Com intervalo médio de cinco minutos e um trem operando no sistema vaivém entre as estações Vila Prudente e Oratório – as únicas concluídas em mais de cinco anos de obras – o Metrô iniciou a fase comercial da Linha 15-Prata. Desde a segunda-feira, dia 10, o monotrilho circula diariamente das 7 às 19h com a cobrança de tarifa de R$ 3,50. Aberto ao público há um ano, o monotrilho funcionava gratuitamente por apenas por cinco horas diárias.
No primeiro dia de operação comercial, a Linha 15 transportou 5.713 passageiros. De acordo com o Metrô, quando estiver em operação das 4h40 até meia-noite, a previsão de demanda do trecho Vila Prudente-Oratório é de 13.300 usuários. No entanto, não há prazo para nova expansão de horário. O Metrô informou que, por ser um sistema de transporte inédito em São Paulo, o funcionamento continuará sendo ampliado gradativamente.
A alteração de horário provocou também a mudança de perfil dos usuários do monotrilho, principalmente pela manhã e a partir do final da tarde. Se antes recebia basicamente aposentados e curiosos com o novo modelo de transporte, agora passou a receber mais trabalhadores e estudantes.
A secretária Maria Julia Antunes, moradora da Vila Ema, começou a usar o monotrilho pela manhã para se deslocar até a estação Vila Prudente, onde faz a integração com a Linha 2-Verde para chegar até o trabalho na avenida Paulista. “Ajuda bastante, posso até sair um pouco mais tarde de casa porque não preciso ficar esperando o ônibus. Será melhor ainda quando ampliarem o horário à noite. Por enquanto, só até às 19h, não consigo voltar para casa de monotrilho se saio um pouco mais tarde do escritório”, conta.
A universitária Juliana Martins, moradora do Jardim Independência, também torce para o horário ser ampliado à noite. “Consigo usar o monotrilho para ir à aula, mas na volta dependo do meu pai me buscar na estação do metrô. Quando começaram a construir o monotrilho ainda estava na escola, ano que vem me formo na faculdade e não conseguiram fazer esse transporte funcionar direito”, comenta.
A Linha 15 está projetada para ser o modal de maior capacidade do mundo, podendo transportar até 48 mil pessoas por hora/sentido. Os trens trafegam a 15 metros de altura e têm operação totalmente automática – não há maquinistas. A promessa é ligar o Ipiranga (a partir da estação da CPTM) até Cidade Tiradentes, mas o Metrô também não tem prazo para inaugurar as próximas estações.
Está claro que as próximas estações deverão demorar anos para serem entregues… Agora, precisamos cobrar a entrega do terminal Vila Prudente, e a passarela para ligar o monotrilho na Vila Prudente com o outro lado da Anhaia Mello. Quando será feito? Quem é o responsável pela obra? Pelo que parece, está tudo parado! Os vereadores da região poderiam (ou deveriam) trabalhar nisso!
Não é trabalho de vereador e sim de Deputado Estadual por ser um transporte ligado ao Metro. Nem fale em Vereador da região quie a Mãe da Obra já já vai aparecer
Já são 5 anos de obra, faltam 25 anos.
Linha amarela que vai até a vila Sonia e Morumbi que começou em 2004 já são 11.
Cadê a data de conclusão???
Encontraram um rio esgoto na anhaia mello, e terão que desviar o curso, e todo mundo já sabia porque não fizeram?
No atual ritmo uma estação a cada dois anos serão 30 anos para implantar o monotrilho uma obra com orçamento garantido pelo banco mundial.
fazem isso claramente para desviar dinheiro e entregam aos poucos quirelas , td igual , td farinha do mesmo saco
O que mais fico perplexo é ver este terminal da Vila Prudente que está uma balbúrdia é uma vergonha para os pedestres.
Muito demorado para novas ações públicas. É uma vergonha…
Congelaram estações agora o prazo foi dado isso que já existia o dinheiro garantido pelo banco mundial
Vergonha não fazer uma vaquinha e construir esse metro que beneficiará a zona leste e periferias
depois não vão dizer que os protestos eram por 20 centavos …