Linha 15: monotrilho pioneiro foi aberto na Vila Prudente

Primeiro ramal de monotrilho do Brasil, a Linha 15-Prata teve a operação iniciada em 30 de agosto de 2014 no curto trecho entre as estações Vila Prudente e Oratório.

Apesar do pioneirismo, ao invés de orgulho, a região recebeu o novo modal de transporte com muita resistência e desconfiança. Originalmente a Linha 2-Verde de metrô estava projetada para chegar até a estação Oratório, em trecho também elevado. O anúncio da mudança para o monotrilho gerou muitas críticas, principalmente por ser uma tecnologia desconhecida e operar com trens com capacidade inferior às composições do metrô convencional.

Assim como a Linha 17-Ouro que está sendo entregue nesta terça-feira, dia 31, as obras da Linha 15 também foram marcadas por muitos atrasos. Mesmo depois da inauguração do trecho Vila Prudente – Oratório, foram mais de dois anos para operar no mesmo horário do metrô. As duas estações só passaram a funcionar todos os dias das 4h40 à meia-noite em outubro de 2016.

A abertura do trecho seguinte, de São Lucas até Vila União, aconteceu apenas em abril de 2018.

Interrupções constantes para testes e problemas são outras marcas da Linha 15. Em 2020 o ramal chegou a ficar três meses interditado após o pneu de um trem estourar e uma placa metálica despencar na avenida Sapopemba. Segundo estimativa do Governo do Estado na época, a cada dia que a linha ficou inoperante, o prejuízo foi de R$ 1 milhão.

A Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo opera atualmente com 11 estações, conectando a Vila Prudente ao Jardim Colonial em um trecho de aproximadamente 14,6 km. Tem integração com a Linha 2-Verde na estação Vila Prudente. O ramal está com obras de expansão até a estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa da CPTM e na outra ponta até Cidade Tiradentes, com as futuras estações Boa Esperança e Jacu Pêssego.
 

.

Linha 17: segundo ramal de monotrilho da cidade

O Governo do Estado e o Metrô inauguram nesta terça-feira, dia 31, a Linha 17-Ouro que funciona nos mesmos moldes da Linha 15-Prata em operação na Vila Prudente desde 2014.

O novo ramal de monotrilho da cidade está sendo entregue com 12 anos de atraso: era promessa para a Copa do Mundo no Brasil em 2014.

O trajeto inaugural conta com sete estações abertas ao público: Morumbi (conexão com a Linha 9-Esmeralda de trem), Chucri Zaidan, Vila Cordeiro, Campo Belo (integração com a Linha 5‑Lilás de metrô), Vereador José Diniz, Brooklin Paulista e Aeroporto de Congonhas.

O funcionamento será parcial: de segunda a sexta-feira das 10h às 15h. O Metrô informou que a operação plena está prevista para outubro.

Os trens, fabricados na China, tem capacidade para 616 passageiros. Cada composição é formada por cinco carros, com passagem livre entre eles. Também vão circular sem condutor, como acontece na Linha 15.

Segundo o Metrô, “um dos destaques é o conjunto de baterias embarcadas, que permite ao trem se deslocar mesmo em caso de falta de energia, reforçando a segurança e a confiabilidade da operação”.

No último dia 20 de março, passageiros da Linha 15 precisaram deixar um trem e caminhar pela passarela de emergência do ramal, que opera a 15 metros de altura, por causa de uma falha elétrica na via próximo à estação Vila Prudente.

Paixão de Cristo: tradicional encenação nesta sexta-feira

O espetáculo “Paixão de Cristo” do Grupo Segue-me, da Paróquia São Carlos Borromeu, é um dos eventos culturais e religiosos mais aguardados da região. Realizada anualmente, a encenação retrata os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, reunindo grande elenco e produção. Neste ano, a apresentação será realizada pela primeira vez no ginásio do Colégio João XXIII, na Vila Prudente, nesta sexta-feira, dia 3, às 18h30.

A mudança de endereço aconteceu com o apoio do Círculo de Trabalhadores, garantido melhor estrutura ao grupo. “A parceria com o Círculo é muito importante para a gente. Agora, com um espaço coberto, a expectativa é receber ainda mais pessoas e proporcionar uma experiência ainda mais especial para o público”, destaca o diretor do projeto, Douglas Brunelli.

O espetáculo carrega forte significado espiritual e emocional para quem participa e para quem assiste. “É uma história que o público sabe qual é o trágico final e mesmo assim vem assistir, vem se emocionar e também para ser evangelizado. Isso é o mais bonito do nosso trabalho”, comenta Evelyn Guirão, que também está na direção do projeto.

O Teatro da Paixão de Cristo integra o calendário oficial da cidade de São Paulo, por meio da Lei16.875/2018, de autoria da vereadora Edir Sales. A parlamentar apoia o projeto há anos.

O evento também terá importante papel social. A entrada é solidária: o público é convidado a contribuir com um quilo de alimento não perecível, que será destinado para famílias em necessidade da região, através do Círculo.

O ginásio do Colégio João XXIII fica na rua José Zappi, 363, Vila Prudente. A entrada será liberada a partir das 17h30 e a apresentação começa às 18h30.

 

Série de incêndios provoca interdição de torre de apartamentos

Moradores do Condomínio Portal, na avenida Vila Ema, 2258, viveram momentos de pânico no último domingo, dia 22, com o terceiro incêndio recente no local. Bombeiros foram acionados, mas, desta vez, o problema não chegou ao fim com a extinção das chamas. A Subprefeitura de Vila Prudente, em conjunto com a Defesa Civil, interditou uma torre inteira do empreendimento. A justificativa foi a segurança e a liberação ocorrerá somente após a apresentação de laudos técnicos que comprovem a integridade da estrutura.

A torre interditada tem 245 apartamentos e soma mais de 400 residentes que tiveram que buscar alternativas temporárias de moradias. “Antes da interdição já estava receoso de continuar no prédio com a minha família. E o medo de acordar com tudo em chamas de novo? Tivemos que sair às pressas no domingo”, conta um morador que pediu para não ter o nome divulgado. “Precisamos de respostas urgentes das autoridades e da construtora”, completa.

Todos os incêndios aconteceram no mesmo apartamento, no terceiro andar da torre interditada. No último domingo o imóvel ficou completamente destruído. O casal que residia no local afirma que terá um bebê dentro de três meses.

O condomínio preferiu não se manifestar até ter acesso aos laudos. Na noite da segunda-feira, dia 23, moradores fizeram uma manifestação na avenida Anhaia Mello, em frente a um escritório da construtora Plano&Plano, responsável pelo empreendimento.

Construtora

O condomínio Portal foi entregue em março de 2024 e segundo a Plano&Plano, “o projeto foi validado por todos os órgãos fiscalizadores durante a construção e no ato da entrega”.

Em nota encaminhada à Folha, a construtora afirma que desde que tomou conhecimento do primeiro incêndio, em 8/2/2026, “vem atuando com apoio técnico especializado, acompanhamento junto às autoridades competentes e alinhamento com os responsáveis pelo condomínio para a apuração dos fatos, além de ter oferecido suporte ao morador”.

Após o novo caso no último domingo, a empresa alega que “providenciou uma perícia e levantamentos técnicos em regime de urgência”. Afirmou ainda que não há indícios de outras unidades afetadas e que tem oferecido ajuda de custo diária para os moradores até a liberação da torre.

Autoridades

O caso é investigado por meio de inquérito policial instaurado pelo 42º Distrito Policial – Parque São Lucas. Exames periciais foram solicitados e estão em fase de elaboração. Foi informado ainda que as diligências seguem em andamento para esclarecer os fatos.

A Subprefeitura Vila Prudente informou que interditou a torre, em conjunto com a Defesa Civil, considerando o risco à segurança dos moradores. Explicou que no dia 12 de março, já havia feito a interdição do apartamento onde ocorreram os incêndios. Porém, com a exposição prolongada a altas temperaturas em ambiente fechado no último domingo, a interdição foi ampliada para toda a torre diante da possibilidade de comprometimento das propriedades estruturais do edifício.

A Subprefeitura explicou que a interdição permanecerá vigente até a apresentação de laudos técnicos que comprovem a integridade da estrutura. Também serão exigidos ensaios técnicos e laudos das instalações elétricas, de gás e hidráulicas, atestando a inexistência de riscos. Somente após o recebimento da documentação, haverá análise para eventual desinterdição.

Todos os incêndios aconteceram no mesmo apartamento, no terceiro andar da torre interditada

 

 

 

 

Vacinação contra a gripe para grupos prioritários

A campanha de imunização contra a Influenza, popularmente conhecida como gripe, tem início neste sábado, dia 28, com o Dia D da Vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde informa que todas as 481 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade estarão abertas das 8h às 17h.

Nesta primeira etapa, a dose será oferecida aos públicos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com 60 anos ou mais. Também podem se vacinar pessoas com deficiência permanente e doenças crônicas, trabalhadores da saúde e da educação; entre outros grupos específicos.

A campanha prossegue a partir da segunda-feira, dia 30, nas UBSs de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados e feriados nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) no mesmo horário.

A vacina tem como objetivo reduzir complicações, internações e a mortalidade decorrentes de infecções pelo vírus da influenza.

Prefeitura desiste de demolir caixa d’água no CEU

A entrada principal do CEU Vila Prudente/Vila Alpina na rua João Pedro Lecór segue interditada há mais de dois anos. O motivo é a enorme caixa d’água em frente ao CEU que continua com danos estruturais detectados após vistoria da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), o que pode levar a desprendimentos de placas de concreto. A tela de proteção que havia sido colocada no local não existe mais. Desde 2024, a Prefeitura prometia que o reservatório seria demolido, mas agora afirma que pretende recuperar a estrutura.

A pista de skate construída em 2021, exatamente ao lado do antigo reservatório, vem recebendo usuários. A Prefeitura não confirmou se o espaço está liberado oficialmente.

Em audiência pública realizada no auditório da Subprefeitura Vila Prudente em julho de 2024, o então chefe de gabinete da Siurb, Eduardo Olivatto, afirmou que “a estrutura da caixa d´água estava muito comprometida e não justificava investir verba pública para recuperar o equipamento que não tem mais utilidade”. Olivatto, que foi exonerado do cargo naquele mesmo ano, havia garantido que o projeto para remover o reservatório estava na fase final – sem mencionar valores – e acreditava que o trabalho poderia ser iniciado em agosto de 2024.

A caixa d’água foi erguida na década de 60 para atender o Centro Esportivo (CE) Arthur Friedenreich, mas, com o passar do tempo, outros reservatórios menores passaram a abastecer os vários espaços do clube. O CEU construído em parte terreno do centro esportivo também tem abastecimento próprio. Apesar de ser um marco na região, a Prefeitura garantia que não havia registo de preservação como patrimônio histórico.

Questionada pela Folha no ano passado, a Siurb informou que havia realizado novas vistorias para análise das condições estruturais do reservatório e que os dados colhidos estavam em estudo.

Agora, a nova posição da Prefeitura, por meio da Siurb e da Secretaria de Educação, é que está sendo trabalhada a elaboração do material licitatório e viabilização de recursos para contratação das obras de recuperação da estrutura da caixa d’água.

De acordo com a nota, após a “manifestação do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) e vistoria no local, optou-se pela recuperação da estrutura, sendo essa a alternativa economicamente mais vantajosa para o município”. (Kátia Leite)

Arsenal da Esperança celebra os 30 anos de atuação social

O Arsenal da Esperança, na Mooca, promove eventos especiais neste final de semana para comemorar 30 anos de existência. Haverá missa presidida pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, além de cultura e festa de rua.

Neste sábado, dia 21, a partir das 15h30, acontece o evento principal para convidados e acolhidos da casa com apresentação artística – pocket show do musical “Arsenal – As Armas da Paz”, inspirado na história da instituição, com a cantora Ziza Fernandes e produção da Oficina Viva. Às 16h haverá Missa em Ação de Graças presidida pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.

A Festa de Rua acontece nesta sexta-feira e sábado, dias 20 e 21, das 18h às 22h, e no domingo, dia 22, das 17h às 21h. Em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora de Casaluce, contará com barracas de comidas típicas italianas, além apresentações artísticas. Será realizado ao longo da rua Dr. Almeida Lima, na Mooca, onde está localizado o Arsenal.

História

Instalado em parte do prédio da antiga Hospedaria de Imigrantes, abriga homens brasileiros e estrangeiros em situação de rua. A obra é conduzida pela Associação Assindes Sermig e foi iniciada em 1996 por Ernesto Olivero e Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. O Arsenal da Esperança é o primeiro projeto fora de Turim, na Itália, ligado ao Arsenal da Paz, criado em 1983.

Desde a fundação teve funcionamento ininterrupto, inclusive durante a pandemia da Covid-19, e já acolheu aproximadamente 80 mil homens nesse período. É dirigida há mais de 20 anos pelo padre e missionário italiano Simone Bernardi.  Hoje a instituição atende diariamente 1.200 homens e soma dezenas de prêmios por sua atuação social.

 

Começa a demolição do prédio da Imprensa Oficial

Parte da história da Mooca deve desaparecer em breve. Foi iniciada a demolição do imóvel da antiga Imprensa Oficial, localizado na rua da Mooca, 1.921. O espaço está cercado por tapumes. Por enquanto, a fachada principal ainda está de pé, mas na lateral, na rua João Antonio de Oliveira, tratores já são vistos derrubando os fundos do prédio.

O imóvel foi vendido por meio de procedimento licitatório após a desativação da unidade da Empresa de Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo (Prodesp) no local. A empresa vencedora foi a Cyrela, com proposta de R$ 150 milhões. O lance mínimo para o terreno de cerca de 22.600 mil metros quadrados era de R$ 130 milhões, conforme laudos de avaliações divulgado pela Prodesp antes do leilão.

História

Fundada em abril de 1891, a Imprensa Oficial foi criada para organizar e divulgar, por meio do Diário Oficial, as leis e os atos das três esferas do governo de São Paulo – Executivo, Legislativo e Judiciário. A primeira edição do Diário Oficial circulou em 1º de maio do mesmo ano.

Ao longo das décadas seguintes foi passando por transformações. Desde 1995, o parque gráfico havia sido modernizado e foi criada uma editora, que publicou diversos títulos, com selo próprio e em parceria, que ajudaram na preservação da memória cultural do estado. Depois, passou a ser a Autoridade Certificado Digital de São Paulo. Em 2024, a Imprensa Oficial concluiu a migração para o sistema totalmente digital do Diário Oficial.

O prédio estava desocupado e foi incorporado ao patrimônio da Prodesp em 2021. A justificativa para o leilão foi “que o valor alcançado será investido para melhorar a transformação digital do Estado”.

Repercussão

Além de lamentar a demolição do histórico imóvel, moradores da Mooca cobraram sobre as destinações da impressora rotativa que ficava exposta no jardim frontal da Imprensa Oficial e do relógio que pertencia à antiga Fábrica de Calçados Clark, de origem inglesa e que funcionou no mesmo terreno na rua da Mooca.

A Prodesp informou que o módulo de impressora foi arrematado em leilão público realizado em 2024. Já o relógio foi restaurado e instalado na sede da Prodesp, em Taboão da Serra.

“Mais do que uma edificação, para quem tem um pouquinho de conhecimento sobre patrimônio cultural, entende que aquele referencial na paisagem dá a noção de lugar, de pertencimento. Lamento profundamente que a Imprensa Oficial esteja sumindo da paisagem urbana de um lugar histórico como é a Mooca”, argumenta a moradora, jornalista e historiadora do bairro, Elizabeth Florido. “Para piorar, levaram um patrimônio fabril do bairro como espólio pré-demolição: o relógio do Clark. Será que Taboão da Serra conhece essa história? Será que um dia esse relógio volta para sua casa, a Mooca?”, completa a historiadora. (Kátia Leite)

Fachada principal ainda está de pé, mas na lateral, na rua João Antonio de Oliveira, tratores já são vistos derrubando os fundos do prédio. Fotos: Elizabeth Florido

 

 

Prefeitura lança edital para obra do Parque Vila Ema

Foi publicado nesta semana no Diário Oficial, o edital para contratação de obras e serviços para implantação do Parque Municipal Vila Ema, no terreno situado na rua Batuns com a avenida Vila Ema. A licitação será aberta no dia 16 de abril, às 9h30.

De acordo com o secretário do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, o dinheiro para implantação está reservado. A obra foi estimada em R$ 10 milhões.

Ainda segundo Ashiuchi, se não houver recursos dos participantes do certame, a expectativa é assinar o contrato e iniciar os trabalhos ainda no mês de abril.

A pedido do movimento que lutou por mais de 15 anos pela implantação do parque, no final de fevereiro a Secretaria já realizou um mutirão de limpeza no terreno. Também foi iniciado o manejo de árvores mortas.

Após longa batalha judicial, a Prefeitura conseguiu tomar posse do terreno de quase 17 mil metros quadrados em 28 de janeiro. (Kátia Leite)

Mudança de comando na Subprefeitura Mooca

A Subprefeitura Mooca (SUB-MO) está sob novo comando a partir desta quarta-feira, dia 11. O coronel da reserva da Polícia Militar, Valmor Saraiva Racorti (foto), é o novo subprefeito. Ele assume no lugar do também coronel Marcus Vinícius Valério que respondia pela SUB-MO desde março de 2023 e foi transferido para administrar a Subprefeitura Sé.

O novo subprefeito da Mooca já foi comandante do Choque, do Gate e da ROTA e Chefe de Operações do COPOM, entre outras atribuições na Polícia Militar de São Paulo. Ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco e graduou-se no Curso de Formação de Oficiais em 1994. É mestre e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

Além da Mooca, a subprefeitura é responsável pelos distritos da Água Rasa, Belém, Brás, Tatuapé e Pari.

Coronel Valmor Saraiva Racorti assume a partir desta quarta-feira, dia 11. Foto: Divulgação SUB-MO