No último dia 13 aconteceu solenidade de reinauguração do mausoléu da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no Cemitério São Pedro, na Vila Alpina.
Inaugurado em 1979, o mausoléu guarda os restos mortais de 176 pracinhas que fizeram parte da campanha na 2ª Guerra Mundial. O espaço passou por uma ampla reforma como parte da celebração do Jubileu de 80 anos das Vitórias da FEB.
Entre as benfeitorias, foi realizada a construção de calçadas de acesso, instalação de pisos cerâmicos com drenagem e de 200 m² de grama, afixação de placas nos túmulos e melhorias na iluminação e na segurança do local.
A solenidade contou com a presença do general de Exército Pedro Celso Montenegro, comandante Militar do Sudeste; Douglas Ramos, idealizador da reforma e presidente executivo da Sociedade Amigos do CPOR-SP; e de Juraci Pimentel Júnior, diretor-presidente da Concessionária VELAR, que patrocinou a obra. Familiares de ex-combatentes também estiveram presentes, além de personalidades civis e militares da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e da Polícia Militar.
Durante a solenidade foi cantada a Canção do Expedicionário, descerrada a placa na entrada do mausoléu e no final, depositadas corbelhas de flores nos túmulos dos ex-combatentes.
Saiba mais
Entre 1944 e 1945, mais de 25 mil militares da FEB cruzaram o Oceano Atlântico para se juntar ao esforço Aliado na 2ª Guerra Mundial. O Brasil foi o único país latino-americano a enviar tropas para o maior conflito armado da história.