Apesar de veicular em campanhas publicitárias de TV e rádio que o primeiro trecho da Linha 15 – Prata do monotrilho, entre as estações Vila Prudente e Oratório, seria inaugurado neste mês, o presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, Luis Antonio Carvalho Pacheco, admitiu em entrevista à Folha na última segunda-feira, dia 16, que o prazo para a entrega do transporte sofreu novo atraso e o início de operação deve ocorrer em julho.
Embora as obras na estação Vila Prudente ainda estejam acontecendo em ritmo acelerado, como os próprios operários já admitiram à Folha, a justificativa foi de que a greve de operários do consórcio responsável pelos trabalhos no Pátio Oratório (leia mais abaixo) foi a responsável pelo novo adiamento.
“Trabalhávamos com a ideia de inaugurar o monotrilho ainda neste mês de junho, porém, a greve dos funcionários, que durou cerca de 10 dias, atrapalhou nossos planos. Agora, em meados de julho pretendemos abrir o transporte neste primeiro trecho com a operação chamada visita controlada (com dias e horários restritos de funcionamento)”, explicou Luis Antonio Carvalho Pacheco.
Este é o quarto adiamento da entrega do primeiro trecho da Linha 15 – Prata apenas neste ano. A promessa no final de 2013 era de que o transporte começaria a funcionar em janeiro. Depois o prazo foi estendido para março, em seguida para maio e depois junho. No último prazo adiado a justificativa foi de que a Bombardier, empresa responsável pelos trens, não havia realizado todos os testes necessários nos veículos.
Termina greve no Pátio Oratório
Conforme a Folha noticiou na semana passada, os operários do Consórcio Expresso Monotrilho Leste, responsável pelas obras civis do Pátio Oratório e do prolongamento do monotrilho até São Mateus, estavam em greve há cerca de 10 dias. A reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo era de aumento na porcentagem do dissídio oferecido pelo Sindicato Patronal.
De acordo com a assessoria de imprensa do Consórcio, após acordo entre as partes, a paralisação teve fim no último dia 13 e os trabalhadores voltaram aos serviços na segunda-feira, dia 16.
é o que ocorre há 20 anos com o governo alckimin só inaugura obras para o oublico às vespera da eleição, será igual ao metro Vila Prudente (e várias outras estações inalguradas, uma a cada ano eleitoral): operação assistida 2 dias antes do primeiro turno, e operação assistida prolongada 2 dias antes das eleições do segundo turno.
e o pior é que os paulistas continuam elegendo esse alckimin.
O que falar desta obra que ERA para seria construída em um tempo MENOR que uma do metrô ???
As respostas que temos dos nossos queridos governantes são as de sempre, acho que a resposta correta precisa ser dada nas urnas. Há mais de 20 anos somos enrolados !!! Chega !!!
Ainda temos pendências da nossa obra do metro, cadê a urbanização em voltas da região da rua amparo e Ibitirama ???
Então estamos mal em todos os sentidos seja no governo ou seja na prefeitura, nada se resolve, tudo se delonga.
Ao invés de pagar uma fortuna para as TVs, com promessas que não pode cumprir, não seria mais sensato darem o aumento pleiteado pelos operários, os quais estão fazendo das tripas coração para entregar essa obra antes das eleições?
não do ponto de vista eleitoreiro, afinal aumentar o salário dos operários, e todo o setor público (o estado paga bem menos que a prefeitura nesses casos) não iria à publico; para ganhar votos o psdb só faz obra, e apenas inaugura em véspera de eleição
Poxa, esperava uma declaração mais honesta do Sr. Presidente do Metrô, do tipo … “Por motivos estritamente eleitoreiros deixaremos a inauguração da obra do mausoléu para depois da Copa do Mundo, ocasião em que todos já terão esquecido a farra com o dinheiro público e o foco certamente se traduzirá em votos nas urnas para quem a fez”.
Acho que não é bem assim, o problema é que se entregassem (como prometido) antes da copa, os eleitores associariam ao plano do governo federal para agilizar obras para a copa, se entregarem na véspera das eleições (como o governo psdb faz há 20 anos) fica mais fácil de se fazer campanha.
não se engane, não há dinheiro publico na construção dos estádios, apenas um financiamento, um emprestimo, onde o único pormenor seriam as taxas abaixo do mercado (as empresas pagarão juros de 6% ao ano, menos que qualquer outra taxa de financiamento praticada por outros bancos)
É, mas julho de que ano mesmo???
e na cidade tiradentes deve chegar na copa de 2018. isso com todo otimismo possivel
Mudei para a região faz 03 anos e meio desde lá a obra já vem sendo construida. Se levou isso para chegar até Oratório, acho que chega e, cid. Tiradentes em 2050. Que vergonha!!!!!!! O que adianta ser monotrilho se demora mais tempo do que o Metrô para ser construido?