Pouco antes da abertura da estação Vila Prudente da Linha 15-Prata do monotrilho na manhã do último sábado, dia 30, foi inaugurada a ciclovia na avenida Anhaia Mello, sob os trilhos suspensos do novo transporte. O ato contou com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto; e o subprefeito de Vila Prudente, Marcello Rinaldi; que pedalaram até a estação Oratório acompanhados de cicloativistas.
A ciclovia de cerca de dois quilômetros na Anhaia Mello foi implantada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô como parte das exigências de compensação ambiental por causa do impacto da obra do monotrilho. Conforme o acordo firmado com a Secretaria Municipal do Verde, o Metrô terá que contemplar também o restante da avenida.
A inauguração coincidiu com a criação de novas faixas para ciclistas pela cidade. Somente no sábado foram inaugurados 12 quilômentos em diversos pontos, incluindo 1,1 quilômetro no Clube Escola Mooca. “A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Transportes, está em pleno processo de implementação de 400 quilômetros de ciclovias até o final do próximo ano. Na região central, estamos criando uma interligação com outros tipos de transporte, como trem, metrô e terminais de ônibus, além de um circuito próprio. Nos bairros está ocorrendo o mesmo processo, vide essa ciclovia, sob o monotrilho, que será mantida pela municipalidade. Nossa proposta é criar alternativas de deslocamento para o dia-a-dia, seja o trabalho ou estudo, e, também, proporcionar lazer à população”, destacou Jilmar Tatto.
Horas depois da abertura das duas faixas para ciclistas na Anhaia Mello, o espaço começou a receber oficialmente os ciclistas – antes do sábado, mesmo interditado, diversas pessoas já utilizavam o espaço para pedalar, andar de skate, fazer caminhadas e corridas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) destacou que apesar do Código de Trânsito Brasileiro estabelecer regras e condutas para todos os agentes envolvidos no trânsito, não existe regulamentação de como poderá ser feita uma possível autuação de veículos não emplacados ou mesmo de pessoas que desrespeitam as regras de circulação em ciclovias. O ideal é a conscientização sobre o perigo de trafegar a pé em áreas destinadas a bicicletas.
A ciclovia conta com iluminação e sinalização horizontal e vertical específica para orientar os deslocamentos dos ciclistas. O casal da Vila Prudente, Valter Furlan e Márcia Soubihe, gostou da segurança. “Pena que é muito barulhento e poluído por causa da Anhaia Mello, mas, poluição tem em toda São Paulo. Com certeza é uma boa opção”, destaca Márcia.
A segurança dos ciclistas também dependerá da conscientização dos motoristas. Na tarde do sábado, mesmo com a presença de agentes da CET na Anhaia Mello, a reportagem da Folha flagrou um motorista fazendo conversão proibida na altura do cruzamento com a rua Américo Vespucci.
Em algumas partes da avenida não temos segurança !!!!