Na semana passada a Folha mostrou os transtornos que os pedestres estão enfrentando para atravessar a avenida Anhaia Mello, em frente à estação Vila Prudente do metrô, desde que o semáforo e a faixa para travessia mudaram de lugar, mais uma vez, há duas semanas. Entre os principais problemas encontrados no local estão o tempo insuficiente para cruzar os dois sentidos da avenida e a grande demora para o farol abrir novamente. Também há muitas queixas do piso irregular no canteiro central e nas calçadas e da falta de iluminação no trecho entre os tapumes das obras da Linha 15-Prata do monotrilho – justamente onde as pessoas aguardam bastante para a reabertura dos semáforos. Há vários casos de quedas no local.
Mesmo com as reclamações de que o farol fica aberto quase quatro minutos para os veículos, enquanto o tempo para os pedestres é insuficiente para chegar de um lado a outro da Anhaia Mello, a CET respondeu à Folha que a intenção é justamente fazer a travessia em dois ciclos semafóricos, ressaltando que desta forma “é possível cumprir o percurso pela faixa de pedestres de forma rápida e segura”. Indagada novamente pela reportagem de que “rapidez e segurança” não refletiam a realidade do trecho, a CET insistiu na resposta, complementando que os “técnicos fazem as adequações semafóricas de acordo com vistoria no local”. A CET explicou ainda que por causa das obras do monotrilho, o canteiro central precisou ser alargado para acomodar a nova geometria.
Sobre os problemas no piso do percurso obrigatório aos pedestres e a falta de iluminação, a Companhia do Metropolitano – Metrô informou que acionou o consórcio responsável pelas obras no trecho para corrigir os desníveis no caminho, melhorar a sinalização e a iluminação entre os tapumes. Foi ressaltado ainda que a travessia é provisória, autorizadas pela CET e necessária para a realização de melhorias viárias no entorno da estação Vila Prudente.
Passarelas
Desde a inauguração do metrô no bairro – em agosto de 2010 – existe projeto de passarelas ligando os dois sentidos da avenida. Mas, o benefício continua sem prazo para sair do papel.
“É um completo absurdo uma estação de metrô com saída apenas de um lado da Anhaia Mello. Desembarco em estações em locais menos movimentados e tem sempre a opção de escolha. Só na Vila Prudente fazem essa palhaçada de muda e desmuda de semáforo, ainda mais com essa obra do monotrilho que nunca tem fim”, reclama Ana Elisa Santos.
“Se pensarmos que uma passarela poderia resolver todos esses problemas ficamos ainda mais indignados. Não me lembro de nenhuma outra estação situada em uma via de grande circulação que não tenha uma passarela ou saída nos dois lados da mesma”, destaca outro reclamante que se identificou como Claudio.
O Metrô voltou a confirmar que a estação Vila Prudente terá passarelas interligando os dois lados da avenida. De acordo com a Companhia, a passarela Norte já está concluída e a que ficará no sentido bairro da avenida faz parte de outra etapa da obra, cujo cronograma não foi divulgado.
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Por que? o metro não faz uma passarela provisória no local? até a definição da abertura do terminal de ônibus?
pq quem toma as decisões no metro , não usa o sistema com certeza
Colocaram uma luz no local, mas ontem já estava apagada novamente, na saída do metro tem um poste apagado a semanas e nada acontece, não é só a passagem que é escura a saída do metro também, até agora não colocaram sinalização nos desníveis do chão na travessia de pedestres. Ninguém vai fazer nada??? Vamos ficar a mercê ??? Cadê os órgãos responsáveis???
A travessia do outro lado não demora 4 minutos como a CET informa o farol do lado do metrô demora 5 minutos… Já presenciei uma moça cair e outras se arriscando na travessia se arriscando com carros e motos em alta velocidade. Parece que se tomam alguma decisão depois que acontece alguma tragédia.