Quem já utilizou a estação Vila Prudente da Linha 15-Prata do monotrilho conhece bem a sequência de longas escadas para chegar até a plataforma, principalmente para quem desembarca do metrô e fará a baldeação. O problema é que muitos usuários estão se deparando com as escadas rolantes inoperantes nos horários de maior demanda.
“A estação Vila Prudente está um caos desde que foram inauguradas as últimas estações da Linha 15 até São Mateus. Além do grande aumento de passageiros, o que já era esperado, e da lentidão, agora estamos enfrentando o desligamento das escadas rolantes durante o horário de maior movimento”, reclama Aline Regina. “O Metrô deveria estar preparado, mas nas últimas semanas somos vítimas da falta de organização e humanidade. Observamos crianças, idosos e até pessoas com dificuldade de locomoção tendo que subir numerosos degraus”, relata. “Tenho problemas respiratórios e sofro muito para subir. Em alguns dias estou desistindo e gastando mais com outro transporte porque está praticamente impossível acessar a plataforma”, completa.
O Metrô informou que estações de transferência, como a Vila Prudente, são as mais movimentadas e requerem atenção redobrada nos horários de pico. Por isso, diariamente são adotadas estratégias operacionais com o objetivo de proporcionar condições de maior segurança para os passageiros nas plataformas de embarque. Na estação Vila Prudente da Linha 15 uma das ações implantadas é desligar algumas escadas rolantes nos horários mais críticos de demanda. De acordo com o Metrô, dessa forma, a plataforma fica menos lotada e proporciona maior fluidez dos trens.
Foi esclarecido ainda que esse procedimento também ocorre em outras grandes estações, como a Sé, sempre que é observado excesso de demanda. Porém os usuários lembram que a estação Vila Prudente do monotrilho fica a 15 metros de altura do solo.
O Metrô ressaltou que no caso de passageiros com mobilidade reduzida, sempre que houver necessidade, podem solicitar auxílio a um funcionário para o religamento ou inversão do sentido de direção de alguma escada rolante nas estações.