Parque de Vila Prudente não tem equipe de manutenção

Apontado pela Prefeitura como um dos 14 parques públicos da cidade que pode ser entregue à iniciativa privada, o Parque Ecológico Lydia Natalizio Diogo, mais conhecido como Parque de Vila Prudente, recebeu apenas uma vez o serviço de corte de mato desde o início deste ano. E o serviço foi realizado de forma voluntária por uma empresa particular da região porque com a troca de gestão, o contrato de manutenção do espaço foi suspenso e, segundo a Prefeitura, a conclusão dos processos das novas licitações poderia durar até 90 dias. Desde então, o governo municipal não conseguiu manter a conservação, o mato cresceu e começa a incomodar novamente os frequentadores.

“Utilizo o parque há tempos e percebo que está largado pela Prefeitura. O mato está alto, galhos de árvores quebrados, entre outros problemas de manutenção. O espaço, que já contou com um número de funcionários adequado para manter a área limpa e prazerosa, hoje possui apenas três para dar conta de tudo, o que torna impossível deixar o parque em ordem. Eles estão fazendo o possível para o aspecto de total abandono não ser evidente”, comenta o morador da região Marcio Boanova.

Outra situação criticada por Boanova é a falta de preocupação da equipe do parque com o descarte adequado do lixo, apesar do espaço contar com amplos coletores de materiais recicláveis. “Semanalmente levo os recicláveis que separo para colocar nos containers existentes no parque. No entanto, me deparei com funcionários esvaziando as lixeiras espalhadas pela área e colocando tudo em sacos pretos, sendo que havia várias garrafas plásticas, por exemplo. Perguntei a um dos funcionários o motivo de não realizarem a separação do reciclável e o mesmo me respondeu que são poucos trabalhadores e muito serviço a ser feito”, completa.

Quem também cobra mais atenção do governo municipal é o aposentado Gilberto Alcântara, que frequenta o parque quase todas as tardes. “Esse espaço é muito privilegiado em meio a nossa cidade e, por isso, merece ser melhor cuidado. Em alguns trechos o mato está quase na altura dos usuários e daqui a pouco vai começar a invadir a pista de caminhada. Se não fosse uma empresa do setor privado doar o serviço de manutenção no início do ano, as alamedas já teriam sumido no meio do matagal”, afirmou Alcântara.

Questionada, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente informou que continua sem empresa contratada para a realização da manutenção do espaço, pois é necessário aguardar a conclusão das licitações. O prazo de conclusão não foi divulgado. Foi ressaltado que o órgão está trabalhando junto à Prefeitura Regional de Vila Prudente para sanar de forma emergencial os atuais problemas e que o mato será cortado em um prazo máximo de 30 dias.

Sobre a separação do lixo reciclável, a Secretaria afirmou que no momento não há nenhum estudo para que a prática seja aplicada no parque.

Mutirão

Está previsto para acontecer no próximo dia 20 no distrito de Vila Prudente o Programa “Faça Seu Bairro Lindo” e o local escolhido para receber a ação é o Parque de Vila Prudente. A Prefeitura tem convocado a população para participar de forma voluntária do mutirão de limpeza que está sendo organizado. Os serviços no local irão acontecer das 9 às 15h. Estão programados trabalhos como varrição, pode de árvores, corte de áreas ajardinadas, entre outras ações de manutenção.

Quem quiser participar pode entrar em contato com a Prefeitura Regional Vila Prudente pelo telefone: 3397-0850 ou pelo e-mail: vilaprudente@prefeitura.sp.gov.br de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h.

Coletores de materiais recicláveis existentes no parque

 

Versatilidade do frango empanado

Mundialmente apreciadas, as receitas de frango empanado frito são servidas por diversas casas especializadas no assunto.
Existem muitas formas de empanar as diferentes partes do frango. Farinha com flocos ou de rosca, castanhas moídas e até mesmo bolacha água e sal amassadas servem para dar crocância ao preparo.
Mas nem sempre os pedaços de frango precisam ser fritos por imersão em óleo fervente.
Vamos dar uma opção muito saborosa, diferente e prática, assada em forno e que pode ser preparada para o
almoço especial do Dia das Mães. Com a ajuda dos filhos a receita ficará melhor ainda!

Sobrecoxa marinada na cerveja com crosta de cebola

Ingredientes:

1 kg. de sobrecoxa com a pele;
1 pacote de sopa creme de cebola em pó;
700 ml de cerveja clara;
200 grs. de maionese;
1 xíc. de salsinha em ramos.

Preparo:

Deixe as sobrecoxas marinando na cerveja por 24 horas, sob refrigeração.
No dia seguinte, retire as peles e reserve.
Empane os pedaços com o creme de cebola em pó. Comprima-os bem à mistura.
Não é preciso acrescentar mais nenhum tempero.
Forre uma forma grande com as peles retiradas, deixando a parte externa virada para cima.
Disponha as sobrecoxas empanadas sobre a pele. Além de umedecer, essa forração evita que a carne grude no fundo da forma.
Espalhe cuidadosamente uma colher de sopa de maionese sobre cada pedaço e cubra com papel alumínio.
Leve ao forno pré aquecido, em potência média, por cerca de 35 minutos. Retire o papel alumínio, aumente para fogo alto e
deixe até dourar.
Decore com salsinha e sirva como acompanhamento para massas ou risottos.

Bom apetite e feliz Dias das Mães!

* Receita cedida pela Cantina Dopo Lavoro.

 

Calçada de universidade na Anhaia Mello continua com problemas

Pedestres que transitam pelo passeio da Universidade Nove de Julho, na avenida Anhaia Mello, 1363, Vila Prudente, continuam enfrentando dificuldades. O trecho ainda acumula água constantemente e o problema já foi denunciado pela Folha há dois meses. Há alguns dias um agravante causou preocupação aos pedestres que passam pelo trecho – um desnível surgiu no passeio, criando um degrau que pode causar acidentes.

De acordo com o morador da região, Rodrigo Luis da Silva, o problema da água parada ocorre há vários meses, inclusive em dias sem chuva. “No local há uma saída de água que causa a poça, quando chove a situação fica ainda mais crítica”, contou Silva, que afirma ter entrado em contato com a Prefeitura Regional de Vila Prudente várias vezes, mas sequer obteve retorno. “Para piorar, há poucos dias surgiu um desnível na calçada que para um cadeirante se torna um obstáculo impossível de passar. É um desrespeito com a população”, completou.

Na ocasião da denúncia publicada pela Folha em março, a Prefeitura Regional Vila Prudente informou que vistoriou o local e constatou a execução do passeio abaixo do nível da guia e, portanto, foi lavrado auto de intimação e de multa para que o proprietário do imóvel regularizasse a situação do passeio no prazo de 60 dias, sob pena de multas bimestrais. Como o prazo está prestes a vencer, a Folha voltou a cobrar um posicionamento da Prefeitura Regional, a qual afirmou que o serviço de fiscalização está atento e, caso o estipulado não seja cumprido, começarão a emitir as multas.

Questionada nesta semana, a Uninove informou que já realizou obras para sanar o acúmulo de água na calçada, no entanto, devido as construções do metrô e monotrilho na região, foram causados transtornos em lugares que estão no padrão da urbanização.

Desnível no passeio criou degrau que pode causar acidentes