Nas últimas edições a Folha vem relatando os problemas encontrados pelos motoristas da região por conta das interdições na avenida Anhaia Mello para as obras do monotrilho. Na semana passada, em entrevista exclusiva ao jornal, o gerente da Linha 15 – Prata, Paulo Sérgio Meca, e o chefe do Departamento de Obra Civil do empreendimento, José Arapoty Prochno, afirmaram que o cruzamento da rua Doutor Roberto Feijó, na Vila Prudente, não será reaberto ao tráfego. Também informaram que o cruzamento da rua Virgílio, alternativa criada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para o cruzamento da Roberto Feijó, não está bloqueado para serviços da obra, assim como a alça de retorno da Anhaia Mello, localizada sob o complexo viário Senador Antônio Emygdio de Barros Filho, na junção com avenida Salim Farah Maluf, que está fechada há mais de dois anos.
A Folha, que já cobrava há semanas uma posição da CET, solicitou novamente nesta semana uma entrevista com o responsável pelo departamento de trânsito da Vila Prudente. Entretanto, a CET não atendeu o pedido de entrevista e respondeu as questões via e-mail. Confira abaixo o posicionamento do órgão:
Folha – Conforme entrevista com os responsáveis do Metrô pela Linha 15 – Prata do monotrilho, foi informado que o cruzamento da rua Virgílio não está sendo utilizado para a obra e não foi fechado a pedido do Metrô. O cruzamento segue bloqueado desde novembro de 2012, causando grandes transtornos aos motoristas da região.
CET – O cruzamento da rua Virgílio com a avenida Anhaia Mello foi bloqueado para ampliar o espaço destinado ao fluxo de veículos na avenida, sentido bairro, já que com a ocupação para as obras da Linha 15 – do Metrô restaram apenas duas faixas para circulação na via. A interdição tem como objetivo não interromper o tráfego no local e minimizar os impactos causados pelas obras.
Folha – Como o cruzamento da rua Doutor Roberto Feijó não será reaberto, por impedimento físico da obra, que outra opção será criada na Anhaia Mello? Visto que os cruzamentos das ruas Ibitirama e Maria Daffré estão saturados e o da rua Virgílio permanece fechado por opção deste órgão de trânsito.
CET – O cruzamento da avenida Anhaia Mello com a rua Virgílio será reativado após a conclusão das obras que ocupam o sentido bairro da via.
Folha – O Metrô informou também que a alça de acesso da Anhaia Mello sob o viaduto do complexo viário Senador Antonio Emygdio de Barros Filho não está mais servindo de canteiro de obras e que a CET já está ciente disso. Quando a mesma será liberada ao motorista?
CET – A CET está estudando a melhor forma de liberar a alça de retorno citada, considerando as atividades realizadas sob o complexo viário Senador Antonio Emygdio de Barros Filho – que alteram características geométricas do complexo – e as futuras ocupações viárias necessárias para viabilizar novas etapas de obras da Linha 15 do Metrô.