Bastante utilizada por moradores da Vila Prudente, a passagem existente entre as ruas Gino Moneli e Doutor Gabriel Galvanese Amato, conhecida popularmente como Córrego das Vacas, está repleta de lixo, entulho, com mato alto e galhos de árvores cobrindo a iluminação. Segundo a vizinhança, o local é esquecido pela Prefeitura, pois equipes de zeladoria quase não aparecem para realizar os serviços de manutenção. Outro problema relatado é a falta de segurança no trecho, onde acontecem frequentes assaltos.
O morador local Paulo Rogério Sobral conta que a vizinhança está cansada de procurar a Prefeitura. “Este pedaço do bairro está esquecido. Sempre solicitamos limpeza, mais atenção, mas não temos retorno. É muito difícil aparecer gari por aqui. Acredito que por ser uma área de divisa entre as Prefeituras Regionais Mooca e Vila Prudente, um órgão empurra para o outro e não fazem nada por nós”, comenta Sobral. “Quando aparece uma equipe realiza limpeza apenas na metade da viela, pois alegam que a outra metade é de outro Distrito. Acho que eles não sabem que nosso imposto é pago para toda cidade e o trabalho deveria ser realizado em toda a extensão da passagem, sem divisão de Prefeituras”, completa com indignação.
Outro problema citado pela vizinhança é a insegurança. “Pessoas passam por aqui em vários momentos do dia e a noite para usarem droga livremente. Além disso, por conta da dificuldade de acesso de viatura, a polícia miliar não passa neste trecho, o que facilita a ação de bandidos. Devido à falta de poda das árvores, a iluminação pública está encoberta e a escuridão toma conta do local”, contou uma moradora da rua Luigi Ori, que termina na viela em questão.
O que também incomoda e atrapalha os moradores do local é a falta de identificação da passagem. “Há muitos anos solicitamos um nome para esta viela, o que facilitaria muitos serviços, inclusive quando precisamos acionar a polícia, mas nunca nos deram atenção. Infelizmente estamos abandonados”, concluiu Sobral.
A Prefeitura Regional Vila Prudente informou que a limpeza no local é feita periodicamente e um outro serviço foi programado para ocorrer entre os dias 7 e 12 de agosto. Sobre as árvores, foi ressaltado que a última poda foi efetuada em março do ano passado e uma nova vistoria será programada.
O 21º Batalhão de Polícia Militar se comprometeu a intensificar o policiamento no local.
Passagem em Vila Prudente é esquecida pela Prefeitura