A informação dada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) renova a esperança de o Parque Vila Ema ser implantado nos próximos meses. Em reunião agendada pela vereadora Juliana Cardoso (PT) na última quarta-feira, dia 20, Nunes garantiu que a desapropriação do terreno na avenida Vila Ema esquina com a rua Batuns será concluída em breve. O espaço na Vila Ema consta entre os sete parques prioritários da Prefeitura para este ano.
Também presente na reunião, o chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, informou que o terreno será desapropriado pelo valor de R$ 23 milhões com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB). Ravena explicou ainda que a opção pela desapropriação foi mais vantajosa para a Prefeitura do que o instrumento urbanístico e jurídico Transferência do Direito de Construir (TDC) que vinha sendo acordado junto à Tecnisa para viabilizar o parque.
O prefeito e o chefe de gabinete garantiram que a Prefeitura dispõe da verba para iniciar a primeira fase de implantação do parque, que contempla a instalação da administração, portaria com segurança e a infraestrutura básica, como bancos e pista de caminhada. Essa etapa deve ser viabilizada em até quatro meses após a finalização da desapropriação, segundo Nunes e Ravena. As demais melhorias precisam ser incluídas no orçamento da cidade para 2023.
A vereadora e o representante do Movimento Viva o Parque Vila Ema, Fernando Sálvio, foram surpreendidos positivamente pela informação e acreditam que foi um avanço na luta pela área verde que já dura 12 anos e tem apoio da Folha desde o início.
“Recebemos com surpresa essa boa notícia, pois houve uma mudança na alternativa para viabilizar o parque. O importante é que o prefeito garantiu que o terreno passará em breve para a Prefeitura e poderemos contar com o parque público, preservando assim o verde e a fauna”, declarou Juliana. “Que o Parque Vila Ema seja um exemplo. É urgente preservar e regenerar nosso planeta, começando por nossa comunidade”, afirmou Sálvio. (Kátia Leite/André Kuchar)
Testes alteram horário da Linha 15 no final de semana
Neste sábado e domingo, dias 23 e 24, as estações da Linha 15-Prata do monotrilho abrirão aos passageiros somente a partir das 16h. O horário diferenciado também foi implantado no final de semana passado.
De acordo com o Metrô, a mudança na operação será necessária para a realização de mais testes no sistema de sinalização e controle dos trens.
A Companhia informou que para atender aos passageiros, no sábado serão disponibilizados 30 ônibus articulados do sistema PAESE entre as estações Vila Prudente e Jardim Colonial. No domingo serão 20 coletivos. Os veículos estarão circulando sem a cobrança de tarifa das 4h40 até a reabertura das estações.