Iniciado em maio deste ano, o Programa de Proteção ao Pedestre, implantado pela Prefeitura, através da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ainda não conseguiu reduzir o número de atropelamentos em algumas das vias mais perigosas da cidade. Dados do órgão de trânsito mostram que entre janeiro e agosto, seis dos dez corredores onde mais ocorrem casos de pessoas atropeladas na Capital, tiveram aumento no número de ocorrências comparado ao mesmo período de 2010.
Considerada a via mais perigosa para pedestres da cidade, a avenida Sapopemba, que tem 45 quilômetros de extensão, teve um acréscimo de 10 ocorrências em relação ao ano passado. De 55 passou para 65 casos de atropelamentos.
Embora a CET não tenha explicação para o aumento dos acidentes, ao circular pela via é fácil notar falhas na sinalização, inclusive em faixas de pedestres, além de muitas pessoas percorrendo e atravessando em locais inapropriados. Nesta semana a reportagem esteve na via e flagrou várias irregularidades, tanto de motoristas como de pedestres. Enquanto condutores realizavam manobras arriscadas na avenida, pessoas atravessavam fora da faixa, com o farol vermelho e caminhavam pela rua ao invés de utilizarem as calçadas. Outra questão constatada foi a total ausência de fiscalização.
O aposentado João Alves é um dos pedestres flagrados atravessando fora da faixa. “Fiz isso por estar com pressa. A faixa fica um pouco longe e se eu fosse até lá perderia tempo. Sei que não deveria, mas fiz por me sentir seguro ao não ver nenhum carro”, justifica.
A dona de casa Maria dos Santos conta que sente falta de uma faixa de pedestres na altura do 2870 da avenida, na Água Rasa, onde há quatro agências bancárias, além de vários comércios, o que atrai grande fluxo de pessoas. “A faixa mais próxima fica a mais de 300 metros. Isso dificulta bastante”, conta.
A CET informou que está preparando um pacote de ações de caráter educativo e de engenharia para tentar diminuir o número de acidentes registrados ao longo do ano nas vias identificadas com elevado índice de atropelamentos, as quais, segundo o órgão de trânsito, já estão sendo priorizadas nos programas de revitalização de faixas, implantação semafórica e o de Proteção ao Pedestre. Quanto a avenida Sapopemba, foi informado que foram implantados projetos com o objetivo de aumentar a segurança da via, como semáforos novos, inclusão de três estágios de travessias, troca de controladores eletromecânicos por eletrônicos e implantação de lombadas. Além disso, foi ressaltado ainda que foram elaborados novos projetos de manutenção de sinalização horizontal (pintura de faixas), principalmente nos pontos com maior concentração de acidentes e atropelamentos.
Já era esperado que uma campanha mal estruturada como esta da faixa de pedestres tivesse um resultado ainda mais assustador! A campanha se baseia em dizer que a faixa é do pedestre, sem educá-lo para utilizá-la adequadamente! O pedestre também deve fazer parte desta educação no trânsito. Dependendo da situação, nem que o motorista queira brecar, ele não consegue! Ao invés de salvar vidas, esta campanha veio a piorar…lastimável!
Na minha opinião isso só piorou pq agora vc está dirigindo e tem gente que atravessa na sua frente sem olhar e não se importa com a velocidade dos carros, só nós motoristas precisamos de algumas condições para parar bruscamente, como um outro carro em velocidade alta na nossa traseira.Eu alem de ser motorista tb sou pedestre e quando atravesso eu dou preferencia as faixas de segurança mas tb presto atenção pra ver se o veiculo tem condições de frear.Acho que isso é o que falta nas pessoas bom senso e valor a vida.