Desde 2010, quando foram iniciadas as obras de construção do Pátio Oratório da Linha 15 – Parta do monotrilho, na altura do número 1000 da avenida do Oratório, no Jardim Independência, o asfalto da via nunca mais foi o mesmo. Segundo motoristas, comerciantes e moradores da redondeza, a grande movimentação de veículos, principalmente de caminhões que entravam e saiam com frequência do terreno do pátio, foi o principal motivo da via sofrer problemas no pavimento, que está repleto de ondulações, desníveis, rachaduras e buracos.
“Quando passo de carro pelo trecho me sinto dentro de uma carroça, pois o veículo chacoalha muito por causa das irregularidades no asfalto. Se meu automóvel tiver problemas no amortecedor, alguém irá arcar com o prejuízo?”, questiona o proprietário de um comércio instalado quase em frente à entrada do pátio do monotrilho, Cláudio Souza.
Além dos buracos e ondulações, o trecho da avenida também já sofreu com a terra oriunda da obra, que tomou conta da via por mais de um ano entre 2013 e 2014, atrapalhando motoristas e prejudicando moradores e comerciantes das proximidades. Os prejudicados afirmavam que o problema era decorrente dos pneus dos caminhões que saiam sujos do pátio e carregavam terra para a avenida. “Sofremos bastante durante o período de obras. A terra e a poeira invadiam as casas e os estabelecimentos. Agora o asfalto está ruim. O mínimo que deveria acontecer era algum tipo de compensação, o recape da avenida”, afirmou a moradora da rua Elísio Medrado, Carla Danov, que fica quase em frente ao portão principal do pátio.
A Subprefeitura de Vila Prudente informou que o local tem que ser recapeado, mas a responsabilidade de manutenção da via é da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, por conta das obras do monotrilho. Foi ressaltado que a Companhia está ciente, pois as providências já foram solicitadas.
O Metrô esclareceu que as obras do pátio do monotrilho ainda estão em andamento e, neste momento, estão sendo finalizados os projetos para a recuperação do asfalto danificado.