Cartórios eleitorais abertos no feriado e fim de semana

Na próxima quarta-feira, 6 de maio, é o último dia para emitir, transferir ou fazer a regularização do título de eleitor para votar nas Eleições 2026. O primeiro turno está marcado para 4 de outubro.

Os cartórios eleitorais estarão abertos no feriado desta sexta-feira, dia 1º, e no sábado e no domingo, dias 2 e 3, das 9h às 15h. O atendimento será por ordem de chegada, respeitadas as prioridades da fila.

Na próxima semana, de segunda a quarta-feira, dias 4 a 6, os cartórios vão funcionar em horário estendido das 9h às 17h.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), somente precisa buscar o atendimento presencial quem vai tirar o primeiro título (alistamento eleitoral) ou precisa fazer alguma alteração no cadastro eleitoral e ainda não tem a biometria coletada.

Quem já têm a identificação biométrica – 88% do eleitorado paulista – pode solicitar qualquer serviço pelo Autoatendimento no site www.tse.jus.br. Antes de procurar um cartório, a orientação é que os eleitores verifiquem a situação do título ou da biometria pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Eleitores que ainda não possuem a biometria, mas estão em situação regular com a Justiça Eleitoral, poderão votar normalmente apresentando um documento com foto no dia do pleito.

Na região

O cartório da 257ª Zona Eleitoral – Vila Prudente fica na avenida Paes de Barros, 3237 – telefone: 3130-2718.

O cartório da 4ª Zona Eleitoral – Mooca está situado na rua Madre de Deus, 427 – telefone: 3130-2704.

 

 

Região sem horário definido para coleta de lixo

O desafio da semana nos distritos da Vila Prudente e do São Lucas, que compreendem diversos bairros da região, foi descobrir o novo horário da coleta de lixo comum. E tem muita gente que ainda não sabe quando deve descartar os sacos de lixo nas ruas. Outros reclamam do sumiço dos caminhões. Desde a última segunda-feira, dia 20, o serviço em diversas vias da área da Subprefeitura Vila Prudente foi alterado do período noturno para o diurno. Porém, não há informação sobre o horário para a passagem dos caminhões.

Dias antes da mudança, moradores e comerciantes receberam folheto da Prefeitura e da Ecourbis Ambiental, concessionária responsável pela coleta na região, alertando para a mudança. Porém, muitas pessoas afetadas pela alteração afirmam que sequer receberam o informativo em seus imóveis.

Mas, mesmo com o papel em mãos, a população não consegue descobrir o novo horário previsto para a coleta. Antes, ao acessar o QR Code que consta no informativo continuava aparecendo os horários noturnos. Agora, direciona para o site da coleta e na consulta pelo endereço ou CEP, aparece apenas a informação “diurno”.

A confusão tem feito ruas da região amanhecerem repletas de lixo. Ou passam o dia todo com sacos nas calçadas.

“Sem um horário estabelecido, o lixo pode ficar exposto o dia todo, sujeito as chuvas, calor, animais e insetos, gerando mau cheiro e até contaminação. É um risco à saúde pública”, comenta Claudio Di Giorgio, morador da rua Camacá, na Vila Prudente.  Ele também reclama que o caminhão não passou na via nos últimos dias. “Estamos sem coleta de lixo domiciliar desde a sexta-feira à noite (dia 17). Era para o caminhão ter passado na segunda-feira, mas não veio nem no horário diurno e nem no noturno. Também não apareceu na terça e na quarta”, contou ontem, dia 23.

Moradora do Parque São Lucas, identificada como Ana D., alega que na rua Manoel da Costa estão sem saber o que fazer. Na via o folheto com o aviso da mudança chegou apenas ontem, mas o QR Code também não informa. “Sacos de lixos estão espalhados nas calçadas desde terça-feira à noite”, reclama.

“Moro na Vila Zelina desde que nasci há 56 anos e a coleta sempre foi à noite, às 20h30. Agora, a rua está repleta de lixo e, sinceramente, ninguém recolhe poque não sabe o dia e o horário em que o caminhão irá passar”, comenta João Gonçalves.
Também há muitas dúvidas de como ficará a coleta dos recicláveis que ocorre em dia distinto ao do lixo comum. (Kátia Leite)

A Folha questionou a Prefeitura e a Ecourbis: veja as respostas.

Coleta de lixo: respostas da Ecourbis e Prefeitura

A Ecourbis Ambiental encaminhou nota à Folha na qual explica que para aprimorar a logística da coleta de resíduos domiciliares, que é influenciada por trânsito, interferências em vias e aumento do adensamento populacional, precisa fazer ajustes no Plano de Trabalho. De acordo com a concessionária, as mudanças mais recentes foram implementadas nas subprefeituras de Vila Prudente e Aricanduva/Vila Formosa, em 20 de abril. Em toda a subprefeitura Aricanduva/Vila Formosa, a coleta de resíduos domiciliares foi alterada do período diurno para noturno, e, em alguns setores da Vila Prudente, do período noturno para diurno.

Segundo a Ecourbis, a alteração no horário da prestação dos serviços foi precedida de panfletagem e visitas presenciais nos locais, que tiveram início em 9 de abril e estão sendo reforçadas ao longo desta semana. Sobre o novo horário da coleta foi alegado que “neste momento, há a indicação apenas do período – diurno ou noturno. Os horários específicos em cada via onde houve alteração serão fornecidos após a consolidação dos serviços nos setores”.

A Prefeitura, através da SP Regula, informou que não houve alteração nos dias de atendimento, apenas no turno. E também alegou que “em razão da readequação dos circuitos de coleta, é necessário um período para a consolidação dos horários dos novos trajetos, o que permitirá o cálculo mais preciso dos horários de passagem dos veículos. Após essa etapa, o site será atualizado com a previsão aproximada de atendimento em cada localidade”.

Foto: Ecourbis Ambiental

 

 

 

 

Obra de baia de ônibus tem prazo esticado

Em julho do ano passado, a avenida Anhaia Mello foi interditada parcialmente no sentido bairro, entre a avenida Alberto Ramos e a rua Apiteri, no Jardim Independência, para obra de adequação viária realizada pelo Metrô para a inclusão de uma parada de ônibus ao lado da estação Oratório da Linha 15-Prata. Na ocasião, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que a faixa da direita ficaria bloqueada ao trânsito e que a duração prevista dos trabalhos era de 60 dias.

Passados nove meses, a obra não foi finalizada e continua a interdição viária da Anhaia Mello. “Cada vez avança mais e nunca termina. É inacreditável levarem esse tempo todo para fazer um ponto de ônibus”, reclama o morador do Parque São Lucas, Thiago Santos, que circula pelo trecho diariamente.

A Prefeitura, através da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informou que monitora o trânsito na região com o objetivo de garantir a segurança e a fluidez do tráfego, de forma simultânea à execução dos trabalhos.

O Metrô justificou que a intervenção viária foi planejada “com execução em etapas”. De acordo com a nota enviada, a primeira etapa foi concluída em fevereiro, quando a parada provisória foi remanejada para o trecho já executado.  Atualmente, segundo o Metrô, está em andamento a segunda fase, que inclui a conclusão da baia de ônibus, além de serviços de urbanização e paisagismo, sem interferência no funcionamento da parada já implantada.

Ainda segundo o Metrô, “para a execução da obra, foi solicitada à CET uma intervenção viária inicial de 60 dias, para as primeiras atividades na região. Com o avanço das obras, foi necessário solicitar um período maior de remanejamento de fluxo nos entornos, que deve ser normalizado ainda no primeiro semestre de 2026”.  Foi ressaltado que “o objetivo é adaptar a área próxima da estação para o ponto de ônibus, com o mínimo de impacto nos arredores”.  (Kátia Leite)

 

 

Arte urbana celebra os 30 anos do Arsenal da Esperança

Foi inaugurada na terça-feira, dia 21, no muro em frente à plataforma da estação ferroviária do Museu da Imigração, na Mooca, a arte urbana “Acolhida” assinada pelo artista italiano Edoardo Ettorre e que integra as comemorações dos 30 anos da instituição.

Além dos visitantes do Museu da Imigração; o mural com 26 metros de largura por 8 metros de altura, poderá ser visto pelos passageiros da Linha 10–Turquesa da CPTM, no trecho entre as estações Brás e Juventus–Mooca. Outro ponto para apreciar é na rua Palmorino Mônaco, altura do número 834.

De acordo com o Arsenal da Esperança, “mais do que uma intervenção artística, a arte é uma mensagem de solidariedade”. “É um convite para que conheçam o Arsenal da Esperança e se somem a esse trabalho de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirmou o padre italiano Simone Bernardi, diretor da instituição, durante a inauguração.

O Arsenal da Esperança atende diariamente cerca de 1.200 homens em situação de rua. Está localizado na rua Dr. Almeida Lima, 900, Mooca

Entrega da UPA Vila Prudente atrasa de novo

A aguardada inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Prudente foi prorrogada mais uma vez. Prevista inicialmente para ser entregue em setembro de 2025, a conclusão da obra foi adiada para o primeiro semestre deste ano e agora, o prazo foi empurrado de novo para o segundo semestre de 2026.

O prédio da futura UPA ainda não foi finalizado, apesar de a Secretaria Municipal de Saúde responder à Folha que as obras iniciadas em 2024 “estão em fase avançada de construção”. Não foram justificados os motivos que causaram mais um atraso para entregar a unidade à população.

Com investimento anunciado de R$ 16 milhões, a UPA está sendo erguida em terreno ao lado da Subprefeitura Vila Prudente, na avenida Alberto Ramos, 103, Jardim Independência. Ficará localizada em frente à estação Oratório da Linha 15-Prata de monotrilho.
Atualmente, a Vila Prudente e arredores não contam com pronto-atendimento público 24 horas. A população precisa recorrer à UPA Mooca.

Junto à UPA Vila Prudente será instalada uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A região não tem base do SAMU desde março de 2019, quando foi desativado o posto que fica na confluência das avenidas Anhaia Mello e Salim Farah Maluf.

Quando for entregue, a UPA Vila Prudente deve funcionar ininterruptamente de domingo a domingo. De acordo a Secretaria de Saúde, contará com equipe de 385 profissionais, entre especialistas em clínica médica, ortopedia, pediatria e odontologia. A meta é abranger uma área com população de aproximadamente 500 mil pessoas e realizar cerca de 15 mil atendimentos por mês. Será administrada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM/Pais).

Crematório de Vila Alpina ganha salas de cerimônia e velório

Na próxima quinta-feira, dia 23, o Crematório de Vila Alpina passa a contar com mais duas salas para cerimonial e quatro salas de velório. Os novos espaços foram instalados no pavimento abaixo do piso térreo, em que ficam a administração, a tradicional Sala de Cerimônias e os amplos corredores abertos que caracterizam o edifício.

De acordo com a concessionária Velar, que administra o crematório, esse piso intermediário passou por ampla reforma, já que antes era utilizado como depósito de máquinas, equipamentos e outros materiais. Com a nova destinação, uma área útil de 865 m² foi incorporada para atendimento.  Além das salas, o novo espaço conta com amplo salão de recepção, banheiros, fraldário e área para instalação de lanchonete.

Segundo a Velar, o investimento na ampliação foi de R$ 2,8 milhões. A equipe do crematório também foi ampliada, recebendo 13 novos profissionais.

Novos espaços serão entregue na próxima semana (Fotos: Divulgação Velar)
Fiação de EMEF na Vila Zelina é furtada

A escola municipal de ensino fundamental (EMEF) Profª Ruth Lopes de Andrade, na rua Jundiapeba, Vila Zelina, amanheceu na última segunda-feira, dia 13, sem os cabos de energia elétrica que foram furtados durante o final de semana. O problema prejudicou as aulas e o trabalho administrativo na unidade de ensino.

Pais relatam que algumas aulas foram suspensas e a carga horária dos estudantes foi menor na segunda e terça-feira, dias 13 e 14.

A Secretaria Municipal de Educação confirmou que os fios de energia foram furtados e impactaram as atividades na escola. Segundo a pasta, “as aulas ocorreram com horário reduzido e atividades adaptadas devido à baixa luminosidade. Parte das famílias optou por buscar os estudantes, que terão, em outra oportunidade, acesso aos conteúdos que foram trabalhados”.

Foi ressaltado que os reparos da fiação foram realizados e as aulas voltaram a ocorrer normalmente na quarta-feira, dia 15.

Embora questionado, a Secretaria não informou se a escola conta com vigilância ou sistema de alarme para coibir invasões.

Contra a gripe: vacinação drive-thru no São Lucas

Para ampliar o acesso à imunização contra o vírus da gripe e proteção dos públicos prioritários, a Secretaria Municipal da Saúde organizou o sistema drive-thru para aplicação da dose nas proximidades de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. A modalidade é destinada preferencialmente para idosos com 60 anos de idade ou mais e pessoas com dificuldade de locomoção dentro dos grupos elegíveis para a vacinação.

Na região, a ação acontece no entorno da UBS Parque São Lucas, na rua Felipe Lucas, altura do número 185. O serviço fica disponível de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 10h às 16h. A iniciativa seguirá ao longo dos meses de abril e maio.

Aos sábados, seis unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) da cidade fazem a vacinação em drive-thru. O local mais próximo na região é a AMA/UBS Integrada São Vicente de Paula, na rua Vicente da Costa, 289, no Ipiranga. O serviço funcionará das 10h às 16h, sempre aos sábados, até 30 de maio.

Nesta fase da campanha a dose gratuita está liberada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com 60 anos ou mais. Também podem se vacinar pessoas com deficiência permanente e doenças crônicas, trabalhadores da saúde e da educação; entre outros grupos específicos.

Vila Ema: imóvel tem segunda reintegração de posse

Desde as primeiras horas da manhã da última quarta-feira, dia 8, a movimentação foi intensa na esquina das avenidas Vila Ema e Salim Farah Maluf para a reintegração de posse do prédio da extinta Padaria Amália. Segundo a última atualização da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, mais de 110 famílias, cerca de 280 pessoas, ainda viviam no imóvel com risco de ruína estrutural.

O prazo para a saída voluntária dos ocupantes era até junho deste ano, mas após incêndio ocorrido no prédio em 12 de janeiro, que causou as mortes de um homem e um bebê, a Procuradoria Geral do Município (PGM) solicitou em juízo a antecipação da remoção dos moradores.

O cumprimento da ação judicial foi coordenada pela Polícia Militar, através do 21º Batalhão, dando apoio ao oficial de justiça. A chegada da Força Tática e outros patrulhamentos ocorreu ainda na madrugada.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou totalmente a avenida Vila Ema, entre a rua Falconi e a avenida Salim Farah Maluf.  A São Paulo Transportes (SPTrans) desviou o trajeto de sete linhas de ônibus a partir das 4h30. Também houve apoio de outras secretarias municipais, Subprefeitura Mooca, Conselho Tutelar, Enel e Sabesp.

A Prefeitura, por meio da PGM, afirmou que a reintegração de posse “ocorreu de forma pacífica e com a desocupação integral do prédio”.

Após a conclusão da operação, ainda na quarta-feira, dia 8, foi realizada a imissão na posse em favor dos proprietários. A Prefeitura ressaltou que os mesmos já iniciaram as providências necessárias no local, incluindo a contratação de segurança privada para evitar novas ocupações e o início do processo de demolição da estrutura. Ontem, dia 9, o imóvel estava cercado.

Histórico

A reintegração de posse desta semana é a segunda ocorrida no imóvel em menos de dez anos. Vazio desde o fechamento da panificadora na década de 90, o prédio foi ocupado por cerca de 200 famílias de sem-teto em maio de 2016. Em janeiro de 2019 chegou a ser totalmente desocupado após a Prefeitura mover ação com pedido de tutela de urgência, já por causa dos riscos estruturais. Mesmo com os acessos emparedados, o espaço voltou a ser invadido poucos dias depois. Na ocasião, o governo municipal ressaltou que cabia aos proprietários impedir a reocupação.

Após o incêndio de janeiro deste ano, a Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) informou que cadastrou as famílias que viviam na ocupação e 140 receberam auxílio emergencial de R$ 1 mil, conforme previsto para situações de vulnerabilidade social.

Com a confirmação de nova reintegração e demolição do prédio, a SEHAB definiu atendimento de 128 famílias com auxílio-aluguel pelo período de 12 meses, além de auxílio-mudança no valor de R$ 900. Informou que outras 12 famílias cadastradas após o incêndio não serão contempladas, pois já haviam sido beneficiadas anteriormente e retornaram à ocupação, condição que impede novo atendimento. (Kátia Leite)

Movimentação na esquinas das avenidas Vila Ema e Salim Farah Maluf na manhã da quarta-feira (Foto: Rafa no ar)