Com exclusividade à Folha, o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, informou na manhã desta sexta-feira, dia 3, que o Terminal Central Vila Prudente de ônibus, no canteiro da avenida Anhaia Mello, entra em operação no próximo dia 11. A inauguração oficial está prevista para o dia 20 com a presença do prefeito Bruno Covas (PSDB).
O terminal foi construído pelo Metrô e de acordo com o secretário, está acontecendo a assinatura de contrato entre o Governo do Estado e a Prefeitura para entrega definitiva da estrutura física. A São Paulo Transportes (SPTrans) faz os últimos ajustes operacionais. “Vamos iniciar a operação no dia 11, para acertar todos os detalhes operacionais das linhas até o dia da inauguração oficial”, explicou Caram.
“O terminal vai operar com 29 linhas durante o dia e mais sete noturnas. A estimativa é atender 150 mil passageiros por dia”, destacou o secretário. O Terminal Central terá integração direta com a Linha 2-Verde de metrô e a Linha 15-Prata de monotrilho.
Prometido desde a inauguração da estação Vila Prudente de metrô em 2010, a construção do terminal foi iniciada apenas em 2016 e a previsão de conclusão era dezembro de 2017. Segundo o Metrô, o cronograma de obras precisou ser alterado em função de atraso na obtenção das autorizações para a readequação e melhorias do viário no entorno. Também houve necessidade de remodelação da iluminação pública.
Outros dois terminais complementam o serviço de ônibus no trecho. O Terminal Norte, em funcionamento desde outubro de 2017, fica na rua Trocari e atende a linha de trólebus 3160-10 Parque Dom Pedro II/Terminal Vila Prudente. O Terminal Sul, na rua Correia Barros, começou a operar em agosto de 2018 como ponto final da Linha 5109/10 Terminal Vila Prudente – Terminal Mercado. A parada conta com uma escadaria de acesso à passarela que liga às estações Vila Prudente de metrô e monotrilho. (Kátia Leite)