Mudança de comando na Subprefeitura Mooca

A Subprefeitura Mooca (SUB-MO) está sob novo comando a partir desta quarta-feira, dia 11. O coronel da reserva da Polícia Militar, Valmor Saraiva Racorti (foto), é o novo subprefeito. Ele assume no lugar do também coronel Marcus Vinícius Valério que respondia pela SUB-MO desde março de 2023 e foi transferido para administrar a Subprefeitura Sé.

O novo subprefeito da Mooca já foi comandante do Choque, do Gate e da ROTA e Chefe de Operações do COPOM, entre outras atribuições na Polícia Militar de São Paulo. Ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco e graduou-se no Curso de Formação de Oficiais em 1994. É mestre e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

Além da Mooca, a subprefeitura é responsável pelos distritos da Água Rasa, Belém, Brás, Tatuapé e Pari.

Coronel Valmor Saraiva Racorti assume a partir desta quarta-feira, dia 11. Foto: Divulgação SUB-MO

 

Frota elétrica da cidade recebe mais 110 ônibus

A Prefeitura entregou nesta quarta-feira, dia 11, mais 110 ônibus elétricos, incluindo quatro articulados, elevando para 1.259 o total de veículos movidos a energia limpa na cidade.

Os novos veículos representam 4,2 milhões de litros de diesel economizados, reduzindo em 9,5 mil toneladas a emissão de gás carbônico (CO₂) na atmosfera.

Durante a entrega na Praça Charles Miller, no Pacaembu, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) ressaltou que cada ônibus equivale ao plantio de 6,4 mil árvores por ano. “É um grande avanço para o nosso meio ambiente e também para a qualidade de vida dos passageiros e dos motoristas, porque não tem barulho, não tem tranco”, disse.

Segundo a Prefeitura, além do ganho ambiental, a eletrificação traz benefícios financeiros diretos para o sistema. A operação de ônibus elétricos pode ser até 65% mais barata por quilômetro rodado do que a versão a diesel.

Os veículos também oferecem itens de série para o conforto dos passageiros, como ar-condicionado com saídas individuais, piso baixo com rampa de acessibilidade, tomadas USB para recarga de dispositivos móveis, wi-fi e vidros com proteção contra raios UV.

Com a maior operação desse tipo de transporte no Brasil, a capital paulista concentra mais de 80% da frota elétrica em circulação no país.

Prefeito Ricardo Nunes durante entrega dos novos ônibus. Fotos: Renato Pinheiro /SECOM/ Prefeitura SP

 

Deputada Juliana Cardoso visita o Círculo

A deputada federal Juliana Cardoso (PT) visitou o Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente na sexta-feira, dia 6, onde foi recebida pelo presidente da entidade e da Folha, Newton Zadra.

No encontro foi abordado o cenário eleitoral no estado de São Paulo, a sua atuação como deputada federal com destaques para os projetos lei apresentados sobre o combate à violência obstétrica e a violência contra as mulheres, além do PL do Programa de Acompanhamento ao Idoso (PAI) para adoção no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo Brasil.

A deputada enfatizou também os recursos de dotações orçamentárias do governo federal que foram encaminhados junto com a bancada do PT ao estado de São Paulo nas áreas de saúde, assistência social, cultura, esporte e segurança pública. Outros pontos importantes da conversa foram o empenho do mandato para viabilizar a implantação de unidades do Instituto Federal em Cidade Tiradentes (Zona Leste) e no Jardim Angela (Zona Sul).

Quanto ao futuro Parque Vila Ema, Juliana declarou: “Após uma longa batalha jurídica conseguimos a desapropriação do terreno. Agora, com a chave da área na mão da Prefeitura, vamos acompanhar a licitação de implantação do parque que tem até projeto executivo elaborado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente”. Ela apoiou a causa desde seu primeiro mandato de vereadora em 2010.

Ao final do encontro, ela agradeceu a acolhida: “Sou sempre bem recebida no Círculo não somente pelo presidente Zadra, mas pela diretoria e funcionários, aos quais agradeço de coração”.