Lotado, hospital municipal na Mooca enfrentou queda de energia

O hospital municipal Ignácio Proença de Gouvêa, na Mooca, que vem apresentando índices de ocupação superior a 90% por causa da elevação dos casos de Covid-19, ainda enfrentou cerca de sete horas de interrupção no fornecimento de energia elétrica entre a manhã e o início da tarde desta terça-feira, dia 23. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os geradores da unidade deram conta do atendimento dos internados e não houve necessidade de transferências. Conforme a Folha apurou, a UTI estava lotada e eram mais de 30 pacientes intubados nesta manhã.

Assim que o problema ocorreu, a direção técnica do hospital informou a situação às equipes que estavam trabalhando e adotou um plano de contingência de energia em diversos setores. Foi solicitado inclusive que mantivessem 50% das lâmpadas apagadas ou até 100% nas salas com boa iluminação natural, além do desligamento de diversos aparelhos, como de ar condicionado e ventiladores. A ordem era para não desviar energia elétrica que vai para os equipamentos utilizados pelos pacientes intubados.

A falta de energia ocorreu por volta das 6h45 e o fornecimento foi restabelecido às 13h20. Segundo a Secretaria, foi “devido a problema na rede interna do hospital”.  Os consertos foram realizados pela empresa prestadora de serviço da unidade hospitalar e a concessionária de energia Enel também trabalhou no local para realizar reparos externos.

 

Linha 15: secretário se compromete a apresentar estudo do traçado


Na terça-feira, dia 23, a vereadora Juliana Cardoso (PT) e sua equipe participaram de reunião virtual com o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. Lideranças da Favela de Vila Prudente também acompanharam o encontro.

Desde 2013, quando foi anunciado o prolongamento da Linha 15-Prata do monotrilho da estação Vila Prudente até a estação Ipiranga da CPTM, moradores da comunidade questionam sobre o traçado e as famílias que serão afetadas.

A apreensão aumentou no final do ano passado, quando o Metrô iniciou obras na avenida Anhaia Mello para construção de uma área de manobras de trens, após a estação Vila Prudente. Na ocasião, o presidente do Metrô, Silvani Pereira, informou que a nova via deve estar concluída no segundo trimestre de 2022 e o trecho vai compor a extensão da Linha 15 até o Ipiranga.

Impacto

O secretário prometeu apresentar ainda nesta semana estudo do Metrô com impacto nos imóveis da favela. A vereadora insistiu para que nessa reunião o secretário convide também a Secretaria de Habitação para informar o tipo de atendimento que está sendo planejado aos moradores atingidos.

Serviços municipais durante o feriado emergencial


A partir da sexta-feira, dia 26, começa a antecipação de cinco feriados municipais para tentar frear o avanço dos casos de Covid-19 em São Paulo, evitando os colapsos dos sistemas de saúde e funerário. Juntando aos finais de semana e à Sexta-Feira Santa, a medida emergencial se estende até 4 de abril. A cidade só volta a ter dia útil na segunda-feira, 5.

A Prefeitura pede que as pessoas aproveitem o feriadão para ficar em casa, aumentando o índice de isolamento social na cidade. Também adverte que mesmo alguns serviços municipais permitidos durante a Fase Emergencial do Plano São Paulo sofrerão alterações.

Todos os serviços de Saúde da capital funcionam de forma ininterrupta. Algumas unidades só ficarão fechadas no feriado nacional da Sexta-Feira da Paixão, 2 de abril, permanecendo abertos os essenciais e plantões.

Os hospitais veterinários das zonas Leste, Norte e Sul abrem em todos os feriados antecipados. Só estarão fechados no dia 2 de abril.
As praças de atendimento das 32 subprefeituras permanecem fechadas.

As feiras livres funcionam normalmente.

Durante todo o feriado, para evitar descarte de entulho nas vias públicas, as unidades de Ecoponto funcionam das 6h às 18h.

Os Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cates) ficam fechados e atendem de forma on-line através do site. O atendimento ao empreendedor segue funcionando na Ade Sampa pelo telefone: 4210-2668.

O Centro de Atendimento da Fazenda Municipal não terá atendimento presencial enquanto durar da Fase Vermelha. Os munícipes devem acessar os serviços disponíveis via Portal SP 156.

Todos os espaços culturais da cidade continuam suspensos. Teatros, bibliotecas e centros culturais oferecem apenas atividades online. Os Centros Esportivos e os Clubes da Comunidade (CDCs) também devem permanecer fechados, assim como os parques públicos.
Para outros serviços acesse o Portal da Prefeitura: www.capital.sp.gov.br/.

Rodízio de veículos

O rodízio que desde a última segunda-feira, dia 22, está vigorando das 20h às 5h, continua durante todos os dias de feriado, conforme o final da placa. A medida vale no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Mini Anel Viário.

Vacinação: drive-thrus temporariamente desativados

A capital paulista atingiu ontem, dia 22, a vacinação contra a Covid-19 de 84% das pessoas entre 72 e 74 anos. Devido ao alto índice alcançado, a Secretaria Municipal de Saúde informou que os 18 pontos de drive-thrus serão temporariamente desativados a partir desta terça-feira, dia 23.

As atividades nos drives-thrus serão retomadas com o início da imunização do novo grupo de 69 a 71 anos, prevista para o próximo sábado, dia 27. A campanha de vacinação na capital segue os critérios dos programas Estadual e Nacional de Imunização.
A Secretaria ressaltou que a vacinação continua normalmente nas 468 UBSs da cidade, das 7h às 19h.