Duas novas composições para a Linha 15-Prata de monotrilho foram entregues no Pátio Oratório, no Jardim Independência, nos últimos dias. Uma delas chegou na quarta-feira, dia 26, enquanto a outra foi entregue ao pátio na sexta-feira, dia 21.
Fabricados na China pela joint-venture PATS (Alstom e CRRC), foram descarregados no porto de Santos e vieram para São Paulo por meio de uma complexa logística. A operação de transporte de cada trem envolveu sete carretas.
No Pátio Oratório os carros são retirados das carretas e colocados nas vigas por um braço mecânico para a realização da montagem completa em cerca de 20 dias cada. Os novos trens serão submetidos a testes antes de serem integrado à operação, com previsão para o segundo trimestre de 2025.
De acordo com o Governo do Estado, o quarto trem já foi embarcado em Shangai, na China, e partiu em direção ao Brasil com estimativa de chegar em março. Os demais serão entregues gradativamente até 2026. Houve investimento de R$ 1,4 bilhão para a compra de 19 composições.