Desta vez o atraso é de apenas um dia. Ao contrário do que foi anunciado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) no mês passado, a visita controlada da Linha 15 – Prata do monotrilho, no trecho entre as estações Vila Prudente e Oratório, não será diária a partir de hoje, dia 19. Na tarde de ontem, após muita insistência da reportagem, já que não houve nota oficial sobre a questão, a assessoria de imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô informou que o transporte passa a operar diariamente a partir deste sábado, dia 20. Também haverá alteração de horário, sem, no entanto, aumentar o período de circulação: funcionará das 9 às 14h, ao invés das 10 às 15h, como anteriormente.
Com a abertura diária, a promessa é que também será liberada a interligação com a estação Vila Prudente do Metrô. Entretanto, até o fechamento desta matéria na noite de ontem, a assessoria de imprensa não informou como será feita a transferência de passageiros entre os transportes, assim como não divulgou como efetuará a cobrança da tarifa para quem acessar o metrô saindo do monotrilho.
A visita controlada entrou em operação, somente aos sábados e domingo, no dia 30 de agosto, quando a estimativa do Governo era de que em 60 dias o transporte passaria a funcionar diariamente.
Obras completaram cinco anos em novembro
O anúncio oficial do início das obras do monotrilho na avenida Anhaia Mello foi feito em novembro de 2009, pelo então governador José Serra (PSDB), em um evento no Parque São Lucas. Na ocasião, o governante tucano declarou que o primeiro trecho do transporte, entre as estações Vila Prudente e Oratório, seria entregue em dezembro de 2010.
Após mudanças no projeto do transporte, em meados de 2010, o Metrô informou que o prazo havia sido prolongado para 2012, ano em que a entrega foi adiada para 2013. No ano passado, em visita as obras do Pátio Oratório, o governador Geraldo Alckmin garantiu: “o primeiro trecho do monotrilho será entregue em janeiro de 2014” – o que só aconteceu parcialmente em agosto. Agora, falta a Companhia divulgar quando este primeiro trecho passará a funcionar comercialmente, atendendo também os horários de pico.
Mais atraso pela frente
Outro desafio do Metrô é superar o Córrego da Mooca que corre abaixo da avenida Anhaia Mello. Para isso, será necessário o remanejamento das galerias pluviais, acarretando em nova interdição da avenida. A situação está bloqueando a construção das estações São Lucas, Camilo Haddad e Vila Tolstói, já que a base dos pilares das paradas atingiriam o córrego. Há duas semanas, matéria da Folha de S.Paulo chegou a denunciar “erro de projeto básico”, fato que o Metrô nega.
A última previsão oficial do Metrô é que até o final de 2015 seria inaugurada a chamada segunda fase do transporte, com o monotrilho chegando até São Mateus. Sendo que a conclusão total do trajeto seria em 2016, ligando a estação Ipiranga da CPTM à Cidade Tiradentes.
Agora, após o anúncio do Governo de que será preciso realizar o remanejamento do córrego, o Metrô não informou qual será o atraso do segundo e terceiro trechos, e nem se o serviço na Anhaia Mello acarretará aumento do valor total da obra que, atualmente, está estimado em R$ 6,4 bilhões.
era para 2010, remanejaram para 2012, 2013, 2014, o ano está acabando e ainda não ficou pronta essas duas estações, dessa modalidade que é “bem mais rápida e barata que a construção de metro” e o pior, os paulsitas elegeram denovo mais uma vez esse mesmo governador; e o pior, logo no primeiro turno…
aposto que o só em 2018 entregarão a estação cidade tiradentes, para aproveitar a obra para campanha eleitoral para o psdb (provavelmente Serra para esquentar o banco pra o alckimin em 2022)
O acesso da plataforma sentido bairro do monotrilho virou história de carochinha, parabéns Metro e políticos pela incompetência demonstrada!!!
A abertura diária ocorreu em dezembro, já estamos em julho e nada do monotrilho atender a população nos horários de pico, nem que seja uma unica estação.