Estimulados pela onda de manifestações em todo país, moradores de bairros da Zona Leste se reuniram na última sexta-feira, dia 21, para protestarem e reivindicarem melhorias em diversos segmentos, como educação, saúde, transporte e segurança, entre outros. O ato, que chegou a contar com 7 mil pessoas segundo a Polícia Militar, bloqueou a avenida Alcântara Machado, a Radial Leste, nos dois sentidos, por volta das 18h e seguiu até a avenida Paulista.
A concentração dos manifestantes, que vieram de vários pontos da região leste, aconteceu na praça Silvio Romero, no Tatuapé. Muitos jovens munidos de cartazes e faixas com palavras de ordem e bandeiras do Brasil começaram a chegar por volta das 17h. “A nossa intenção é de mostrar a indignação do povo da zona leste, que sofre com transporte de má qualidade, com a falta de hospitais, com a educação insatisfatória e com a criminalidade. Além disso, iremos gritar contra a corrupção, um dos pontos mais negativos do nosso país”, declarou um dos idealizadores da manifestação, que foi organizada via redes sociais.
Escoltados por policiais militares do 8º Batalhão de Polícia Militar/Metropolitano, por volta das 18h, os manifestantes partiram pela rua Tuiuti sentido a Radial Leste. Cientes da intenção da multidão, assim que as primeiras pessoas começaram a se aproximar da Radial Leste, nas proximidades do Metrô Tatuapé, a polícia fechou a avenida. Em poucos minutos os dois sentidos da via já estavam tomados pelo povo que partiu em direção à avenida Paulista.
O trânsito ficou bastante prejudicado, já que a via é uma das principais da cidade, mas, mesmo assim, muitos motoristas demonstravam apoio ao ato, buzinando, gritando ou gesticulando a favor. A mesma coisa aconteceu com moradores dos prédios da avenida, que gritavam, balançavam bandeiras e piscavam as luzes dos apartamentos. Funcionários de comércios da via, que fecharam suas portas, também se manifestavam a favor na passagem da multidão.
Durante o trajeto não foi registrado nenhum ato de violência. “Conversamos antes com os organizadores e percebemos a boa intenção de todos. O povo tem o direito de se manifestar e estivemos lá para a segurança das pessoas. O resultado foi bem positivo, já que não registramos nenhuma ocorrência em nossa área”, declarou o comandante do 8º Batalhão tenente coronel Demárcio Arantes Teles.
Outras duas manifestação estão sendo organizadas para acontecer na sexta-feira, dia 28 e no sábado, dia 29. A concentração está marcada para a praça Silvio Romero, Tatuapé, às 17h, nos dois dias. A intenção dos organizadores do evento de sexta é de bloquear novamente a Radial Leste e, na sequência, parar a avenida Salim Farah Maluf. Já no sábado a intenção e parar a Radial Leste e seguir sentido a avenida Paulista