Previsto para ser entregue em dezembro de 2013, no trecho entre Vila Prudente e Oratório (2,9 km), o Monotrilho (Linha 15 – Prata) já ganhou corpo na avenida Anhaia Mello. Além das pilastras ao longo da via, a construção da estação Oratório, nas proximidades com a rua Domingos Afonso e a avenida Alberto Ramos, no Jardim Independência, está perto de terminar.
De acordo com a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, a parada está com sua estrutura de concreto concluída, a cobertura metálica foi instalada e a obra encontra-se em fase de acabamento.
Entretanto, a outra estação do trecho, que deve começar a funcionar no ano que vem, ainda está em construção na avenida Anhaia Mello, nas proximidade da estação do Metrô. Segundo a Companhia, a estrutura de concreto da parada Vila Prudente está preparada para o lançamento das vigas-guia, as quais se encontram em fase de fabricação no Pátio de Pré-moldados da empresa responsável. Não foi divulgado prazo para a instalação das vigas.
Vale ressaltar que para o transporte entrar em funcionamento é necessário ainda o término da construção do pátio de trens, que é realizada no antigo terreno das Linhas Corrente, na avenida do Oratório, também no Jardim Independência. A obra deve ser finalizada no segundo semestre de 2013.
Previsão final da obra é para 2016
Quando estiver pronto, o Monotrilho ligará a Vila Prudente à Cidade Tiradentes e contará com 17 estações. O trajeto do transporte, que tem um investimento total de R$ 5,4 bilhões, será de 24,5 quilômetros de extensão. A previsão inicial é que a linha atenda uma demanda de mais de 500 mil passageiros por dia.
De acordo com o Metrô, a obra será entregue em três fases: a primeira no segundo semestre do ano que vem, até a estação Oratório; a segunda ficará pronta no final de 2014, até São Mateus (10,1 km); e por último a inauguração completa do transporte, no segundo semestre de 2016, na Cidade Tiradentes (11,5 km).
Troca de placas
Como ressaltado pela Folha nas últimas edições, o Metrô alterou o nome do Monotrilho de Linha 2 – Verde para Linha 15 – Prata, porém, ainda não realizou a troca de todas as placas das obras na Anhaia Mello. A Companhia informou que a substituição total das placas está em andamento.
Realmente é uma vergonha. Quem passa diariamente pela construção da Estação Vila Prudente do monotrilho nota como é lenta esta obra!! É de assustar!!! A gente vê um mesmo equipamento trabalhando numa perfuração por 2 semanas!!! É isso mesmo!!! 1 perfuração por 2 semanas!!! É um absurdo!!! Entregar no final desse ano?? Kkkkkkkkkkk 😆 No ritmo que está, se entregar em 2020 será milagre!!! 😡
A lentidão desta obra é de enlouquecer.
A companhia do Metro pensa que é dona de Sâo Paulo????
Qdo, afinal vão terminar este primeiro trecho e nos devolver
a Avenina Anhaia Mello… e o retorno sob o viaduto da Salim Maluf, não era p/ ser liberado agora em Outubro?????
Cadê o Ministério Público