O vereador Chico Macena (PT) destaca que a responsabilidade da Companhia do Metrô não se restringe à construção e funcionamento de uma nova estação. “É obrigação garantir que o usuário chegue com conforto e segurança à nova parada”, afirmou durante café da manhã com o presidente da Folha, Newton Zadra.
Por essa razão, Macena acredita que a responsabilidade pelos problemas que os usuários estão encontrando para fazer a integração com as linhas de ônibus ao sair da estação Vila Prudente, também deve ser repartida com o Metrô. A questão foi matéria de capa da Folha na semana passada.
“Para evitar aquele problema de empurra empurra, solicitei uma audiência com representantes da SPTrans (São Paulo Transportes) e do Metrô juntos”, comenta Macena, que aguarda agora o retorno dos órgãos. “Precisamos discutir esta questão dos ônibus. Estudos comprovam que, quando se inaugura uma estação de Metrô, são alterados os destinos num raio de 2,5 km no entorno da parada. O morador da Vila Formosa que utilizava a Radial Leste para ir para avenida Paulista, hoje pode vir para Vila Prudente e pegar o metrô. O mesmo acontece com o morador do ABC, que passa a buscar as estações Tamanduateí e Vila Prudente”, exemplifica.
Macena, que ocupa a vice-presidente da Comissão de Política Urbana da Câmara, adverte ainda que essa demanda extra não deve ser atendida pelo monotrilho, cujas obras estão sendo executadas ao longo da avenida Anhaia Mello. “Até 2012 estão prometendo inaugurar um trecho de 2 km, trajeto que dá para fazer a pé. Além disso não existe no mundo, tecnologia deste tipo que atende a demanda de 48 mil que estão divulgando, não existe nem de 40 mil. É uma tecnologia defasada”, argumenta.
O vereador ressalta que além da questão da interligação no transporte público, também está cobrando o Metrô, inclusive através do Ministério Público, sobre outras obras que ficaram pendentes nas imediações da estação Vila Prudente. “Há calçadas fora dos padrões estabelecidos por lei, não existe acessibilidade e falta segurança para travessia dos pedestres. Tenho certeza que o volume atual de pessoas no trecho, justifica um orientador de travessia nos horários de pico”, ressalta.
E a revitalização dos terrenos utilizados como canteiro de obras, hoje completamente abandonados ao longo do trecho Vila Prudente-Tamanduateí, como é que ficam?
É a “Enganação São Paulo” de Serra e dos tucanos.
Só o fato de achar que monotrilho servirá bem Cidade Tiradentes já é de uma audácia preocupante.
E a RUA ITAMABUCA (METRÔ VILA PRUDENTE)??? está o caos!!! ponto de onibus no topo direito da rua que vai virar para esquerda!! veículos parados dos dois lados para aguardar passageiros do metrô vila prudente!!! e até ambulantes no “meio-fio”. É PRECISO EVITAR ATROPELAMENTOS E COLISÕES!!! E quem será responsável???