Nas redes sociais virou rotina se deparar com cenas de roubos e furtos nas ruas da região, flagradas por câmeras de segurança ou de celulares. Na maioria dos casos, o modo de operação dos criminosos é o mesmo: chegam em motos e surpreendem as vítimas nas calçadas ou dentro de veículos.
Há relatos de crimes em bando, com várias motos cercando a vítima. Um desses casos ocorreu nesta semana na avenida Alberto Ramos, no Jardim Independência, quando suspeitos em cinco motos praticaram o roubo de outra moto. O caso foi por volta das 18h. Em outro crime, em fevereiro, uma família também foi cercada por quatro motos na rua Fernão Marques, na Água Rasa. Os criminosos ameaçaram atirar na filha de colo do casal se os celulares não fossem desbloqueados.
Nesta semana, matéria de mais de quatro minutos no SPTV, da Rede Globo, reforçou o problema de insegurança na região. Na semana passada, a Folha também mostrou a invasão da Legião Mirim de Vila Prudente, no Jardim Avelino, para o furto de fios de cobre e outros componentes elétricos. Vizinhos da entidade contaram que houve outra tentativa de invasão de uma residência do bairro em plena 16h.
Também no Jardim Avelino, o roubo de uma mulher na rua Lydia Ferrari Magnoli foi filmado por moradores de um prédio. Apesar do choro e das súplicas da vítima, dois homens em motos tiveram tempo de sobra para pegar a bolsa, o celular e os anéis dela. Semanas atrás, cena semelhante foi flagrada por uma câmera de segurança na praça do Centenário de Vila Prudente: desta vez a vítima foi um casal abordado por criminosos em motos.
Moradores e comerciantes reclamam da escassez de rondas policiais pelas ruas e comentam que os próprios policiais afirmam que “falta efetivo de homens e viaturas”.
Em alta
Os números mostram que houve crescimento dos crimes. Na área do 56º Distrito Policial – Vila Alpina que compreende também a Vila Prudente, Jardim Avelino e Vila Zelina, entre outros bairros, o aumento foi de 52% nos roubos comparando janeiro de 2024 (57 casos) e de 2025 (87 ocorrências). Os crimes citados acima ainda não viraram estatísticas. Os dados no site da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) mostram apenas janeiro deste ano. No 56º DP também foram registradas mais de 230 ocorrências de furtos, média de sete furtos diários.
No 42º DP – Parque São Lucas foram 76 roubos em janeiro de 2024 contra 118 roubos em janeiro deste ano. Também são quase 160 casos de furtos no primeiro mês de 2025.
A cada dia cresce mais a violência e NINGUÉM faz nada. Ja recorremos a todos os meios possíveis e continuamos à mercê de bandidos. Está insalubre viver na vila Prudente