Como noticiado pela Folha na semana passada, no último domingo, dia 12, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realizou novas interdições na Anhaia Mello, na Vila Prudente, por conta das obras do monotrilho. Entre as mudanças está a interdição do cruzamento da via com as ruas Doutor Roberto Feijó e Itamumbuca, o que aumento ainda mais o caos do trânsito no trecho, que recebe grande tráfego de veículos. Nesta semana a CET informou que os novos bloqueios devem durar cerca de oito meses, e não sete como divulgado anteriormente.
A principal queixa dos motoristas foi quanto a alternativa criada em razão do bloqueio do cruzamento. Uma nova travessia foi aberta na avenida entre as ruas Virgílio e Salvador Fernandes Lopes. “Este cruzamento que inventaram é bem mais estreito que a Doutor Roberto Feijó e tem sempre carro estacionado. De manhã a situação no trecho está insuportável. Para seguir no outro sentido da Anhaia Mello (Centro) chego a ficar parado por mais de 20 minutos. Está difícil”, ressalta o logista Nilton Queiroz Castro.
Outra consequência das alterações foi o aumento do tráfego nas ruas José dos Reis e Ibitirama. “O trânsito nessas vias já era grande, agora com a interdição do cruzamento da Doutor Roberto Feijó a situação piorou. Os motoristas seguem pela José dos Reis até a Ibitirama. De manhã a fila de veículos parados no trânsito pega toda a extensão da José dos Reis”, comenta o morador do Jardim Avelino, Rafael Marques Brito.
Além da interdição do cruzamento, a rua Itamambuca e a parte da rua Cavour, onde está localizada a estação Vila Prudente do Metrô, também tiveram o sentido de mão alterado. “Quem vem para o Metrô de carro tem que dar uma volta absurda agora ou estacionar longe. Estou pensando em voltar a ir de carro para o trabalho”, explicou a publicitária Fabiana Freitas.
Doutor Roberto Feijó
Por conta da interdição do cruzamento, a CET bloqueou até a tarde de anteontem o trecho da rua Doutor Roberto Feijó entre a rua Virgílio e a avenida Anhaia Mello, o que também gerou críticas. “Tudo bem que o cruzamento está fechado, mas não precisa interditar a rua, assim quem quiser virar a direita tem outra opção”, ressaltou um motorista. Entretanto, a medida se tornou necessária assim que o trecho foi liberado. Desatentos, algum motoristas, que ignoraram a sinalização, seguiam pela Doutor Roberto Feijó e cruzavam a Anhaia Mello pela faixa de pedestres, em meio ao canteiro de obras do monotrilho e aos transeuntes. A reportagem ficou no local por cerca de meia hora na tarde de quarta-feira, dia 15, e flagrou muitos condutores cometendo a irregularidade. E, apesar de a Companhia ter anunciado que orientaria o trânsito no local, nenhum agente da CET foi visto no trecho no momento.
Ponto de ônibus
Além das interdições na via, a obra do monotrilho no trecho também resultou na retirada do ponto de ônibus do sentindo bairro da Anhaia Mello, em frente à estação Vila Prudente do Metrô, já que no local a avenida teve sua capacidade reduzida para três faixas. Outra alteração foi a remoção da faixa de pedestres em frente à estação e criação de uma nova onde ficava o cruzamento com a Doutor Roberto Feijó e a Itamumbuca.
ENTULHO NO CAMINHO
A alternativa criada pela CET por conta da interdição do cruzamento da rua Doutor Roberto Feijó já apresenta problemas. Entretanto, o descuido não foi do órgão de trânsito, e sim da Subprefeitura de Vila Prudente. Parte da pista da rua Salvador Fernandes Lopes está tomada por uma montanha de entulho e a valeta na esquina com a Cavour está repleta de buracos.
Leia Mais:
Nova etapa de obras do monotrilho exige interdição de importante cruzamento da avenida Anhaia Mello