Duas realidades bem distintas na avenida Anhaia Mello. Desde o início do funcionamento das faixas exclusivas de ônibus na última segunda-feira, dia
A moradora da Vila Ema, Vera Lúcia Del Nero, conta que saia de casa às 6h50 para levar a filha de carro ao colégio na Vila Prudente. Desde o início da semana está saindo cerca de 20 minutos mais cedo e ainda assim, está tendo dificuldade para cumprir o horário da escola. “Na segunda-feira, com as faixas exclusivas, chuva e os semáforos pifados, gastei 40 minutos para percorrer um trajeto que fazia em 15. É um absurdo colocar essas faixas em funcionamento com as obras do monotrilho
O agente de viagens Marcus Pereira, que mora no São Lucas, também acredita que a Prefeitura deveria ter esperado o término das obras do monotrilho. “Não tem cabimento deixar uma avenida como a Anhaia Mello com uma única faixa de circulação para os veículos em alguns trechos. Quero ‘parabenizar’ a Prefeitura pela ‘brilhante’ ideia de fazer um faixa de ônibus nesta avenida que está em obra há mais de três anos. Encurralaram os carros em uma única pista”, reclama.
De dentro dos ônibus
A usuária das linhas 3024 Metrô Vila Prudente e 3042 Terminal Parque Dom Pedro, Vanessa Garcia, afirma que o tempo de viagem na Anhaia Mello nunca era menor do que 40 minutos. “Chegou ao absurdo de 1h20 e já fui até mesmo a pé por causa do congestionamento, mas, no horário que costumo sair de casa, entre 6h30 e 7h, era perigoso. Agora, nesta semana, gastei no máximo 20 minutos”, conta Vanessa que reside no começo da avenida Oratório e trabalha no centro da cidade. “Porém, tenho ciência do problema que gerou para os motoristas de carros particulares”, destaca.
O morador do Sapopemba, Adriano Stofaleti, afirma que o tempo de viagem foi reduzido pela metade. “Nas pistas exclusivas os ônibus aceleram e realmente vejo a fileira de carros parados ao lado. Melhorou sensivelmente nesta questão do tempo, mas, os ônibus continuam lotados. A diferença é que antes ficávamos 40 minutos espremidos e agora, ficamos 20. Não aumentaram a frota. Para conseguir que mais motoristas abandonem os carros, a Prefeitura também precisa se preocupar com o conforto dos usuários do transporte público”, argumenta Stofaleti.
O mesmo governo que te da subsidios para comprar um carro, nao deixa voce andar com ele, uso transporte publico e carro e as duas situações estao inviáveis, um pela superlotação e a outra pelo supertransito….
o ultimo usuario falou td nao aumentaram a frota de onibus e a av tem uma faixa so para carros um crime
Engraçado…
Isso só comprova que, infelizmente, essa atual gestão da prefeitura tá totalmente perdida… Não dá uma dentro! Incrível, sinto ter jogado meu voto no lixo!
Querem priorizar o transporte público? Ótimo, coloquem ônibus de melhor qualidade, coloquem os marronzinhos para orientar o trânsito e não apenas no horário do rodízio para multar os motoristas que estão ilhados no trânsito parado.
Tenham o bom senso de não implantar faixas exclusivas numa avenida sucateada e abandonada como a Anhaia Mello..
Observem que 2 lanchonetes na Anhaia Mello travam o trânsito aos finais de semana, enfim, façam coisas simples, para as quais, aliás, foram eleitos!
olha, priorizar junk food é tenso, quanto menos mcdonalds menos gastos com saúde pública.
encher de onibus também é ineficaz; ainda mais numa avenida como a anhaia mello que necessita de manutenção, mas não pode fazê-la agora devido às obras do monotrilho; colocar um onibus novo na avenida o quebraria em pouco tempo.
e onibus deve ser priorizado; um onibus leva até 150 pessoas por viagem, um carro levaria no máximo 5; porém a grande maioria transita apenas com o motorista; é bem capaz que seja mais frequente um motociclista com alguém na garupa do que carro com o banco do carona ocupado.
Pior gestão que já teve Haddad, a avenida está acabada, cheia de buracos (crateras) e ainda com faixa exclusiva, só Deus mesmo para nos ajudar.
Acho que a responsabilidade maior é do kassab, que teve 8 anos para recapear a avenida anhaia mello, e não o fez; agora por outro lado; quer que mais uma pista seja bloqueada para poder fazer a manutenção na avenida?
esse tipo de obra tem de ser feito em época de menor movimento (dezembro/janeiro) e depois que o trecho oratório vila prudente do monotrillho.
o haddad fez algo pelo trabalhador que demorava até 1 hora preço no congestionamento da anhaia Mello, só no viaduto já demorei 40 minutos para atravessar; agora todo o meu percurso leva 20 minutos; inclusive, por ficar menos tempo parado, o onibus vem lotando menos; uma atitude simples e eficaz que o Kassab teve 8 anos para tomar, e não o fez; mas fazer o que, tem gente que adora ocupar sozinho 8 metros quadrados da avenida em horário de pico, e depois reclamar que tem “pobre” passando na frente.
A maioria pega onibus,o que vejo sao inumeros automoveis com 1 motorista e mais ninguem,entao acho que a maioria tem que ter prioridade!
Falou tudo Andre! pessoal nem, sequer faz uma campanha de carona solidária; 2 carros ocupam o mesmo espaço de um onibus, só que em vez de levarem 60. 70 passageiros, quando muito levam 3 (somandos)
Eu moro na Vila ema e ia ate a vila prudente de carro para pegar o metrô, mas as ultimas semanas estava impossível ficar no transito..Um percurso de 15 minutos, estava gastando 1 hora..
achei a ideia do corredor boa, porem é preciso colocar mais onibus, pois fico em media 30 min pra conseguir subir em algum, porque os poucos que vem, ja vem super lotados..
Eu sou a favor da faixa de ônibus,porém estamos vendo essas faixas vazias,não adianta ter as faixas ,se não tem transporte para circular nelas.Precisamos de mais ônibus nas ruas,essa medida foi muito ‘ignorante”
eu discordo, primeiro a faixa; depois colocar mais ônibus.
onibus demais também seria ruim, já que o espaço para desembarque só permite uns 3 onibus parados por vez; fora que em um ano deve ficar pronta a primeira parcela do monotrilho (obviamente o alckmin só a entregará na vespera das eleições; como de costume.)
Me parece joão renato que seu discurso é meu eleitoreiro criticando um governo e apoiando a atitude do outro, ninguem é contra a faixa de onibus, tudo o que é melhor é bem vindo, ocorre que todos pagamos impostos, e porque vc que pega onibus é melhor do que fulano ou ciclano que anda de carro, pq o onibus pode chegar em 15 minutos e o carro tem que chegar em 1 hora, me explica pq uns podem e outros nao, e o nosso transporte publico é uma bosta
num ônibus eu não tenho o conforto de estar sentado, nem de regular meu banco da maneira que quiser; vou expremido quase sempre em pé; os usuários mais baixos, às vezes sequer conseguem segurar nos balaústres; alguma compensação devemos ter.
como disse antes, os motoristas ocupam 8 metros quadrados com seus carros,(cada um) um usuário de ônibus são 6 a 8 por metros quadrados; e quer mesmo que ambos consigam ter o mesmo tempo de trageto? na maioria das vezes a culpa dos congestionamentos é a quantidade de veículos. acha mesmo que um uidivíduo deve ser priorisado e em contrapartida um grupo seja prejudicado?
são 80 pessoas num onibus simplers, contra apenas 2 motoristas de carro ocupando o mesmo espaço; para cada 1 reclamão tem 40 usuários de onibus que comemoram tal faixa.
quer ter o mesmo beneficio do passageiro, então que viajem de onibus, e deixem os carros de passeio; para os passeios; ou no mínimo dêem mais carona; já que uns 80% só transitam com o motorista; aliás, moto também é ágil.
quanto à qualidade do transporte coletivo; ele melhorou muito nos últimos 20 anos, na década de noventa andávamos do lado de fora, dependurados com a porta aberta; hj por motivo de segurança isso é proibido; na década de noventa, os onibus tinham bancos de plasticos; e não acolchoados como os de agora; e adaptados para pessoas deficientes não existia nenhum; sem falar em lotações clandestinas sem nenhuma segurança; hoje são reguilamentados e fiscalizados.
Então a faixa está ai e cade os onibus?
Essa medida foi ignorante.O prefeito está com medo de novas manifestações e fez o mais fácil pintou faixas pela cidade inteira e duvido que vai aumentar o transporte coletivo.Porque se as pessoas vão deixar os seus carros em casa,tem que ter mais transporte.
Bom entendo seu ponto de vista, mas de qualquer maneira, entendo que não pode ajudar um para se prejudicar os outros
As faixas exclusivas de ônibus colaboraram no tempo de locomoção para os usuários que usam o transporte coletivo? Como usuária, sim, sem dúvida ajudou e muito, mas observo que para quem utiliza veículos particulares piorou demasiadamente. Na minha concepção, uma das inúmeras ações que está faltando é aumentar a frota de coletivos afinal, se todos resolverem abandonar seus veículos em casa para utilizar o coletivo, simplesmente a frota não tem capacidade para comportar o volume de pessoas. Se a intenção da Prefeitura é incentivar o uso do transporte coletivo, então que façam direito. Não adianta criar faixas exclusivas se não tem frota suficiente para atender adequadamente nem mesmo os usuários. Como usuária, sei bem o que é esperar por um coletivo e muitas vezes não conseguir embarcar porque já está com a lotação para lá de máxima!!
Um bom governo deveria resolver os dois problemas, não resolver um e piorar o outro. Lamentável, politica do caos. Parabéns, rsrsrs.
Gente, toda decisão política tem seus prós e contras, nunca é indelével…a Anhaia Mello é um acumulo de problemas, devia ter sido construída de outro modo desde o inicio, já que é parte do anel viário. Além disso, devia ter um corredor de ônibus, o que foi trocado pelo monotrilho. Concordo que por a faixa durante a obra é problemático, mas na verdade ela está atrasada há anos. Também temos de levar em conta que muitas das nossas perdas de oferta é devido ao descredenciamento da Novo Horizonte,que a ViaSul (entre outras) está cobrindo, e aí Santa Clara, Grimaldi ,Vila Diva se ferram…
Agora ele aumenta o IPTU para pagar o transporte publico, parabens povo de são paulo, realmente os 0,30 centavos nos custarao muito caro
…transporte de qualidade, estrada de qualidade , bom senso e trabalho serio…todos tem direito de ir e vir, pegue os exemplos de alguns paises politicamente desenvolvidos e honestos e será facil entender o que digo…..!?!?!
…se o transporte publico ( trem, metro e ônibus),fosse de qualidade, não haveria necessidade de faixas exclusivas.
No japão,a malha ferroviária é muito grande ,as estradas sem buracos. Trens e ônibus de excelente qualidade, muito confortável, é organizado, obedecem os horários, dessa forma o povo acaba optando pelo transporte publico
…tem os que preferem o próprio veiculo, tbem pode e o custo acaba saindo mais alto….mas nada igual aos nossos custos…
…que a gente possa melhorar sem prejudicar quem anda com o proprio veiculo…afinal de contas não são poucas pessoas embora seja a minoria….e o direito de escolha, o direito de ir e vir???
Fico pensando o que os politicos tem na cabeça ?
E a repostas nos prejudicado: motorista sem opção ou congestionamento ou de pé dentro destas imundice que chamam de trasporte coletivo. Vamos começar a dar as nossas nas proximas eleições.
A gestão Haddad quer priorizar o transporte público e fazer com que as pessoas troquem seus carros por ônibus. Acho interessante, porém janeiro de 2014 está chegando e com ele o IPVA. Se não querem que usemos nossos carros, seria justo reduzir o valor do imposto, afinal porque pagar caro por algo que não querem que usemos?!