Linha 15: monotrilho pioneiro foi aberto na Vila Prudente

Primeiro ramal de monotrilho do Brasil, a Linha 15-Prata teve a operação iniciada em 30 de agosto de 2014 no curto trecho entre as estações Vila Prudente e Oratório.

Apesar do pioneirismo, ao invés de orgulho, a região recebeu o novo modal de transporte com muita resistência e desconfiança. Originalmente a Linha 2-Verde de metrô estava projetada para chegar até a estação Oratório, em trecho também elevado. O anúncio da mudança para o monotrilho gerou muitas críticas, principalmente por ser uma tecnologia desconhecida e operar com trens com capacidade inferior às composições do metrô convencional.

Assim como a Linha 17-Ouro que está sendo entregue nesta terça-feira, dia 31, as obras da Linha 15 também foram marcadas por muitos atrasos. Mesmo depois da inauguração do trecho Vila Prudente – Oratório, foram mais de dois anos para operar no mesmo horário do metrô. As duas estações só passaram a funcionar todos os dias das 4h40 à meia-noite em outubro de 2016.

A abertura do trecho seguinte, de São Lucas até Vila União, aconteceu apenas em abril de 2018.

Interrupções constantes para testes e problemas são outras marcas da Linha 15. Em 2020 o ramal chegou a ficar três meses interditado após o pneu de um trem estourar e uma placa metálica despencar na avenida Sapopemba. Segundo estimativa do Governo do Estado na época, a cada dia que a linha ficou inoperante, o prejuízo foi de R$ 1 milhão.

A Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo opera atualmente com 11 estações, conectando a Vila Prudente ao Jardim Colonial em um trecho de aproximadamente 14,6 km. Tem integração com a Linha 2-Verde na estação Vila Prudente. O ramal está com obras de expansão até a estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa da CPTM e na outra ponta até Cidade Tiradentes, com as futuras estações Boa Esperança e Jacu Pêssego.
 

.

Linha 17: segundo ramal de monotrilho da cidade

O Governo do Estado e o Metrô inauguram nesta terça-feira, dia 31, a Linha 17-Ouro que funciona nos mesmos moldes da Linha 15-Prata em operação na Vila Prudente desde 2014.

O novo ramal de monotrilho da cidade está sendo entregue com 12 anos de atraso: era promessa para a Copa do Mundo no Brasil em 2014.

O trajeto inaugural conta com sete estações abertas ao público: Morumbi (conexão com a Linha 9-Esmeralda de trem), Chucri Zaidan, Vila Cordeiro, Campo Belo (integração com a Linha 5‑Lilás de metrô), Vereador José Diniz, Brooklin Paulista e Aeroporto de Congonhas.

O funcionamento será parcial: de segunda a sexta-feira das 10h às 15h. O Metrô informou que a operação plena está prevista para outubro.

Os trens, fabricados na China, tem capacidade para 616 passageiros. Cada composição é formada por cinco carros, com passagem livre entre eles. Também vão circular sem condutor, como acontece na Linha 15.

Segundo o Metrô, “um dos destaques é o conjunto de baterias embarcadas, que permite ao trem se deslocar mesmo em caso de falta de energia, reforçando a segurança e a confiabilidade da operação”.

No último dia 20 de março, passageiros da Linha 15 precisaram deixar um trem e caminhar pela passarela de emergência do ramal, que opera a 15 metros de altura, por causa de uma falha elétrica na via próximo à estação Vila Prudente.

Paixão de Cristo: tradicional encenação nesta sexta-feira

O espetáculo “Paixão de Cristo” do Grupo Segue-me, da Paróquia São Carlos Borromeu, é um dos eventos culturais e religiosos mais aguardados da região. Realizada anualmente, a encenação retrata os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, reunindo grande elenco e produção. Neste ano, a apresentação será realizada pela primeira vez no ginásio do Colégio João XXIII, na Vila Prudente, nesta sexta-feira, dia 3, às 18h30.

A mudança de endereço aconteceu com o apoio do Círculo de Trabalhadores, garantido melhor estrutura ao grupo. “A parceria com o Círculo é muito importante para a gente. Agora, com um espaço coberto, a expectativa é receber ainda mais pessoas e proporcionar uma experiência ainda mais especial para o público”, destaca o diretor do projeto, Douglas Brunelli.

O espetáculo carrega forte significado espiritual e emocional para quem participa e para quem assiste. “É uma história que o público sabe qual é o trágico final e mesmo assim vem assistir, vem se emocionar e também para ser evangelizado. Isso é o mais bonito do nosso trabalho”, comenta Evelyn Guirão, que também está na direção do projeto.

O Teatro da Paixão de Cristo integra o calendário oficial da cidade de São Paulo, por meio da Lei16.875/2018, de autoria da vereadora Edir Sales. A parlamentar apoia o projeto há anos.

O evento também terá importante papel social. A entrada é solidária: o público é convidado a contribuir com um quilo de alimento não perecível, que será destinado para famílias em necessidade da região, através do Círculo.

O ginásio do Colégio João XXIII fica na rua José Zappi, 363, Vila Prudente. A entrada será liberada a partir das 17h30 e a apresentação começa às 18h30.