Quem vai ao cemitério São Pedro e ao velório fica inconformado com o estado dos equipamentos. Os locais possuem problemas visíveis de falta de manutenção. Enquanto a necrópole está tomada pelo matagal, os banheiros do velório estão em situação deplorável. Outra questão crítica é a iluminação do estacionamento, que é insuficiente e torna o ponto inseguro.
“O cemitério de Vila Alpina está em situação precária para visitação. O mato está cobrindo vários túmulos. Tenho dificuldades para chegar à campa de meu esposo. Já reclamei com funcionários, mas providências não são tomadas”, declarou a moradora da região, Neusa Coca Costa.
No velório o alvo das queixas são os sanitários, que, segundo os visitantes, não possuem condições de uso. No banheiro masculino os mictórios estão destruídos, assim como as pias. A falta de limpeza também é destacada pelos usuários. A reportagem da Folha esteve no local na tarde de quarta-feira, dia 10, e encontrou um cachorro dormindo no interior do sanitário. “Há cerca de 15 dias fui no velório de um conhecido, mas precisei atravessar a rua e entrar em um comércio para utilizar o banheiro, pois os do cemitério estavam sem condições”, conta Pedro Luiz, que entrou em contato com o jornal para relatar a situação.
Outra questão problemática é a falta de iluminação no estacionamento do cemitério. “À noite é muito escuro. A quantidade de lâmpadas é insuficiente e estão sempre queimadas. Com a escuridão o local fica muito perigoso. Já escutei falar de furtos por aqui”, comentou o aposentado Carlos de Araújo.
O Serviço Funerário do Município informou que está em estudo junto ao Departamento de Iluminação Pública (Ilume) a instalação de novo sistema de iluminação e não há registros de ocorrências criminais no estacionamento do cemitério. Quanto aos sanitários, foi ressaltado que o serviço de limpeza obedece o cronograma da empresa contratada e que os banheiros vêm sendo alvos de vandalismo por parte dos munícipes. O órgão acrescentou que uma equipe de manutenção fará vistoria no local. Sobre o mato entre as campas, foi informado que o cemitério conta com equipes extras de limpeza e roçagem que se revezam, obedecendo cronograma pré-estabelecido e de acordo com a demanda. Foi esclarecido que nesta época do ano, com as chuvas, os matos crescem mais rápido, o que pode dar a “impressão” de falta de manutenção.
No Brasil, nem os mortos tem paz.
Em países desenvolvidos, os cemitérios públicos, são espaços abertos a toda a população, bem cuidados, com segurança p/ que as pessoas possam homenagear a memoria de seus entes queridos. Já aqui, se tornam terrenos baldios, como bem retrata a foto da reportagem da Folha da VP, sobre o abandono no Cemitério de Vila Alpina.
são Paulo no geral esta abandonada
Sempre que se questiona a obrigação do serviço publico, ele
apresenta uma resposta que só uma pessoa muito crédula para
acreditar, que o governo nas três esferas, Municipal, Estadual e Federal irá fazer algo para o contribuinte.Votar nunca mais.
Maria Laura
É um completo descaso o tratamento que é dado aos restos mortais de um ser humano, no dia 09/03 meu irmão foi a um velório neste cemitério e aproveitou para fazer uma visita a caixinha de meu pai, não localizou a caixinha e se dirigiu a administração para verificar o local correto, e foi nesta hora informado que devido ao não pagamento de uma taxa os ossos tinham sido retirados do local e depositados em outro local, uma sepultura com 4 gavetas com mais de um metro de aguá dentro, no local você vê que há sepulturas parcialmente abertas, alem do descaso com os mortos um grande perigo para os vivos com o grande numero de doenças que pode ocorrer diante a situação que se encontra o local.
A informação que é passada pelos funcionários é que não tem nada informatizado ( mas na data que vence o tal prazo para pagamento da taxa e a mesma não foi feita, eles sabem rapidinho, pra isso o negocio funciona bem ), e também é informado que só tem uma linha telefônica e que funciona precariamente, dizem que é de interesse e de responsabilidade da família cuidar desses assuntos.
Eu acho que a partir do momento que uma pessoa morre, você já paga um valor muito alto, e o serviço prestado é péssimo, mas fazer o que, num país que a corrupção começa na presidência da republica, nós podemos imaginar no resto como deve ser.
Espero que o Cemitério São Pedro localize os restos mortais de meu pai, caso contrario a situação vai ficar feia.