Um cartaz já desbotado pelo tempo que está pendurado na entrada principal do CEU Vila Prudente/Vila Alpina, na rua João Pedro Lecór, comunica que “por questões de segurança” os alunos devem utilizar outra portaria. A pista de skate construída em frente ao prédio do CEU também passou meses fechada. Entre a portaria principal e a pista fica uma enorme caixa d´água que, segundo a Prefeitura, está com danos estruturais.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) informou à Folha no dia 29 de maio, que “a pista de skate está interditada para garantir a segurança dos alunos do CEU Vila Alpina. Após vistoria, foram constatados danos estruturais na caixa d’água ao lado da pista, o que pode levar a desprendimentos de placas de concreto”. A Sabesp informou que a caixa d´água é de responsabilidade da Prefeitura.
A pista de quase 500 m² foi construída pela Prefeitura e inaugurada em dezembro de 2021, com a presença de autoridades municipais. A área tem diversos obstáculos que incentivam os skatistas a saltarem e fica exatamente ao lado da caixa d´água. Há semanas, a Folha questiona a Prefeitura se antes de construir a pista no local, houve estudo do impacto provocado pelos skates junto ao antigo reservatório. A Secretaria Municipal de Esportes alegou que não é responsável por esse equipamento. A reportagem fez a mesma pergunta para as secretarias Especial de Comunicação, de Educação e das Subprefeituras.
Na semana passada foi instalada uma tela de proteção ao redor do antigo reservatório e nas redes sociais começou a ser anunciada a reabertura da pista de skate. A notícia preocupou pais de alunos do CEU.
“Estou quase todos os dias aqui para buscar a minha filha e não vi obra acontecendo nessa caixa d´água. Depois de tantos meses de interdição, agora alegam que só a rede de proteção vai resolver? Como fica a segurança das crianças?”, questionou uma mãe que pediu para não ter o nome divulgado. O pai de uma criança matriculada também estranhou a decisão: “Do nada, colocam essa tela e pronto? Então, por que não resolveram antes?”.
Às 19h de ontem a Secretaria Especial de Comunicação enviou a seguinte nota: “foi instalada uma tela de proteção ao redor da estrutura para proteger os munícipes e frequentadores da pista de skate, permitindo o uso da pista com segurança”. Foi informado que a Subprefeitura Vila Prudente fará os reparos necessários de restauração na caixa d´água desativada. Não houve resposta sobre o estudo antes da construção da pista de skate.
Legal, mas o mais importante seria deixar disponivel vestiario masculino no andar terreo, ao lado da piscina. A piscina ficou inutilizavel pelos homens, apos retirarem o vestiario. Lamentavel