Apesar de fevereiro ser mais curto em relação a janeiro, alguns índices criminais tiveram aumento na região na comparação entre os dois primeiros meses de 2025.
No 42º Distrito Policial – Parque São Lucas, nos 28 dias de fevereiro ocorreram 89 furtos de veículos contra os 66 registrados em janeiro. Os furtos diversos (celulares, bolsas, etc) também aumentaram de 92 para 115 casos. Uma média de mais de 7 furtos por dia em fevereiro.
No 56º Distrito Policial – Vila Prudente os furtos de veículos dispararam de 52 casos em janeiro para 90 em fevereiro. Os outros furtos tiveram ligeira queda de 179 para 160 casos de um mês para o outro.
Importante ressaltar que, além do nome que levam no título, os dois distritos policiais compreendem diversos bairros como Vila Prudente, Vila Zelina, Jardim Avelino, Jardim Independência e arredores.
Em relação aos roubos, quando há violência e/ou uso de armas, as ocorrências também seguem preocupantes. No 56ª DP os casos de roubos diversos foram 74 em janeiro e 75 em fevereiro. Os roubos de carros diminuíram de 11 para 8 – considerando sempre que fevereiro tem três dias a menos na somatória de casos.
Já no 42º DP os roubos diversos baixaram de 107 para 74 casos, porém os roubos de veículos passaram de 11 ocorrências em janeiro para 16 em fevereiro.
Como já ressaltamos anteriormente, além dos índices atuais, a preocupação é que a região vive intensa especulação imobiliária, com dezenas de novos prédios em construção ou sendo lançados. Ou seja, serão mais veículos e pessoas pelas ruas. É fundamental evitar uma escalada ainda maior da violência. O aumento de efetivo de policiais e viaturas para fazer o patrulhamento ostensivo não pode esperar.