O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou ontem a publicação do edital da obra civil para extensão da Linha 2-Verde do metrô de Vila Prudente até a rodovia Dutra, no município de Guarulhos. A licitação está divida em oito lotes e contempla a contratação do projeto executivo, a obra civil e da via permanente. O edital está disponível no Diário Oficial do Estado e no site da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô (www.metro.sp.gov.br). A previsão para a abertura das propostas comerciais é 10 de maio. “A linha será toda enterrada, com capacidade para um milhão de passageiros/dia. Também será a primeira que sairá da cidade de São Paulo, com 13 estações e 15,5 km de extensão”, destacou Alckmin.
A extensão contará com as estações Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra. Para o funcionamento total da Linha 2 serão adquiridos 35 trens novos. A expectativa é que as obras sejam iniciadas no final do segundo semestre deste ano. O investimento estimado é de R$ 10,1 bilhões.
O Metrô informa que o projeto funcional e o projeto básico para a obra civil estão concluídos e que também foram publicados os quatro primeiros Decretos de Utilidade Pública, que correspondem aos trechos Vila Prudente-Aricanduva e Aricanduva-Paulo Freire.
Com o prolongamento, a Linha 2-Verde terá interligação com a Linha 3-Vermelha, na estação Penha, e com a futura Linha 6-Laranja (na estação Anália Franco) e também com três linhas da CPTM: 11-Coral, na estação Penha, 12-Safira e a futura 13-Jade, na estação Tiquatira.
O trecho atual da Linha 2-Verde, que transporta 640 mil passageiros por dia, conta com 14,7 km de extensão operacional, distribuídos em 14 estações: Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Consolação, Trianon-Masp, Brigadeiro, Paraíso, Ana Rosa, Chácara Klabin, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente.
Fora o que a matéria citou, é bom saber que a linha 2-Verde também terá interligação com a linha 15-Prata (monotrilho) na Estação Vila Prudente, e com a Linha 5-Lilás na Estação Chácara Klabin. Isto sem falar que ela já tem integração com a CPTM na Estação Tamanduateí e com a Linha 4-Amarela na Estação Consolação.
Conclusão: quando tudo estiver pronto, com toda certeza vai se tornar a mais movimentada (e a pior) linha do sistema metroviário.
Certamente é uma excelente notícia a construção da expansão da linha 2-verde até Guarulhos, que há muito aguarda uma ligação metroviária com São Paulo.
Será uma excelente opção para os moradores da região metropolitana.
Muito bem observado pelo Colega Sergio! O governo precisa começar a criar linhas paralelas onde já temos metrô para aliviar o sistema!
Interligando linhas nas já existentes, só causará maiores problemas!
Acorda Sr.s Engenheiros e projetistas!!
Pior que é verdade Sergio. e você esqueceu da linha 18 no tamanduatei…
É rindo pra não chorar…
pelo tempo que estão levando para fazer o monotrilho leste , este projeto todo deve levar uns 50 anos para ficar pronto e custar umas 60 x mais que o orçado no mínimo
A linha 2-verde, concebida em arco será uma excelente forma de distribuição da demanda metroviária, chegando até a segunda cidade mais populosa do estado de São Paulo, Guarulhos. As obras precisam ser agilizadas.
Só acredito vendo. O governo promete estender o metrô até Guarulhos desde a década de 70 e até agora nada.