A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta semana a primeira morte por dengue na cidade em 2014. A vítima foi um menino de seis anos, que faleceu no último dia 2 na zona oeste. O caso chamou ainda mais atenção para o surto da doença na Capital. De acordo com a Prefeitura, até a quarta-feira, dia 9, foram registrados mais de 1.800 casos em São Paulo, sendo que destes, mais de 600 foram diagnosticados entre 30 de março e 5 de abril. A cidade é o terceiro município do Estado com maior número de confirmações, ficando atrás apenas de Americana e Campinas.
Três distritos, todos da zona oeste, são responsáveis por 37% dos casos na cidade: Jaguaré, Rio Pequeno e Lapa. Na região, até o dia 1º de abril, segundo tabela publicada no site da Secretaria Municipal de Saúde, Vila Prudente e São Lucas não contavam com confirmações da doença, enquanto no Sapopemba foram 2 casos, na Mooca 1 e na Água Rasa 7.
De acordo com o secretário de Saúde, José de Filipi Junior, o número de pessoas com dengue deve aumentar neste mês, por conta da falta de chuvas durante o período do verão. “O que foi identificado é que existe uma defasagem de duas a três semanas no aumento de casos em relação aos últimos anos. Temos de nos preparar porque o pico que normalmente acontece em março, neste ano deve ocorrer em abril”, explicou.
Visando combater uma possível epidemia, a Prefeitura garantiu que tem intensificado os trabalhos de prevenção, realizados por agentes da Vigilância Sanitária, que visitam residências, empresas e terrenos baldios. Entretanto, foi ressaltado que também é preciso a conscientização e apoio da população, já que, em média, cerca de 30% dos moradores e proprietários proíbem a entrada dos agentes no imóvel.
Como prevenir
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti .Para evitar a propagação, há necessidade de eliminação dos locais que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito:
-Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;
-Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo e as recicláveis guardadas fora da chuva;
-Latas, baldes, potes e outros frascos devem ser guardados com a boca para baixo;
-Caixas d’água devem ser mantidas fechadas com tampas íntegras sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro;
-Piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas;
-Pneus devem ser furados ou guardados em locais cobertos;
-Lonas, aquários, bacias, brinquedos devem ficar longe da chuva;
-Entulhos ou sobras de obras devem ser cobertos, destinados ao lixo ou “Operação Cata-Bagulho”;
-Cuidados especiais para as plantas que acumulam água como bromélias e espadas de São Jorge, ponha água só na terra.
Sintomas da doença
A presença dos sinais abaixo, combinado com febre alta (acima de 38ºC), é a indicação que a pessoa deve procurar uma unidade médica. O aparecimento de dor abdominal continua, suor intenso e queda de pressão, podem caracterizar a contração de dengue hemorrágica, que é considerada gravíssima. Confira os sinais da doença.
– Fraqueza e prostração (abatimento extremo)
– Dor no corpo e nas juntas
– Dor de cabeça
– Dor no fundo dos olhos
– Febre alta (acima de 38º)
Há alguns meses capturei um mosquito igual a esse, dentro de casa. Coloquei num vidro e levei ate a USB (Posto de Saúde VP). A pessoa que me atendeu sequer tomou conhecimento e informou que não estavam mais mandando o mosquito para análise, pois chegaram à conclusão que “em toda casa DE SÃO PAULO havia foco do mosquito da dengue”. Pedi uma pulverização na Quinta das Paineiras, o que também foi negado. Ficou só no blá-blá-blá. Há poucos dias tinha outro me rodeando. Dei um fim nele.
Ali onde estão construindo o piscinão (junto ao cadeião), existe uma lagoa de água parada há meses. Seria possível, por favor, alguém tratar aquela água com cloro? Moramos próximo a este maravilhoso futuro evento, fadado a problemas após as enchentes, mau cheiro por exemplo, como se já não bastasse o que exala do Rio Tamanduateí. Bicarbonato de sódio, além de ajudar a dissolver resíduos, também mata o cheiro. Obrigada.
Temos que ter muito cuidado com a dengue. Uma amiga pegou e foi horrivel.
Yahoo