Na próxima terça-feira, 25 de março, a Escola Técnica Estadual (ETE) José Rocha Mendes, na rua Américo Vespucci, 1241, Vila Prudente, chega aos 50 anos. Para comemorar a data, acontece evento festivo no próprio dia de aniversário, às 16h, na sede do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, que fica na rua General Couto de Magalhães, 145, na Santa Efigênia, Centro. Está prevista homenagens aos professores mais antigos, aos familiares do patrono José Rocha Mendes, depoimentos de ex-alunos, além da apresentação da história da unidade.
História
A ETE José Rocha Mendes nasceu de uma divisão da escola estadual Getulio Vargas, que funcionava na rua Piratininga, no Brás, e precisava aumentar o número de vagas no ensino técnico por causa da grande demanda. Inicialmente a escola foi denominada Ginásio Industrial Estadual de Vila Prudente, também chamada de “Getúlio Vargas” seção Vila Prudente.
Para abrigar a unidade foi construído um novo prédio no bairro ao estilo fabril, pois o objetivo era abrigar oficinas mecânicas, elétrica, marcenaria, fundição, entre outros. Hoje a escola ainda funciona no mesmo prédio de fundação. Em meados de 1990, a unidade passa a fazer parte do Centro Paula Souza e ganha o nome de ETE José Rocha Mendes.
Atualmente com cerca de 1.500 alunos, a unidade oferece os seguintes cursos: técnico em administração, comunicação visual, contabilidade, eletrotécnica, finanças, logística e segurança do trabalho, automação predial, eletrônica e modelagem do vestuário.
Quem foi?
José Rocha Mendes Filho nasceu em novembro de 1923, no bairro do Brás e foi deputado estadual entre 1954 e 1965, quando teve seu cargo cassado pela ditadura militar acusado de ser comunista. Nos anos seguintes foi perseguido pelos militares e acabou sendo torturado e morto em 1968.