Na semana passada, a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô insistiu que a prometida expansão do horário de funcionamento da Linha 15 – Prata do monotrilho, no trecho de menos de três quilômetros entre as estações Vila Prudente e Oratório, estava “prevista para o final do mês de junho”. Hoje é 3 de julho e o transporte continua operando as mesmas cinco horas diárias – das 9 às 14h. A “novidade” é que, questionado novamente, o Metrô optou por não dar novo prazo e alegou ontem que depende da Bombardier para conseguir ampliar o funcionamento.
De acordo com a Companhia, a Bombardier precisa resolver pendências nos testes dos trens e equipamentos de sinalização da linha para que o horário possa ser ampliado. Conforme a Folha apurou, a questão da sinalização é ainda mais importante pelo fato dos trens funcionarem sem maquinista.
O Metrô reforçou que a empresa já foi notificada e autuada pelo não cumprimento dos prazos estabelecidos no cronograma de implantação.
Em março, o novo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, declarou que o trecho teria o funcionamento ampliado para 12 horas diárias, das 7 às 19h, no fim de abril, quando também seria iniciada a cobrança de tarifa.
Aberto ao público em agosto do ano passado, o transporte permanece bastante ocioso. Os trens que saem das estações com intervalos médios de 10 minutos, circulam praticamente vazios. A Folha questionou na semana passada qual o custo para manter as estações abertas por tantos meses sem a cobrança de tarifa, mas não obteve resposta do Metrô.
Outro lado
Diante da nova resposta do Metrô, a reportagem questionou a Bombardier que, na tarde de ontem, respondeu que tem feito todos os esforços para atender as necessidades específicas do Metrô e da população. Ressaltou que “a empresa continua trabalhando arduamente para fazer, o mais rápido possível, as melhorias exigidas”. A nota diz ainda que a companhia está tratando a notificação e a autuação na esfera contratual adequada.
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Esta obra é uma vergonha, um descaso, acabou com a av. Anhaia Mello e o benefício até o momento é zero.
Mais uma obra faraonica do Governo do Estado de São Paulo !!!
Cada dia que passa tenho mais nojo dos políticos brasileiros.
Enquanto houver financiamento privado de campanha o Brasil continuará assim.
Esta obra já esta defasada Tecnicamente, esse trecho que prometeram não leva ninguém a lugar algum. Parabéns, ao Governo. Na verdade trata-se de aditivos e aditivos, não obra!
Pq não inauguram o terminal de ônibus que foi criado logo abaixo da estação? O antigo terminal vila prudente DESAPARECEU mas os ônibus NÃO! Estão todos largados nas ruas ao redor do metrô, o expresso tiradentes mais conhecido como fura fila que por sinal não vai até cidade tiradentes, tem que cortar as 4 faixas de rolamento da av. Anhaia Mello com aquele ônibus gigante articulado para fazer o retorno na Ibitirama… Eu vejo é preguiça por parte dos contratados e falta de fiscalização por parte do Governo estadual!
Obras eleitoeiras é sempre assim, prometem o que nunca irão cumprir, acordem minha gente, o ano que vem teremos eleições, olhos abertos !!!
Eleição para prefeito. Ele que constrói metrô? Vamos refletir a respeito, depois continuamos a conversa
Sou apartidario, mas o que fazem com a região é uma piada, ainda mais pelo aclamado governador e prefeito que nunca fizeram nada pela região. Atrasos e mais atrasos, insegurança, zero de investimento em cultura e lazer entre outras coisas. Além dessa porcaria não funcionar e só servir para lavagem de dinheiro ainda sobra pro cidadão que esta sendo assaltado a revelia na região por uma policia fraca e corrupta, vide a 42º DP que até fecha a noite por medo e a PM que não tem uma viatura circulando na rua.
como assim o Prefeito não fez nada pela região? só a faixa exclusiva para onibus já me economizou 1 hora de onibus, entre a altura da anhaia mello 7000 até o metro Vila Prudente (antes levava de 40 a 90 minutos, hoje, 15 a 20 minutos.
agora o monotrilho precisou 1 ano de testes para começar a funcionar; deveria estar totalmente pronto antes da copa de 2014; e o pior, o alckimin foi reeleito em primeiro turno…
será que paulistas odeiam tanto assim obras publicas para continuar votando em quem praticamente não faz nenhuma (e quando faz, é para inaugurar às vespera da eleição; estando prontas ou não.
Não sei por que tanta reclamação. A linha 4 amarela, que todos julgam linda e maravilhosa ficou mais de 1 ano em testes com horário reduzido, o monotrilho está para completar esse prazo em breve. Essa semana ele saiu dos 44km/h e trafegou com velocidade 61km/h, exemplo de que os testes estão evoluindo.