Na manhã da segunda-feira, dia 13, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) vistoriou a construção da estação Oratório e do pátio de trens do monotrilho, no Jardim Independência. Ele estava acompanhado do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, Sérgio Avelleda. Durante a visita, Alckmin deu sinal verde para a expansão do transporte até São Mateus. O Metrô recebeu a Licença Ambiental de Instalação para os serviços no dia 10 de janeiro.
“Vamos começar as obras até São Mateus. No ano que vem, vamos entregar a estação e o pátio Oratório. Aliás, entregaremos duas estações, a Oratório e a Vila Prudente. Depois, em 2014, mais oito estações estarão prontas, com o monotrilho chegando até São Mateus. Então, já temos aí 10 estações. E ficam mais sete para 2016″, explicou o governador.
Alckmin também falou da opção pelo transporte na região ao invés do Metrô. “No total, serão 24,6 quilometros de monotrilho, ligando Vila Prudente ao Hospital Cidade Tiradentes, com capacidade para transportar 48 mil passageiros por hora/sentido. É um transporte moderníssimo, silencioso, que não precisa de operador, com 75 segundos entre um trem e outro e com sete trens em cada monotrilho. Além disso, é 50% mais barato do que o metrô, já que não é uma obra enterrada, subterrânea”, comentou.
Jurandir Fernandes aproveitou a ocasião e falou sobre a Linha 15 – Branca do Metrô, que sairá da estação Vila Prudente. “Nós resolvemos estender o projeto e passar da estação Tiquatira, chegando até a Rodovia Dutra. Claro que estamos aproveitando o projeto básico executivo, mas estamos fazendo algumas recontratações. Então não será uma construção para 2014, mas com certeza, parte da obra estará incluída nos noventa e tantos quilômetros que deixaremos em 2014, desafogando assim a Linha 3 – Vermelha, principalmente na região da Penha e do Tatuapé”, ressaltou Fernandes.
O presidente do Metrô também falou da Linha 15 – Branca. “Acredito que já conseguiremos começar a obra no ano que vem. Estamos terminando o projeto básico e no segundo semestre deste ano, acho que já dá para iniciar o processo licitatório da obra”, completou Avelleda.
Estações
A extensão da Linha 2-Verde, via monotrilho, avançará ao longo das avenidas Anhaia Mello, Sapopemba, Metalúrgicos e Estrada do Iguatemi, somando ao todo 17 estações. Além da Vila Prudente e Oratório, serão construídas as paradas São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, até 2014. Já até 2016 serão concluídas as obras das estações Iguatemi, Jequiriça, JAcú-Pessego, Erico Semer, Marcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.
Reconstituição da Tomás Izzo deve ser finalizada em 2013
Durante o evento de vistoria das obras do monotrilho, o presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, falou sobre a criação de um Parque Linear no antigo canteiro de obras da estação e pátio Tamanduateí. “Os trabalhos no local já começaram. A previsão de entrega do parque é para o primeiro semestre de 2013”, comentou. A área de mais de 20 mil m², que fica ao longo da rua Aida, irá contar com ciclovia, pista de caminhada, playground, área para equipamentos de ginástica, quadras poliesportivas, pista de skate, pista de bocha, anfiteatro e paisagismo.
Questionada sobre o canteiro de obras entre as estações Tamanduateí e Vila Prudente, localizado na rua Tomás Izzo, na Vila Prudente, e sem destinação desde 2010, Avelleda informou que a área já foi aterrada e que a previsão para a finalização dos trabalhos é o mesmo período do parque linear: no primeiro semestre de 2013. Em outubro do ano passado, Avelleda havia afirmado à Folha que a obra se encerraria no segundo semestre de 2012.
Foi ressaltado que no trecho haverá reconstituição do passeio público, construção de jardineiras e plantio de árvores, execução de drenagem de águas pluviais, execução de muros, gradis tipo “parque” em todo o trecho, recomposição do viário e preparação (aterro, nivelamento e forração de pedrisco) das áreas remanescentes para futura comercialização. Para finalizar, o Metrô confirmou que estuda ceder à iniciativa privada parte da área para a implantação de um centro comercial.
Sobre a rua Pedro de Godói, que também segue parcialmente interditada, o Metrô informou que o local faz parte das obras já anunciadas e a liberação do trecho está prevista ainda para 2012.
Até Vila Prudente não precisou de economia. Para a gente diferenciada, a economia é importante, poranto, manda monotrilho neles e pões etiqueta de Metrô. A região, que já é desvalorizada, pode enterrar o sonho do Metrô e não acordará do pesadelo do MONOTRILHO (Disney-trem). Lamentável. A maior demanda tem o menor investimento.
Não entendi: Quer dizer que vão levar uns 3 anos para construir 2 estações, qual seja, Vila Prudente e Oratório e as outras 8 vão construir em 1 ano? Conta outra piada Governador.
Não entendo…. não seria mais fácil, entregar as estações até São Matheus em 2014, o que adianta entregar (02) estações em 2013. Bom agora temos que esperar.
[quote name=”Marci Terezinha Alve”]Não entendi: Quer dizer que vão levar uns 3 anos para construir 2 estações, qual seja, Vila Prudente e Oratório e as outras 8 vão construir em 1 ano? Conta outra piada Governador.[/quote]
piada? acho que lhe falta um pouco de pensamento lógico; não farão um trecho, e depois de pronto, começarão a fazer o trecho seguinte, quando terminaram de subirt os pilares da via até a estação oratório, já começaram a trabalhar no trecho da anhaia mello até o numero 8000. portanto, as demas estações não serão construidas em 1 ano; serão em média 3 anos cada.
[quote name=”Daniel”]Até Vila Prudente não precisou de economia. Para a gente diferenciada, a economia é importante, poranto, manda monotrilho neles e pões etiqueta de Metrô. A região, que já é desvalorizada, pode enterrar o sonho do Metrô e não acordará do pesadelo do MONOTRILHO (Disney-trem). Lamentável. A maior demanda tem o menor investimento.[/quote]
quanto mimimi… melhor com economia, meu dinheiro não é capim, e acho que o dinheiro publico não deveria ser desperdiçado.
é mais barato, não precisa de desapropriação; eu moro na area do monotrilho, com o dinheiro que me dariam pela desapropriação, não daria para comprar uma casa.
fora que: se não gostou do monotrilho, ande de ônibus, ou vá de bicicleta; simples assim.
[quote name=”jose alexandre”]Não entendo…. não seria mais fácil, entregar as estações até São Matheus em 2014, o que adianta entregar (02) estações em 2013. Bom agora temos que esperar.[/quote]
só o trecho da oratório até o metro tem um congestionamento enorme, por excesso de veículos, já perdi 30 minutos só para a condução atravessar aquele viaduto. com a obra já terá um transito melhor naquela área.
Graças a DEUS…..chega de perder cerca de 30 min para somente passar aquele maldito viaduto da salim maluf….agora vai ser mais rapido….acho que a estação perto da minha casa é a estação jardim planalto…….qual o nome da rua que vai ser esta estação? em qual altura da sapopemba?
Onde será construida a Estação São Lucas ?