Começou a ser veiculada nesta semana campanha publicitária do Governo do Estado anunciando que o início da operação do monotrilho na avenida Anhaia Mello, entre as estações Vila Prudente e Oratório, será em junho. Mais uma vez, a notícia surpreendeu a população, pois até a semana passada, a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô afirmava que a entrega seria neste mês. Durante visita a uma estação de trem em Pinheiros, na última terça-feira, dia 13, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, foi questionado sobre o novo atraso no prazo e culpou a canadense Bombardier, responsável pela fabricação dos trens que atenderão a Linha 15. De acordo com Jurandir, a empresa ainda não conseguiu fazer os testes necessários para a inauguração.
“A nossa meta era maio, mas, pelo visto, provavelmente será em junho. As dificuldades encontradas não ocorrem nas obras civis. A estação Oratório está pronta e o pátio praticamente concluído. O problema é com a Bombardier. Eles estão com os testes dos trens atrasados, demorando mais tempo do que o previsto e acordado. São necessárias cerca de 300 horas de testes para os veículos passarem a atender a população e eles não estão cumprindo esta fase dentro do programado”, comentou o secretário.
Jurandir Fernandes também afirmou que o Governo e o Metrô estão cobrando que a Bombardier intensifique seus trabalhos. “Eles têm que realizar três turnos de serviços. Não podem trabalhar em apenas um turno como estão fazendo até agora. Por isso, queremos que eles aumentem fortemente a dose de trabalho e tragam mais técnicos do Canadá, para realmente colocar o cronograma em dia. E não aceitamos mais conversar com o terceiro e quarto escalão da empresa. Queremos que o presidente da Bombardier venha do Canadá ao Brasil para nos explicar o que está acontecendo”, destacou.
O secretário garantiu que as multas pelos atrasos já passam dos R$ 10 milhões, valor que será cobrado pelo Governo no final da obra. “O contrato prevê R$ 2,5 milhões por cada trem que não estiver apto a atender a população dentro do prazo estipulado. E a multa aumenta enquanto o atraso persiste. Como eles tiveram problemas com os quatro trens que estão em testes na linha até agora, já somaram R$ 10 milhões, mais um acréscimo semanal que continua a ser contabilizado. Estas multas serão descontadas do valor total a ser pago para a empresa no término dos serviços. Essas grandes empresas mundiais devem saber que aqui o volume de compras e de implantação não é tribal, isso aqui não é um país tupiniquim. Eles têm que ter a consciência que estão lidando com um trabalho enorme e que devem cumprir os prazos estabelecidos”, completou.
Questionada sobre as declarações do secretário, a Bombardier encaminhou nota informando que “faz o máximo para respeitar o cronograma de fornecimento do escopo pelo qual é responsável e que o projeto, porém, envolve outras interfaces que estão fora do controle da empresa”. A Bombardier finaliza dizendo que “lamenta muito qualquer atraso no projeto para o qual contribui, independente da causa”.
Leia Mais:
Operários acreditam que estação Vila Prudente não fica pronta até junho
Recordar é viver…
Estação Oratório ficará pronta em 2010:
http://cobranoticias.blogspot.com.br/2008/04/confirmado-metro-at-o-parque-so-lucas.html
Junho de que ano mesmo ???
deste ano, mas será em outubro, já viu governo do PSDB entregar obra pública fora da véspera das eleições?
quanto mais próximo das eleições melhor para eles, é pura campanha, outras 7 estações de metrô também foram inauguradas em véspera de eleições.
ola caros leitores sobre a materia da bombardier o atraso se deve a greve que nos funcionarios estamos fazendo para reinvindicar melhores condiçoes de trabalho e beneficios estamos parados a 25 dias e a empresa se nega a conceder coisas simples que estamos pedindo esta e a verade a bombardier é uma bagunça.
Assim como na fábula do Pinóquio, o Tucano também tem o (bico) nariz cumprido…
Falta tanto coisa prá ser feita que é humanamente impossível inaugurarem em Junho… O que vão fazer, como sempre e por motivos eleitoreiros, é inaugurar a operação assistida, fazer um alvoroço, convocar a mídia e veicular mais comerciais enganosos como esses que estão sendo exibidos na TV… Neles, assim como na obra de ficção do Pinóquio, mencionam até a quantidade de passageiros transportadas diariamente pro um sistema que ainda não existe (pelo menos não na vida real)…
Engraçado que o governo de São Paulo pelo menos faz obras, atrasa mas faz, Linha amarela, 2 monotrilhos e construção, rodoanel, esta licitando metro para Guarulhos, Brasilandia, ABCD, e etc. E o Lula/Dilma cadê as grandes obras deles?? Estão sentado em cima do bolsa familias. E olha que não sou do PSDB não.
Muito fácil jogar a culpa nos outros. Será que a Bombadier é culpada em fazer a estação da VIla Prudente ? fazer a ciclovia ? Fazer inumeros acabamentos que faltam ? recapear a maltratada avenida Anhaia Mello? Desculpas, o que mais escutamos nesta obra.
Façam o comparitivo com esta obra e a obra da Av. Jornalista Roberto Marinho, poderam notar que as pilastras e também as vigas, na sua grande maioria já estão pintadas. Na nossa região estão pintando agora SOMENTE as pilastras, as vigas, pelo jeito irá ficar sem pintura.
Vergonha. Importante repensarmos muito na hora do voto.
Esta fazendo quase cinquenta dias que os trabalhadores da Fabrica da Bombardier, em Hortolândia, que esta fazendo o monotrilho estão de greve, estão sem pagamento do salario, assim não vai entregar novos trens, o Governo precisa agir.