Na semana passada a Folha publicou matéria destacando que a linha 4222/10 Parque Santa Madalena – Praça João Mendes teve o itinerário diminuído no último dia 12, passando inclusive a se chamar Parque Santa Madalena – Mooca, já que deixou de atender a região central da cidade e passou a operar no sistema circular. Mas, não foi a única linha da região a sofrer alteração. Somente neste mês, cerca de 10 coletivos tiveram o trajeto reduzido ou foram extintos. A SPTrans só informou na semana passada, depois de muita insistência da reportagem, a alteração da 4222/10.
Outra importante linha alterada é a 4284/10 Vila Califórnia – Parque Dom Pedro II, que desde o último dia 5 não vai mais para o Centro, chamando agora Vila Califórnia – Vila Prudente. “Não tem cabimento. O nosso bairro já conta com poucas opções de ônibus e a única que seguia direto até o Parque Dom Pedro era essa linha. Agora temos que descer na Vila Prudente e brigar por espaço nos coletivos que vão para o Centro com os usuários de todos os bairros da região”, comenta o enfermeiro Jorge Dias Machado.
Sebastião Campos Silva, também morador da Vila Califórnia, rebate a afirmação da Prefeitura de que vem priorizando o transporte público. “Encheram a cidade de faixas exclusivas, mas, diminuíram o itinerário dos ônibus ao invés de aumentarem a frota e a oferta de linhas. O tempo que ganhamos com as faixas já não vale mais e agora, estamos inclusive perdendo mais tempo do que antes com as baldeações”, destaca Silva.
A Folha ouviu outros usuários revoltados com as mudanças. “Minha viagem ao trabalho, na zona norte, ficou maior. Agora demoro cerca de 40 minutos a mais entre descer na Mooca e esperar um coletivo que vá para o Centro. Muita gente até desistiu de usar a linha e prefere esperar mais por outros ônibus da região, para ir direto, sem ter que fazer baldeação. Além de ficar espremida no ônibus até a Mooca, tenho que descer e pegar outro coletivo, que, por duas vezes nessa semana, veio tão lotado que não consegui embarcar”, conta a usuária da linha 4222/10, Camila Nunes Oliveira.
A alegação da SPTrans para a mudança do ônibus do Parque Santa Madalena é a que a maioria dos passageiros não seguia até o Centro, descia na Vila Prudente ou na Mooca. Entretanto, a informação foi rebatida até mesmo pelos funcionários da Concessionária Via Sul, responsável pela linha. “Essa alteração está gerando muitas críticas dos passageiros. Também prejudica motoristas e cobradores, já que como a linha virou circular, eles passam horas dentro do ônibus, sem poder ir ao banheiro ou esticar as pernas. Sem falar que o coletivo sempre chegava cheio no Centro, ou seja, muita gente seguia até o ponto final. Até quem trabalha na linha não entendeu essa mudança”, afirmou um funcionário ouvido pela Folha.
Quem também vem sofrendo com as mudanças são os moradores da Vila Ema e proximidades. Desde o último dia 5, a linha 3021/10 Parque Bancário – Vila Prudente não percorre mais o trajeto por dentro do bairro, seguindo direto pela avenida Vila Ema. “Peguei o ônibus na última semana e fui surpreendido, ninguém avisou nada. Isso prejudicou e muito os usuários da região. Agora para utilizar o coletivo os moradores do bairro têm que andar bastante até a avenida Vila Ema. Sem falar que ele passava próximo à unidade básica de saúde (UBS) e agora ficou longe para todo mundo. Os idosos têm consulta médica e não têm mais essa opção no transporte público”, ressaltou o aposentado João da Silva Souza.
Uma das alternativas para os moradores da Mooca seguirem até às proximidades da avenida Paulista também sofreu alteração. A linha 473T-10 Parque São Jorge – Vila Mariana segue apenas até o Cambuci desde o começo do mês. “É um absurdo. O usuário tem que ficar pulando de ônibus em ônibus para conseguir chegar até o destino final. A Prefeitura está diminuindo a frota e a oferta ao invés de aumentá-las. Depois eles vêm com o discurso que priorizam o usuário do transporte público. Só se for quem usa o coletivo a passeio e tem tempo de ficar conhecendo diversos bairros durante uma viagem e outra”, completou o marceneiro Kleber Araújo Filho.
Outras linhas que atendem a região e sofreram diminuição no itinerário neste mês são: 513L-10 Terminal Sacomã – Penha, que, com a alteração, segue apenas até o Belém; e 3161-10 – Jardim Colorado – Parque Dom Pedro II, que não funciona mais aos domingos. Já outras quatro linhas foram extintas pela Prefeitura no último dia 5, obrigando os passageiros a buscarem outras alternativas: 319F/10 Santa Clara – Estação da Luz; 5140/10 Jardim Grimaldi – Praça João Mendes; 375N/10 Metrô Bresser – Metrô Ana Rosa; e 575C/21 Vila Diva – Metrô Vila Prudente.
A reportagem indagou a SPTrans sobre os casos citados e aguarda um posicionamento do órgão.
Os itinerários das linhas podem ser encontrados no link www.sptrans.com.br/itinerarios.
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A População reclama da mudança das linhas e a SPTrans nem tenta volta atras ou fazer a mudança novamente.
Cadê alinha Praça do Correio,Vila Industria,agora,circular shopping Mooca,Cadê a Linha que ia para Zona Norte,
tiram e nunca deram satisfação Terminal Tiête,Vila Industrial,
quem precisa ir para Guarulhos,não têm transporte só na
Estação Armênia,ou em São Miguel Paulista,é brincadeira.
Estranho pq nunca reivindicaram nada qndo nos 8 anos do Kassab que nunca fez nada pela Vila Prudente, se a 30 votam no PSDB devem estar totalmente satisfeitos!
Seu discurso é meramente eleitoreiro, nada acrescenta
Matemática pura: reduz-se 20 centavos na tarifa e diminuem-se quilômetros no percurso
A situação está cada vez pior..sou usuária da linha 314-J – Liberdade, mas com a mudança da linha 4222, ficou impossível embarcar já que é a única linha que vai até o centro..Todas as linhas que passam no Parque São Lucas vêm lotadas, um descaso para a população..colocam faixas de onibus e ao mesmo tempo retiram os coletivos..parabéns SPtrans e prefeitura..cada vez mais mostrando sua INCOMPETÊNCIA e descaso com a população.
Ah outra linha que teve alteração foi a 375v-10 linha Tamanduateí que antes ia até o metrô Santa Cruz, ajudando principalmente quem tinha consultas no Hospital São Paulo, agora a linha vai até apenas o metrô Alto do Ipiranga, um absurdo pois se estou na Tamanduatei seria só pegar o metrô e descer duas estações na Alto do Ipiranga , pessoas que trabalham até a domingo de moraes agora tem que se sujeitar pegar o metrô cheio.
Engraçado que depois que o PT assumiu a Prefeitura, ninguém pode criticar que é chamado de anti-PT, reacionário ou tucano. Mais engraçado é que as mesmas pessoas que falam isso são as que reclamavam de Kassab/Serra pelos mesmos problemas. Eu não quero saber de sigla partidária, só quero que a Prefeitura trabalhe para ajudar a população e não prejudicar. Esta gestão, assim como as anteriores, está afundando a maior cidade da América Latina.
Será que o Sr. Prefeito e os tecnocratas da SPTrans dependem de ônibus? Acho que não, pois se dependessem não fariam o que estão fazendo. Esses tecnocratas são fantásticos: estão conseguindo piorar uma coisa que eu mesmo achava que não poderia piorar mais. Parabéns à Prefeitura.
Gostaria de deixar aqui minha indignação também! Para não ir trabalhar de carro sempre pego o ônibus 311-C, desembarco na V. Prudente e lá tinha opções de linhas para chegar a Pres. Wilson, mas, tiraram a 3391, diminuiram a 4284 e a 4286, restando só a 4288 que por sinal vem lotadíssima. Gostaria de convidar o Sr Prefeito e seu secretário de transporte que deve ser um orelhudo, a fazer este percurso as 6:15hs da manhã, como eu faço, e que parem de fazer média em dizer que está incentivando o transporte publico, acabando com o transito com estas faixas exclusivas que ficam direto vazias, pois não tem mais linha de ônibus para circular nas mesmas.
E o prefeito quer estimular o uso de transporte público.
E a Vila Bela??? Segue esquecida pelo prefeito. Queremos ônibus com as rotas antigas. Chega de prejudicar usuários. Secretário de Transportes se esquece que idosos, pessoas com dificuldades de locomoção, gestantes, crianças são obrigadas a descer de um coletivo para subir em outro, se já estavam instaladas no primeiro.
essa prefeitura esta pensando tao somente em arrecadação, vide noticia de hj, onde informa aumento de 45% nos radares para 2014, a famosa industria da multa
obras de prefeitos incompetente,esta na hora do povo se
conscientizar e lutar por seus direito,mostrando a estes politicos sem vergonha e picaretas que o pais não lhes
pertence.Que o pais é do povo,o estado e os municipios.
Acontece que assim o jornal da folha mostra a reportagem, vários passageiros estão reclamando e a SPTrans não volta atras e só fala que informou os passageiros, não aumentaram as tarifas mais estão tirando as linhas de ônibus.
É lamentável isso sim, tem que brigar,colocar a boca no trombone porque quem depende do transporte publico é ma classe mais carente de renda, estes senhores que se dizem os nossos governantes sequer sabem o que é pegar um coletivo as 06:00 da manha e as 18:00 da tarde.
Mudam itinerários como se mudassem uma mobília em casa.
Pessoas são tratadas como retardados e como só mais um titulo de eleitor nas mãos. O que a população deveria fazer era boicote, deixar de usar as linhas que mudaram e sobrecarregar outras… Mais o melhor boicote seria nas urnas queria ver como eles fariam sem nosso voto!
Calma gente! Certamente um dos 1000 assessores já contratados sem concurso pelo Hadad vai resolver isso… Vcs se esquecem da Erundina, da Marta e votam novamente no PT! Agora tem que aguentar e não reclamar pois o Paulistano caiu no conto do PT mais uma vez, ainda bem que 4 anos passam rápido. Mas vê se aprendem a lição, PT nunca mais!
A prefeitura não estimula a usar o transporte público, muito menos o individual. O que a prefeitura esta estimulando é que as pessoas fiquem enfurnadas dentro de casa mesmo, assim não ocupam espaço dentro do ônibus, não ocupam espaço com os carros, não correm risco de atropelamentos e isso não gerra custos. Que me desculpe quem discorda do que estou dizendo, mas esta cada vez mais insuportável sair de casa de qualquer forma mesmo!
e a linha 4284 da Vila Califórnia que vai até a Vila Prudente, tenho que ir até a Vila Alpina pra ir até o centro e de lá pegar outro e sempre vem lotado,esse PT é um lixo…mas ainda tem quem irá votar na próxima eleição,eles fazem a caca e todos nós pagamos,acorda Brasil!!!! :zzz
O PT sempre existiu pra f…. os brasileiros esperar o que???nunca foi bom pra nada….
Nem adianta reclamar, a sptrans nao estar nem aí para a populaçao.
Um absurdo isso tudo!! Com a exclusão da 375N/10 e 374T/10 os estudantes só tem a opção de pegar o 476G/41 pra voltar pra casa à noite. Moro próximo da estação Ipiranga da CPTM, quem mora qui sabe que não dá pra sair dessa estação quase meia-noite, pois o fim da Pacheco e Chaves tem uma favela cheia de bares que ficam abertos até de madrugada, às vezes fico uma hora esperando um ônibus em que dê pra embarcar.
Sinceramente não dá pra acreditar que funcionários qualificados, que passaram em concurso público fizeram essa palhaçada. Será que isso foi obra de algum comissionado amiguinho do prefeito?
[quote name=”Aline”]Nem adianta reclamar, a sptrans nao estar nem aí para a populaçao.[/quote]
Adianta reclamar sim,vamos reclamar vamos exigir que os engenheiros do trafego corrijam esse absurdo .Vamos pedir para que revejam essa mudança sem procedencia,por que mudaram e não nos deram outra opção com qualidade
Srs quem de vces usam esse transporte?Se usam como esta funcionando?
Queremos o parque são jorge de novo.
Lenira
Não adianta. Estamos vivendo uma ditadura, onde quem manda mesmo é o secretário de transportes. Ele faz o que bem entender e não ouve a voz da população.
O camarada tomou conta da cidade.