para o time da Mooca. Com uma bela e guerreira atuação, venceu na casa do adversário por 2 a 1.

O Juventus abriu o placar no início da partida. Logo aos 4 minutos do primeiro tempo, em uma cobrança de falta, Elkin Munõz balançou a rede do time do interior.  O Moleque Travesso segurou o 1 a 0 até os 36 minutos do segundo tempo, quando a Ferroviária chegou ao empate. Como tinha a melhor campanha no torneio, o título ficaria com a Locomotiva se o jogo terminasse assim. A grande reviravolta aconteceu nos acréscimos. Aos 47 minutos, Thomás Kayck marcou o gol do título grená. A partida teve outros bons momentos e também merece destaque as belas defesas do goleiro grená Passarelli.

É a terceira vez na história que o time da Mooca conquista a Série A2. As outras duas foram em 1929 e em 2005.

O técnico do tricampeonato é Thiago Carvalho, que assumiu a equipe no início da nova gestão SAF, consolidada em outubro. Carvalho tinha como meta justamente buscar o acesso para a primeira divisão do futebol paulista.

Mooca em festa

Com a vitória desta semana, o Juventus encerrou um jejum de 19 anos sem grandes conquistas. A festa na Mooca começou logo após o apito final, com grande concentração de torcedores na rua Javari na noite da quarta-feira. Na manhã desta quinta-feira, dia 14, a comemoração continuou pelas ruas do bairro. Desta vez com o desfile dos campeões e da taça tão aguardada. (Kátia Leite)

Foto: Bruno Costa | Juventus SAF

 

Policial é baleado em ação contra o tráfico em favela

Policiais civis do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) realizaram uma operação na comunidade de Vila Prudente na quarta-feira, dia 13. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), as equipes foram recebidas a tiros na favela por criminosos envolvidos com o tráfico de drogas. Um policial civil foi atingido na perna esquerda e socorrido para atendimento médico.

O policial ferido foi encontrado por uma equipe da Polícia Militar que patrulhava a rua Dianópolis no início da tarde. O helicóptero Águia foi acionado para apoio.

Na ocorrência, dois homens foram presos e um adolescente apreendido. As equipes também apreenderam porções de maconha, crack, cocaína, skunk, haxixe, ecstasy, celulares, rádio comunicador e anotações relacionadas ao tráfico. As investigações prosseguem para identificar e localizar os demais envolvidos na ação criminosa.